Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

A IA nas produções musicais: Um problema ou uma solução?

Vamos falar sobre como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o mundo da música? O robozinho pode ser vilão, rival ou assistente?

Mixagem e edição de áudio

Sparflex

No mundo da engenharia de áudio a Inteligência Artificial surge para encurtar caminhos e otimizar processos. Por exemplo, já temos equalizadores digitais que automaticamente percebem as regiões de frequência desbalanceadas e propõem soluções. Isso pode poupar tempo e esforço, mas será que realmente faz toda a diferença no resultado final? Na equalização corretiva talvez ajude e muito, sendo um poderoso assistente para observar problemas em determinado material sonoro. Mas e a equalização artística, como fica? As vezes queremos “estragar” o som daquele violão, por exemplo, deteriorando algumas zonas frequenciais de propósito, para provocar certa experiência estética. A IA será capaz de gerenciar também as expectativas estéticas de uma produção?

DAW com personalidade

O Logic Pro da Apple é um bom exemplo de como a inteligência artificial está sendo usada nas produções musicais. Essa DAW (digital audio workstation) oferece instrumentistas virtuais, onde você pode escolher, por exemplo, a personalidade do seu baterista, definindo o estilo e a maneira como ele vai encarar e tocar tal produção.

Composição e vozes sintéticas

E o que dizer da IA compondo músicas? Já existem plataformas e aplicativos que podem criar músicas inteirinhas baseadas no estilo que você escolher. E se você precisa de uma voz cantada, mas não tem um cantor a disposição, existem softwares que já emulam timbres, fonética, respirações, idiomas variados, tudo isso a poucos cliques de distância.

Artistas do futuro

Será que estamos prestes a ver artistas completamente artificiais dominando o mundo da música? Será que esses músicos virtuais podem substituir os humanos? Ou será que eles vão apenas complementar nossas criações, como verdadeiros assistentes.
Produtores e músicos atentos sabem que a inteligência artificial já é realidade, e é natural surgir a dúvida: devo abraçar essa novidade ou rechaça-la o quanto der? Cabe o questionamento, mas cabe também o experimento. Somente vivenciando essa nova ferramenta para, através da experiência, perceber se o uso dessa tecnologia pode ajudar ou achatar nossa criatividade.
E você? Está pronto para esse novo capítulo do mundo da música?

*Autor: Fabio Cadore.
Renomado cantor, compositor e produtor musical da MPB, com 16 anos de carreira e cinco álbuns lançados no Brasil, América Latina e Ásia. Colaborou com grandes nomes como Leny Andrade, Fito Paez, Filó Machado, Jair Oliveira e Pedro Mariano, além de ter sido indicado ao maior prêmio musical da Argentina. Proprietário do FC Studio, grava artistas nacionais e internacionais. Com 21 anos de experiência como educador musical, Fabio é um ícone na música e na produção artística.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart