Prolight Sound
Prolight + Sound 2024 apresenta setor ProAudio ampliado
Este ano, a Prolight + Sound enfatiza seu foco no som com o setor ProAudio totalmente ampliado.
Os visitantes poderão aproveitar, entre outras coisas, o Performance + Production Hub de 3.000 m², novas atrações, uma programação ampliada de conferências especializadas e o retorno de expositores renomados.
De 19 a 22 de março de 2024, todo o mundo dos produtos de tecnologia de áudio profissional aguarda o público em Frankfurt. O foco será no reforço de som ao vivo e em shows, além de soluções inovadoras para estúdios e transmissões. Na área de exposição externa, empresas renomadas demonstrarão sistemas de reforço acústico em condições reais. Haverá também um extenso programa de apoio que abrange uma ampla gama de tópicos atuais e futuros.
Immersive Audio Dome, Live Sound Arena, Silent Stage
O setor ProAudio da Prolight + Sound 2024 oferece vários destaques. Um deles é claramente o recentemente criado Immersive Audio Dome no Hall 11, que está sendo realizado em cooperação com Quickspace e United Brands. Este último apresentará em uma impressionante instalação as inovações de produto da Adamson, combinadas em um sistema imersivo composto por um grande número de caixas e Fletcher Machine, um processador de reprodução de áudio multicanal. O interior da cúpula em forma de iglu de 100 m² oferece espaço para cerca de 75 pessoas e está equipado com uma tela de projeção em tamanho real. Isso complementa a experiência sonora com visuais futuristas para criar uma experiência geral imersiva para os visitantes.
O Audio Bar (Hall 11) também é novo. Aqui você pode experimentar fones de ouvido de alta qualidade de marcas conhecidas, incluindo AIAIAI, beyerdynamic, Audio-Technica, Ollo Audio, Tascam, HEDD, Rode e Pioneer, em um ambiente descontraído. Uma ampla gama de modelos dos setores de estúdio, DJ e wireless serão apresentados aos visitantes interessados nas estações de som instaladas. O ambiente descontraído do bar também convida ao bate-papo com outros visitantes da feira.
Este ano, um número recorde de quatro palcos de áudio aguardam o público na área externa em frente ao Pavilhão 11: Na Live Sound Arena, as construções dos palcos serão apresentadas na sua forma ideal e os sistemas de reforço sonoro serão demonstrados em condições reais. Fabricantes como Harmonic Design, CELTO, HK Audio, KV2 Audio, Voice-Acoustic, Aura Audio e audio zenit mostrarão seus sistemas aqui.
RCF e dbTechnologies retornam como expositores no próximo evento e cada uma apresentará seus produtos em seu próprio palco de demonstração ao ar livre, entre outras coisas. A área será completada pelo palco de demonstração da DAS Audio.
Apresentar grandes sistemas de PA em um ambiente tão espaçoso e semelhante a um festival é incomum dessa forma. A produção conta com o apoio das empresas “Kultour” e “Layer”.
Quem procura ambientes mais silenciosos encontrará o que procura no Silent Stage (hall 11). Lá a empresa “InEar” apresentará suas inovadoras soluções integradas de tecnologia de som. Durante a feira, o Silent Stage (Palco Silencioso) oferecerá diariamente uma programação de 30 minutos em três horários (12h00, 14h00 e 16h00 / último dia de feira apenas às 12h00 e 14h00) . ). Neste programa, a banda ao vivo P.A.C.E. apresentará os efeitos do uso de um palco silencioso. O foco está em minimizar o nível de ruído no palco. Este efeito é conseguido através da utilização de simulações de amplificadores, caixas de isolamento, fechamentos para bateria e instrumentos musicais eletrônicos.
Performance + Production Hub
O popular Performance + Production Hub (hall 11), criado em colaboração com o Sample Music Festival, será ampliado para 3.000 m², tornando-se a maior área de DJ e produção musical da Europa. No centro do conceito está a combinação de experiência de produto, transferência de conhecimento e entretenimento. Desde performances ao vivo e apresentações de produtos até exposições visuais e workshops com especialistas de marcas renomadas, o espaço oferece subsídios criativos para o uso de ferramentas sonoras inovadoras. O novo programa também será expandido para incluir tópicos futuros, como remixes e loops ao vivo, controlismo, biohacking e o que há de mais moderno em software e aplicativos, proporcionando um vislumbre do futuro da criação de som digital.
Diversas grandes marcas apresentarão suas inovações em áreas como mixers e controladores, estações de trabalho de áudio digital, samplers e sequenciadores, sintetizadores, grooveboxes e unidades de efeitos, além de equipamentos móveis de DJ. Novos produtos serão introduzidos, como o tão aguardado controlador FGDP da Yamaha e o controlador Push 3 da Ableton.
No Music Production Corner, as ferramentas de software encontram controladores MIDI e sequenciadores de ritmo e as fronteiras entre a produção de estúdio e a performance ao vivo tornam-se confusas. Estações educacionais especializadas oferecem conhecimento sobre temas como gravação de campo, sensores de movimento e branding de som ao vivo.
Na nova “Live Box” de 100 m², o público poderá desfrutar de apresentações ao vivo de artistas renomados e com a melhor qualidade sonora, incluindo DJ Emanuel Satie, o guitarrista Yasi Hofer, ARKAI, Denise Frey, Dshanna, Escape Kid, Ray-D, Tim Kroker e muitos outros artistas internacionais. Além disso, o “Swing Flare Club” convida você para jam session durante a feira, onde vocês podem compor músicas juntos mesmo sem conhecimento musical prévio.
Outros elementos como notação musical para performances modulares (em cooperação com SOMA Synths), demonstrações ao vivo no estúdio de transmissão do Hub e a Batalha Anual de Scratch completam o extenso programa.
Eventos
Prolight + Sound Guangzhou 2026 retorna com novo design
A feira ocupará 220.000 metros quadrados nas Áreas A e B do China Import and Export Fair Complex, com 23 pavilhões temáticos e formato renovado.
A 24ª edição da Prolight + Sound Guangzhou (PLSG) será realizada de 28 a 31 de maio de 2026 no China Import and Export Fair Complex, trazendo uma disposição renovada que busca ampliar a experiência dos visitantes e atender às tendências emergentes do mercado de audiovisual e entretenimento.
Com 220.000 m² de área expositiva e uma estrutura reorganizada, a feira apresentará 23 pavilhões temáticos, cobrindo desde áudio profissional e soluções integradas até iluminação cênica, turismo cultural imersivo, entretenimento digital, educação inteligente e tecnologias visuais.
Reconfiguração estratégica dos espaços
- Área A: consolidará seu papel como epicentro do áudio profissional, com oito pavilhões interconectados que incluem os Audio Brand Name Halls (3.1, 4.1, 5.1), os Pro Audio Halls (1.1, 2.1, 6.1, 8.1) e o Parts & Accessories Hall (7.1). No segundo nível, serão exibidas soluções nos pavilhões de Comunicação, Conferência e Display (1.2, 2.2) e de Sistemas Multimídia e Integração (3.2, 4.2, 5.2).
- Área B: será ampliada com três novos pavilhões no térreo (9.1, 10.1, 11.1) dedicados à iluminação profissional, integrados aos espaços superiores já existentes. Esta zona reunirá marcas líderes em iluminação e soluções para espetáculos, exposições, aplicações comerciais e externas.
O redesenho também inclui a renovação dos KTV e Digital Entertainment Halls (12.2, 13.2), que agora abrangerão categorias emergentes como entretenimento imersivo, eSports, tecnologia para DJs e home theater.
Nesse contexto, o Hall 12.2, sob o conceito Visual X, apresentará tecnologias transformadoras para as indústrias cultural e de entretenimento, com propostas em turismo digital, experiências imersivas inteligentes, interação multimídia e aplicações de metaverso.
Plataforma global em expansão
A edição de 2025 atraiu 110.363 visitantes profissionais de 139 países e regiões, registrando um aumento de 25% na presença internacional. Para 2026, os organizadores planejam reforçar a projeção global da feira, estreitando laços com Europa e Sudeste Asiático, além de explorar novos mercados em regiões ligadas à iniciativa Belt and Road, como Oriente Médio e Ásia Central.
Visão de futuro
De acordo com Judy Cheung, vice-diretora geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd.: “A Prolight + Sound Guangzhou consolidou-se como plataforma-chave para a indústria global de entretenimento e do AV profissional. Nossa visão para 2026 é oferecer um evento reestruturado que combine tecnologias de ponta, alianças estratégicas e um ambiente preparado para liderar a próxima fase de desenvolvimento do setor.”
Com essas novidades, a PLSG 2026 reafirma sua posição como ponto de encontro essencial para inovação, colaboração e oportunidades de negócio na indústria audiovisual e de entretenimento, consolidando Guangzhou como um nó estratégico de intercâmbio entre China, Ásia e o restante do mundo.
Eventos
Prolight + Sound Guangzhou 2025 encerra com presença internacional recorde
A edição 2025 da Prolight + Sound Guangzhou (PLSG) consolidou sua posição como principal evento global dos setores de entretenimento e áudio e vídeo profissional.
Encerrada em 30 de maio, após quatro dias intensos de negócios, conexões e lançamentos, a feira ocupou 210 mil m² em 22 pavilhões das Áreas A, B e D do China Import and Export Fair Complex. Foram 2.209 expositores e 110.363 visitantes, sendo que o número de participantes internacionais cresceu 25% em relação ao ano anterior.
O evento, considerado o maior do mundo em seu segmento, reuniu a cadeia completa de soluções para entretenimento e tecnologia audiovisual profissional. Marcas internacionais aproveitaram a visibilidade da feira para lançar produtos inéditos, enquanto 59 delegações globais de compradores reforçaram o caráter internacional da edição. Ao todo, mais de 100 eventos paralelos — entre apresentações, cursos e conferências — enriqueceram a programação com experiências imersivas e inovação tecnológica.
“A consistência no crescimento de setores expositores e no número de marcas participantes é a chave do sucesso deste ano. A PLSG reafirma sua importância como plataforma global de lançamentos e negócios mesmo em um cenário econômico incerto”, destacou Judy Cheung, vice-gerente geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd.
Palco para a inovação mundial
A feira apresentou um panorama abrangente das tendências que moldam a indústria no cenário digital, do design de palco à integração AV inteligente. Nomes consagrados como Yamaha, Shure, Sennheiser, Harman, JBL, Bose, d&b audiotechnik, Neutrik, Powersoft, Martin Audio e muitos outros marcaram presença.
Daniel Neves, presidente da Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), liderou uma delegação nacional de compradores e ressaltou a relevância do evento: “Organizei a delegação brasileira porque a feira permite visualizar as tendências emergentes da China. Empresas chinesas estão cada vez mais criando produtos com design próprio e soluções inovadoras. Ver isso de perto é essencial. Participar é obrigatório — o evento conecta empresas a oportunidades reais e líderes mundiais.”
Imersão cultural e conexões globais
Com o tema “Tecnologia encontra cultura”, a programação paralela trouxe experiências imersivas como o espetáculo Peak Shock: Return from Journey to the West e a visita virtual ao antigo jardim imperial Yuanmingyuan. Um dos destaques técnicos foi a conferência IFTT 2025 – The Sound, que apresentou o sistema tridimensional de áudio “Audio Vivid”, desenvolvido na China.
As parcerias com associações internacionais, como a Themed Entertainment Association e a Yinchuan Stage Design Association, ampliaram o alcance global da feira, atraindo compradores do Oriente Médio, sudeste asiático, Europa e América do Sul.
Jorge Barcala, CEO da argentina NASH ENGINEERING, elogiou a diversidade tecnológica:
“A cada ano, a feira me surpreende. A iluminação cênica inteligente e os sistemas LED avançaram muito. Consegui fechar negócios com novos fornecedores e pretendo visitar as fábricas. É uma excelente oportunidade para se atualizar e criar redes internacionais.”
O Brasil no radar
O Brasil foi representado por compradores em busca de inovação e oportunidades de parcerias com fabricantes chineses. As soluções apresentadas, especialmente em áudio profissional e iluminação de espetáculos, atraíram o interesse de integradores e distribuidores da América Latina.
A PLSG 2025 mostrou que, mais do que uma feira, é um reflexo da transformação global do setor — um espaço onde tecnologia, criatividade e negócios se encontram. Com foco na internacionalização e na inovação, o evento reforça Guangzhou como ponto estratégico para o futuro do entretenimento profissional.
A próxima edição será de 28 a 31 de maio de 2026. Mais informações aqui.
Prolight Sound
Prolight + Sound Guangzhou 2025: Visual X destaca soluções imersivas, visuais e de metaverso
A edição 2025 da Prolight + Sound Guangzhou (PLSG), uma das maiores feiras do mundo nos setores de entretenimento e audiovisual profissional, acontece de 27 a 30 de maio, no China Import and Export Fair Complex.
O evento ocupará 210 mil m² nas Áreas A, B e D e espera receber mais de 110 mil visitantes.
Um dos grandes destaques deste ano é a Visual X – Guangzhou International Digital Vision, Intelligent Display and Metaverse Solutions, que acontece paralelamente na Área B, Hall 10.3. O espaço trará tecnologias voltadas para experiências imersivas, soluções digitais inteligentes e aplicações no metaverso, reforçando a sinergia entre os setores de tecnologia, entretenimento, turismo e cultura.
A crescente demanda chinesa por experiências imersivas impulsiona setores como turismo cultural, educação, saúde, entretenimento e publicidade. Tecnologias como 5G, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) estão transformando exibições tradicionais em soluções holográficas, flexíveis, transparentes e em 3D.
Organizada pela Shanghai Multimedia Industry Association, Messe Frankfurt e Guangdong International Science and Technology Exhibition Co. Ltd., a Visual X reúne empresas como Diheng, Digital Vision, EVIS, Fengyuzhu, Highcolor, Lucent, Motion Magic, Nationvision, NF Intelligent e Vcore, entre outras.
O evento apresentará cases de sucesso e demonstrações aplicadas, como o showcase de realidade virtual “Location-Based Entertainment: a journey through time to Yuanmingyuan”, desenvolvido pela Fengyuzhu, e a experiência em XR “Exploring the Secrets of the Sleeping Imperial Tombs”, da Yuanmengtang. Também será apresentada a performance imersiva “Peak Shock, Return from Journey to the West”, dirigida por Guojun Qu, referência nacional em iluminação cênica.
“A demanda crescente por turismo cultural digital, experiências visuais imersivas e exibições inteligentes abre novas oportunidades de desenvolvimento. Estamos muito entusiasmados em mostrar nossas soluções na Visual X”, afirma Caffrey Chen, gerente de projetos da Shanghai Motion Magic Digital Entertainment Corp.
A Prolight + Sound Guangzhou é organizada pela Messe Frankfurt e pela Guangdong International Science and Technology Exhibition Co. Ltd. Mais informações estão disponíveis no site oficial.
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas2 semanas ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO



















Você deve estar logado para postar um comentário Login