Filme “Elvis” usa microfones icônicos da Shure

A Shure prestou consultoria à Warner Brothers para usar no novo filme “Elvis” os microfones que a estrela do rock usava na vida real. Veja quais foram os modelos a seguir.

“Elvis”, o novo filme de Baz Luhrmann, leva a história de Elvis Presley para as telas do cinema e, com o compromisso de conferir máxima precisão histórica à obra, a Warner Brothers pediu a consultoria da Shure para saber os modelos de microfone usados pela lenda do rock. 

Para isso, a empresa de equipamentos de áudio recebeu fotos de apresentações de Elvis, identificou microfones vintage e deu sugestões sobre modelos alternativos em casos específicos. A Shure ajuda há décadas empresas de produção cinematográfica a identificarem e encontrarem microfones historicamente precisos.

Estiveram presentes no filme diversos microfones da Shure, mas estes três (ou quatro) modelos da marca foram usados por Elvis durante toda a sua carreira:

Unidyne I Modelo 556 da Shure

Esta variação do Unidyne I é um dos microfones que mais acompanharam Elvis no início de sua carreira. De acordo com sua ficha técnica, datada de 1947, “o Modelo 556 é um microfone dinâmico de bobina móvel unidirecional e supercardioide que reproduz com alta qualidade uma ampla faixa de frequências sonoras. 

Obtida segundo o princípio ‘uniphase’, a característica verdadeiramente unidirecional do ‘Unidyne’ permite operação altamente satisfatória em condições acústicas adversas nas quais um microfone convencional seria praticamente inútil. 

O microfone possui um novo circuito acústico-mecânico com um elemento de bobina móvel que, ao operar conjuntamente com um ímã de alto fluxo, proporciona alta eficiência e resposta suave e sem picos de 40 a 15 mil ciclos. A resposta traseira é aproximadamente 15 decibéis (dB) inferior graças à rede acústica unidirecional ‘uniphase’.

A nova unidade de bobina móvel inclui um filtro anti-pop duplo para assegurar uma operação silenciosa em ambientes externos. Como precaução contra captação de vibrações mecânicas, a unidade é suspensa por molas dentro do corpo do microfone, que, por sua vez, flutua em borracha no conector do pedestal.

O corpo tem design moderno e tratamento de grade simples e atraente. A articulação permite que o microfone seja direcionado para a fonte de som para a melhor captação”.           

O icônico microfone Unidyne da Shure foi apresentado com os selos “Elvis” de edição especial emitidos em 1993.

Microfone dinâmico em bobina móvel omnidirecional Modelo 525

Publicada em 1954, a ficha técnica deste microfone o descreve como “um microfone dinâmico fino em bobina móvel, feito sob medida para reproduzir voz e música com alta fidelidade, além de contar com um padrão omnidirecional. 

O microfone é versátil e confiável para uso em ambientes internos e externos. A resposta de frequência ampliada e suave, e a reprodução fiel e generosa se devem em grande medida a um diafragma de novo design preso a uma bobina sensível suspensa em uma estrutura magnética. 

O uso de materiais magnéticos de alta eficiência e circuitos magnéticos especialmente projetados possibilitaram o desenvolvimento deste microfone pequeno com máxima eficiência operacional. O microfone possui construção robusta para suportar uso severo e não é afetado por variações de temperatura e umidade”.

SM53 e SM54 da Shure

O SM53 e o SM54 eram iguais internamente, porém o SM54 tinha uma grade maior.

Segundo a ficha técnica, de 1970, “o desempenho confiável, os recursos excepcionais e a aparência elegante do SM53 e do SM54 os tornam extremamente versáteis e ideais para muitas aplicações exigentes em televisão, rádio, gravação, cinema e sonorização. O desempenho e a aparência dos dois modelos são muito semelhantes, mas o SM54 é projetado especificamente para uso em situações muito difíceis de fala próxima e porte manual graças a sua imunidade a sons plosivos e de respiração”. Elvis usou esses microfones na década de 1970, principalmente porque eles apresentavam poucos graves com o efeito de proximidade. A voz profunda do artista não exigia “graves extras”. 

“Elvis” está em exibição em cinemas do mundo todo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe seu Comentário

Música & Mercado
Logo
Registrar Nova Conta
[arm_social_login]
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Compare Guitarras (0)
Comparar