Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Turnê do Nick Mason vai com plugins da Waves

O engenheiro de FOH Steven Carr (Roger Taylor, Goldfrapp, Agnes Obel, Chris Rea, Katherine Jenkins) escolheu plugins da Waves para a turnê “Saucerful of Secrets” do membro mimer fundador dos Pink Floyd, Nick Mason. 

O arsenal de plug-ins da Waves se integra à placa Avid VENUE S6L da Carr, permitindo executar os plug-ins como parte integrante do sistema. “Ter todos os meus plugins Waves acessíveis a partir do console de uma maneira tão brilhantemente simples me permite trabalhar como se estivesse em um estúdio”, diz Steven. “Isso me ajuda a levar minha mixagem ao vivo a um nível mais alto de arte criativa, sem a necessidade de racks adicionais.”

“Eu uso o console Avid S6L 24D com um Stage 64 Rack. O S6L possui uma placa WSG-HD Waves SoundGrid integrada, que faz interface diretamente com dois servidores Waves Extreme SoundGrid. Eu envio uma mixagem estéreo via AES para um Lake LM44 para controlar o PA que lida com os níveis de EQ, delay e sistema. É isso, muito simples, sem motor adicional. Por causa da maneira como gosto de trabalhar, um sistema de FOH compacto e simplificado com um console Avid, ter plugins Waves disponíveis e integrados é absolutamente essencial.”

“Como na maioria das produções, houve desafios únicos a serem superados na criação da minha mixagem para este show. A mixagem é muito dinâmica com força e energia, mas precisa ser sutil quando necessário. Em músicas como ‘Echoes’ do Pink Floyd, que Nick e sua banda estão tocando nessa turnê, todo esse alcance dinâmico é necessário dentro de uma música. Além disso, o palco tem uma sensação da velha escola com amplificadores vintage barulhentos e sem isolamento entre os músicos. Então, meu primeiro grande desafio foi reduzir o sangramento indesejado nos microfones vocais. Aqui, a opção “expander” no Waves SSL G-Channel é inestimável. Este plugin é um ótimo modelo de um clássico, e eu o uso em todos os canais de bateria para equalização, dinâmica e tom. O ganho de compensação automático do compressor é simplesmente uma obrigação para mim ao mixar baterias cristalinas e fortes. Também experimentei o Waves Primary Source Expander (PSE) para evitar sangramento do microfone. Ambos os plugins fazem o trabalho de forma brilhante. Com um pouco de afinação, posso fechar automaticamente os microfones abertos ao redor do palco quando não estiverem em uso, dando-me uma mixagem muito apertada que soa próxima mesmo em espaços reverberantes.”

“Outra questão é a variedade de guitarras usadas neste show. Os guitarristas trocam de guitarra com frequência, então o tom e os níveis variam de música para música. Ao invés de interferir no timbre dos guitarristas, eu costumo deixar os EQs planos, com apenas um high pass suave; em vez disso, uso compressão para controlar a sensação de cada instrumento. Aqui, eu uso o compressor híbrido H-Comp nos canais de guitarra para manter um nível consistente de instrumento para instrumento. H-Comp é incrivelmente fácil de usar, embora sua simplicidade seja enganadora: tem muita variedade. Adoro seu recurso de mixagem úmida/seca, que agora uso para TODAS as minhas compressões paralelas.”

“Eu também uso o compressor multibanda C6 no subgrupo para controlar frequências rebeldes, e mudanças drásticas de nível são controladas pelas configurações de snapshot. C6 é novamente um clássico, e raramente faço uma mixagem sem ele. Além de usá-lo como um compressor multibanda geral, gosto de usar seu recurso sidechain para ajudar meu bumbo e baixo a tocar bem juntos nas regiões graves e secundárias da mixagem.”

“Finalmente, todas as minhas mixagens são combinadas com estes três plugins: Waves API 550B EQ é essencial para meus subgrupos; é musical e doce e me dá o que eu preciso todas as vezes. O IR-Live Convolution Reverb é absolutamente brilhante porque posso importar minhas próprias respostas de impulso. E meu delay favorito para qualquer situação é o Waves H-Delay Hybrid Delay.”

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart