O caso foi contra uma locadora americana com sede em Tampa por violação de marca registrada, falsificação e concorrência desleal.
Uma investigação liderada pela L-Acoustics no final do ano passado resultou na apreensão de um extraordinário número de 136 produtos falsificados da locadora Se7ven Sounds Music Inc., com sede em Tampa. Junto com a apreensão, a L-Acoustics apresentou uma queixa contra a Se7ven Sounds por violação de marca registrada. falsificação e concorrência desleal. Este mês, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Distrito Médio da Flórida, Divisão de Tampa, condenou a Se7ven Sounds Music a pagar US$ 5 milhões em danos à L-Acoustics, uma conquista significativa na indústria de áudio profissional. A L-Acoustics também obteve o direito de destruir os 136 produtos falsificados apreendidos durante a investigação.
A decisão final sustenta que “os réus infringiram as marcas registradas da L-Acoustics ao se envolverem intencionalmente e conscientemente na fabricação, importação, oferta para venda e/ou aluguel e venda e/ou aluguel não autorizado de produtos no comércio interestadual em imitação do design de produtos L-Acoustics e marcas registradas falsificadas da L-Acoustics.” Uma decisão desta magnitude é a primeira na indústria de áudio profissional. Confirma a extrema importância que a L-Acoustics atribui ao desencorajamento da fabricação, venda e locação de produtos falsificados da L-Acoustics e serve de alerta para aqueles que contemplam a violação dos direitos de propriedade intelectual da empresa.
A L-Acoustics elogia o sistema de justiça americano e especialmente o Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Divisão de Tampa, por reconhecer os efeitos nocivos da falsificação na qualidade e segurança da indústria de eventos. A reclamação apresentada por “falsificação e violação de marca registrada, falsa designação de origem, concorrência desleal e atos ou práticas enganosas sob a Lei de Práticas Comerciais Desleais e Enganosas da Flórida, violação de marca registrada de direito consuetudinário e concorrência desleal no direito consuetudinário” é um marco na missão contínua de combate à falsificação da L-Acoustics.
Durante anos, a empresa liderou a indústria na luta contra a falsificação. “Nossos clientes devem confiar no nome L-Acoustics e na integridade de nossos produtos e em nossa rede global de parceiros certificados”, afirma Laurent Ostojski, Consultor Jurídico Sênior da L-Acoustics. “Temos tolerância zero com a falsificação e esta decisão deixa claro que não só fabricar equipamento falsificado, mas também alugar e vender falsificações é ilegal e punível por lei. Isso envia uma mensagem forte aos prestadores de serviços que lucram enganando os usuários finais e os promotores, fornecendo equipamentos falsificados de qualidade inferior e inseguros.”
Esta decisão final ocorre logo após a prisão e apreensão de sistemas L-Acoustics falsificados na China, em dezembro de 2022. Em parceria com as autoridades chinesas, a L-Acoustics localizou cinco falsificadores que foram posteriormente considerados culpados e condenados à prisão por produzirem e venderem produtos L-Acoustics falsificados na China. Os sistemas falsificados foram destruídos.
Os riscos de segurança associados a sistemas de som falsificados não se limitam ao desempenho de áudio abaixo do ideal; Os produtos falsificados também expõem os operadores e o público a riscos perigosos de segurança e a graves responsabilidades legais em caso de acidente. Os sistemas L-Acoustics falsificados não oferecem o mesmo desempenho, robustez e confiabilidade operacional que seus equivalentes reais. A L-Acoustics oferece verificação gratuita do número de série aos clientes e lançará uma versão online para fornecedores certificados ainda este ano.
Os esforços antifalsificação da empresa neste caso foram liderados pelo Dr. Laurent Ostojski, consultor jurídico sênior da L-Acoustics, e Milton Springut e J.T. Parker Murray da Moses & Singer LLP.
Para obter mais informações sobre a Força-Tarefa Antifalsificação da L-Acoustics, como detectar uma falsificação e relatar qualquer suspeita de falsificação, você pode acessar a página Antifalsificação da L-Acoustics ou enviar um e-mail para stopcounterfeits@l-acoustics.com.
Fotos de Zack Wittman