Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Pandemia: 10 ações para incrementar suas atividades

A parte positiva da história: todo o mundo está passando pela mesma crise! Isso significa que todos, sem exceção, estamos no mesmo barco.

Portanto, todas as ações que você promover na sua loja no intuito de restabelecer o seu negócio serão aceitas e compreendidas por todos.

Mas é importante frisar que qualquer movimento para retomar as atividades deve ser tomado com cautela, evitando os desgastes que já estamos observando no mundo inteiro.

Então, vamos elencar algumas sugestões para que você possa analisar, com carinho, opções que venham a contribuir com o incremento das suas atividades:

  1. Reduzir, ao máximo, a margem de lucro de cada item, para que os instrumentos musicais sejam um excelente atrativo para as pessoas começarem no mundo da música. Também é interessante observar que boa parte dos profissionais ficou prejudicada com a pandemia e precisa de um bom incentivo para renovar os seus equipamentos.
  2. Fazer uma boa avaliação do elenco de clientes devedores da empresa. Este não é momento para agir com rigor. Muita gente vai precisar de um prazo maior para quitar as suas dívidas. Provavelmente você também precisará negociar suas próprias dívidas. Então, parcimônia e paciência.
  3. Fazer um bom levantamento do estoque para saber se os produtos que estão parados há mais de seis meses/um ano não podem fazer parte de uma liquidação especial, ou até mesmo de um tipo de leilão. Certamente a empresa vai girar os produtos que estavam em estoque, colocando o fluxo de caixa numa condição mais coerente com a situação.
  4. Este é um bom momento, um momento desafiador, para que você reveja a sua agenda, a agenda dos seus colaboradores, e foque os clientes que já conhecem sua empresa. Uma ligação, um convite, uma oferta especial e talvez você faça bons negócios com os seus antigos e bons clientes.
  5. Atraia o seu cliente para a loja. Um workshop, uma demonstração, um chá da tarde, um evento diferente para os seus clientes podem fazer com que a loja fique agitada, com aquele ar de “casa cheia”, atraindo bons negócios.
  6. Nesta experiência que estamos vivendo, a importância das normas de saúde e segurança se faz presente e deve ser mantida. Boa parte das pessoas que pereceram nesta pandemia deu pouca importância à higiene e aos cuidados pessoais. Manter esse tipo de rotina poderá evitar uma série de transtornos no futuro. Aliás, talvez esta seja a primeira, dentre muitas pandemias que vão pulular neste mundo confuso, em que interesses escusos colocam a população mundial em situação de vida e morte. O exemplo da Covid-19 está aí, claro e cristalino!
  7. A experiência da pandemia fez com que as pessoas começassem a se preocupar umas com as outras. Ações que envolvem instituições de caridade, de necessitados, de pessoas com deficiência, de idosos, dentre outras, devem ser mantidas pela empresa. A função social do seu negócio está intimamente ligada aos interesses da sociedade. Promover ações para o bem comum não somente atrai pessoas, como transforma o seu negócio, que notoriamente envolve sensibilidade e emoção, numa atividade muito mais evidente e próspera.
  8. O marketing da empresa deve focar as atividades musicais voltadas à realização dos desejos dos seus clientes. Então, passe a se concentrar no marketing que envolve realização, ação social, envolvimento humano, sensibilidade, musicalidade, tudo que possa irradiar a boa energia do nosso setor.
  9. A experiência do home office, da venda pelo WhatsApp, do e-commerce só comprova aquilo que já sabíamos: vender pela internet é rentável e uma excelente opção para enfrentar qualquer tipo de vicissitude. Assim, foque na ideia de que os seus colaboradores podem trabalhar em casa, com o seu celular/computador, frequentando a loja em horários mais flexíveis e nos momentos em que se faz necessária a atuação direta, corpo a corpo, com o consumidor final. As aglomerações devem ser evitadas, principalmente porque o comércio, em geral, abre e fecha, por incrível que pareça, sempre no mesmo horário, e é assim que o caos se instala sem necessidade.
  10. Marketplace e dropshipping são excelentes ferramentas para ampliar o seu potencial de penetração no mercado. Estude, entenda e coloque em prática as boas e modernas maneiras de se vender 24 horas por dia, sete dias da semana.

Percebeu?

Estas são algumas alternativas sobre as quais meditar no pós-pandemia. Certamente você vai acrescentar outros bons caminhos, usar a sua criatividade para a retomada das atividades, na certeza de que a experiência ruim já passou.

Mas é bom se precaver. O mundo globalizado está sujeito às ações inescrupulosas das grandes instituições. Não há limite para a estupidez humana, principalmente quando envolve dominação e controle social.

Mantenha-se no bem.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart