Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

A loja de instrumento musical que faturou 1.4 bilhão de dólares em 2021

A Sweetwater, varejista de instrumentos e tecnologia de música online dos Estados Unidos, encerrou 2021 com US$ 1,43 bilhão em vendas.

Os números de uma loja brasileira são muito diferentes do que você leu no título desta matéria. Se você ainda não a conhece, nós lhe apresentaremos a Sweetwater, a loja online de instrumentos musicais e tecnologia de música mais famosa dos Estados Unidos.

Empreendedorismo

Em 1979, Chuck Surack, era um garoto de 22 anos que possuía uma Kombi-estúdio e gravava as bandas locais em Fort Wayne, no Estado de Indiana, nos EUA. Junto ao estúdio ambulante, Chuck vendia e alugava alguns equipamentos.

O tempo se passou, a Kombi ficou pequena e o negócio de gravação virou loja. Atualmente a Sweetwater anunciou que o ano de 2021 finalizou com números impressionantes: atenderam mais de 1,6 milhão de clientes únicos, com 4 milhões de pedidos e viu sua receita crescer 25% em relação a 2020.

Fundador da loja Sweetwater, Chuck Surack, dentro da sua Kombi-estúdio, de 1969, onde nasceu a empresa.

Vale dizer que Chuck fez e faz sua grande fortuna online, mas dispõe de uma loja física gigante, com mais de 4.000 m2, além da sua operação digital. Ao todo, são quase 2 mil funcionários trabalhando no complexto da Sweetwater.

Outro ponto para considerar, como a empresa disputa as vendas com marketplaces americanos, como a Amazon e o EBay? Atendimento, cada área possui um especialista que auxilia o comprador em todas as dúvidas. Desta forma, a empresa vem conquistando clientes como ninguém.

Treinamento dos vendedores da Sweetwater

Cada futuro vendedor, no processo de contratação, passa por um treinamento remunerado na Universidade Sweetwater (Sweetwater University).

A Sweetwater University se tornou um programa imersivo de treinamento de 13 semanas e mais de 350 aulas, onde os candidatos se tornam engenheiros de vendas da Sweetwater.

Sweetwater University
Sala de aula da Universidade Sweetwater: três meses de aula para poder trabalhar na loja

Em uma entrevista para a rede CNN, nos Estados Unidos, Chuck Surack disse que acredita que é esse nível de atendimento ao cliente que diferencia seu negócio da Amazon.com e de outros vendedores de instrumentos musicais.


“A Amazon está fazendo um trabalho fenomenal ao entregar seu pedido em um dia. Mas o que a Amazon não está fazendo é oferecer atenção pessoal aos clientes, respondendo a quaisquer perguntas que eles tenham ou educando-os sobre os produtos”, disse Chuck Surack, fundador da Sweetwater.

2021: um ano incerto

Apesar da volatilidade do mercado e das incertezas em torno da cadeia de suprimentos, o foco do varejista na experiência do cliente – a “Sweetwater Difference” – continua a impulsionar as vendas e a retenção e aquisição de clientes, de acordo com a empresa.

Destaques importantes sobre a Sweetwater

  • A abertura de sua nova loja física de 4 mil m2 . A loja tem itens exclusivos da Sweetwater, um estúdio de gravação de última geração, sala de piano e salas de som ao vivo. Possui mais de 10.000 itens diferentes representando mais de 1.000 fabricantes.
  • O lançamento online da Sweetwater Band & Orchestra como categoria de produtos especializados. A antiga loja Mynett Music foi comprada pela Sweetwater e renomeada e transferida para a loja.
  • O quadro de funcionários da empresa cresceu 13%, com o número total de funcionários agora superior a 2.300.
  • A Sweetwater também implementou um novo programa de bem-estar dos funcionários com cinco vertentes, centrado na saúde profissional, social, física, financeira e emocional

“Estamos entusiasmados com nosso desempenho geral ao longo do ano passado, enquanto continuamos a apoiar e expandir a comunidade musical, ajudando as pessoas a amplificar sua voz literal e figurativamente”, disse John Hopkins, COO de longa data e agora CEO da Sweetwater, em um comunicado preparado.

CEO Sweetwater

“Em tempos de turbulência, as pessoas geralmente recorrem à música em busca de conforto, e estamos honrados em promover essa paixão e ajudar as pessoas a crescer em seu amor e criação de música”

— John Hopkins, CEO da Sweetwater

“Levamos essa responsabilidade a sério, como evidenciado por nossas equipes exemplares de vendas e atendimento ao cliente, e nosso sucesso é um crédito ao compromisso que assumimos com cada cliente em um nível individual.”

Em julho, a Sweetwater anunciou que a Providence Equity Partners, uma empresa de private equity, havia investido na Sweetwater. Surack deixou de liderar as operações diárias da Sweetwater. Surack continua como presidente do conselho e mantém um investimento na empresa. Ele supervisiona a Sweet Family of Companies e a Surack Family Foundation.

Dois anos atrás, a empresa inaugurou seu novo armazém de 45.500 m2 no valor de US$ 52,5 milhões. O novo armazém deu a empresa a capacidade de processar e enviar mais que o dobro da capacidade do espaço anterior.

Assista o vídeo do armazém de distribuição da Sweetwater para as compras online

Além do sucesso na indústria musical

Ainda na entrevista da CNN, o prefeito de Fort Wayne, Tom Henry, diz: “Inquestionavelmente, Chuck tem sido um catalisador para muitos empreendimentos na cidade por causa de seu próprio sucesso fenomenal” .

“Sua influência real, no entanto, tem sido na comunidade. Chuck e sua esposa estão muito envolvidos no desenvolvimento econômico de Fort Wayne, mas também apoiam centenas de organizações na cidade por meio de seu trabalho filantrópico”, finaliza o prefeito.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart