Eventos
Atrações e novidades para o Festival de Verão Salvador 2023
Evento Festival de Verão Salvador retorna ao Parque de Exposições, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, com Zé Ricardo na Direção Artística, parceria com projetos social e ambiental somados a encontros musicais nunca antes vistos no Brasil.
Após três longos anos de espera, o Festival de Verão Salvador está de volta. Suspenso desde a edição de 2020, em virtude da pandemia, o evento retorna ao Parque de Exposições – onde estreou em 1999 e permaneceu por 17 anos – nos dias 28 e 29 de janeiro, com novo fôlego e uma série de novidades que foram anunciadas em um evento para convidados na última quarta-feira (28). A venda de ingressos terá início no dia 5 de outubro, através da plataforma Sympla.
Para esta edição, o Festival traz como mote o slogan “Somos Mundo”, que estimula os conceitos de liberdade, inclusão, acolhimento e diversidade. A partir dessa proposta, a Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia e realizadora do Festival, inovou em diferentes frentes, entre elas a área artística, que terá a direção de Zé Ricardo, um dos curadores mais renomados do Brasil.
O resultado é um novo formato estrutural com 16 shows, divididos em dois palcos principais, encabeçados por um line up que carrega a marca do curador responsável pela programação musical de grandes eventos do país.
“Teremos, em 2023, um Festival de Verão completamente repaginado, pensado a partir do que ouvimos do público em muitas pesquisas ao longo de todo o planejamento. Investimos em um projeto social super alinhado ao nosso valor do amor pela música e seu poder de cura e transformação na vida das pessoas. Também anunciamos um festival com dois selos de sustentabilidade, o que reforça nossa preocupação em compensar todo o impacto que causamos no meio ambiente. No âmbito musical, contratamos um diretor artístico de destaque nacional, que carrega em sua bagagem encontros inesquecíveis e improváveis que deram muito certo e marcaram a vida de muitas pessoas. Era exatamente esse protagonismo, entre outros atributos, que o festival precisava recuperar. Juntos, estamos construindo uma edição inesquecível”, afirma a head da Bahia Eventos, Gabriela Gaspari.
Encontros
Uma das principais marcas do #FV23 será o ineditismo das apresentações. A assinatura de Zé Ricardo está sintetizada na articulação do roteiro, que traz encontros criativos entre artistas de diferentes linhagens, estilos e gerações, da cena baiana e nacional. O curador partiu de um conceito que refletisse os valores do Festival de Verão para desenhar a programação.
“Mais do que um line up, eu quis trazer uma ideia. O primeiro passo foi criar uma narrativa e desenvolver um mote com propósito social para retomar a memória afetiva do evento e reposicioná-lo como um objeto de desejo não apenas regional, mas com dimensão global. Estou seguro de que conseguiremos ir longe com esse novo enredo”, afirma Zé Ricardo. “Queremos que o público se sinta representado e tenha orgulho de fazer parte do evento. Tive o cuidado de escolher as atrações e costurar os encontros com o intuito de entregar um festival plural, multigeracional e acessível para pessoas de todas as idades”, completa.
No palco, os cruzamentos musicais são de múltiplas naturezas, como os de Criolo com Ney Matogrosso, Ludmilla com Glória Groove, Saulo com Marina Sena e Jão com Pitty. A batida percussiva de Salvador terá seu espaço demarcado nos encontros entre Baiana System e Olodum e de Carlinhos Brown com Duda Beat e a banda Àttooxxá.
A baianidade e a potência feminina estarão representadas no show em que Ivete Sangalo convida Luedji Luna e na reunião das mulheres pretas no espetáculo que terá Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz. E a tradição da música local também ganha os holofotes com a reunião de Gilberto Gil com Caetano Veloso, além de um show de Bell Marques.
Os amantes do rap nacional serão agraciados com shows de Orochi com Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã, cuja companhia no palco ainda será anunciada. A programação do festival contempla ainda o pop de Luísa Sonza e os diferentes estilos de pagode de Leo Santana e de Ferrugem, que convida Xande de Pilares.
O olhar para o social
Além de toda musicalidade e diversidade proposta para o #FV23, o evento abraçará causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso dessa nova fase do festival com a comunidade local e o meio ambiente. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e performer Marivaldo dos Santos, o projeto Quabales é responsável pela formação educacional e cultural de crianças, jovens e adultos do bairro Nordeste de Amaralina. Diante da sua relevância no cenário soteropolitano, a iniciativa contará, ao longo de um ano, com um programa de investimento de recursos por parte do Festival de Verão. A ideia é contribuir com a ampliação do trabalho que já vem sendo realizado.
“É muito importante um evento com o porte e a credibilidade do Festival de Verão ter esse olhar de inclusão. É uma iniciativa fundamental para o nosso projeto, com um impacto positivo enorme na comunidade e o poder de transformar vários cidadãos e famílias. O Festival de Verão e o Quabales tem tudo a ver. O festival é uma explosão de arte e o Quabales é a inclusão pela arte. É o FV plantando uma semente dentro do nosso projeto para quem sabe isto ser reverberado nos palcos do evento em um futuro próximo”, afirma Marivaldo dos Santos.
Na pauta de preservação ambiental, o #FV 23 terá – pela primeira vez – os selos de resíduo zero e evento neutro. O primeiro garante a não geração, separação na fonte, reciclagem e compostagem dos materiais descartados, e o segundo é conferido aos eventos que neutralizam as emissões inevitáveis de gases de efeito estufa ao longo da produção com ações ambientais compensatórias.
O Festival de Verão Salvador é realizado pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, e tem a correalização da Salvador Produções e da Luan Produções.
Foto do lançamento da edição de 2023. Crédito: Sércio Freitas.
Programação
Sábado – 28/01
- Ivete Sangalo convida Luedji Luna
- Gilberto Gil convida Caetano Veloso
- Criolo convida Ney Matogrosso
- Orochi convida Djonga
- Carlinhos Brown convida Duda Beat e Attoxá
- Ferrugem convida Xande de Pilares
- Margareth Menezes convida Majur e Larissa Luz
- Felipe Ret e Caio Lucas
Domingo – 29/01
- Xamã convida Gilsons
- Jão convida Pitty
- Ludmilla convida Glória Goove
- Saulo convida Marina Sena
- Luisa Sonza convida Alcione
- Baiana System convida Olodum
- Léo Santana e convidado
- Bell Marques e convidado
Eventos
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
Para celebrar a vinda do AC/DC exclusivamente a São Paulo com a turnê “POWER UP”, na noite de 06/01, das 19h às 23h, a fachada da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da turnê no Brasil, foi iluminada pelo icônico logo da banda.
O show acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio do MorumBIS. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros e de 7 a 12x com juros, estarão disponíveis a partir do dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br) e 11h na bilheteria oficial.
Show em São Paulo
A turnê “POWER UP”, nomeada em homenagem ao mais recente álbum de estúdio da banda, que alcançou o 1º lugar em 21 países, contará com 21 apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Atlanta, South Bend, Toronto, São Francisco, Filadélfia, Nova Jersey e muito mais. No Brasil, o show acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo, no MorumBIS.
Esta etapa da turnê “POWER UP” levará a banda a alguns dos maiores estádios do continente. Os ingressos para o show estarão disponíveis no dia 07 de novembro. No Brasil, os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros, estarão disponíveis no dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br). Será o único show no país!
O AC/DC realizou seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub, em Sydney, Austrália. Eles se tornaram uma das bandas mais influentes da história do rock, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O álbum Back In Black é o “álbum mais vendido de todos os tempos por uma banda” e o “terceiro álbum mais vendido da história por qualquer artista”, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas e contando. O AC/DC foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2003. A banda continua lotando estádios em vários continentes, vendendo milhões de álbuns anualmente e acumulando bilhões de streams.
Para celebrar seu longo reinado como a maior banda de rock and roll do mundo, o AC/DC – Angus Young (guitarra solo), Brian Johnson (vocal), Stevie Young (guitarra base), Matt Laug (bateria) e Chris Chaney (baixo) – está de volta aos palcos para se apresentar para sua legião de fãs dedicados, que cresce a cada ano.
Crédito imagens: Live Nation/ @pridiabr
Eventos
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
Evento confirmou o potencial da região para o setor audiovisual integrado. Próxima edição acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2026, no WTC Cidade do México.
Com um balanço altamente positivo, a InfoComm América Latina 2025 encerrou sua primeira edição consolidando-se como o novo ponto de encontro de referência para a indústria audiovisual na região.
Organizado pela AVIXA, o evento recebeu 5.193 visitantes únicos e registrou um total de 9.502 credenciamentos durante os três dias de atividades, de 22 a 24 de outubro, no Centro Internacional de Exposições e Congressos do WTC Cidade do México.
A feira contou com 64 expositores, que apresentaram soluções de mais de 100 marcas internacionais, ocupando 2.656 metros quadrados do pavilhão e sete salas de demonstração de áudio. Participaram empresas do México, Argentina, Chile e Espanha, além de fabricantes globais que tradicionalmente expõem em outros eventos InfoComm pelo mundo.
“Alcançamos lotação máxima nesta primeira edição. Superamos nossas metas de espaço, promoção e público. A resposta do mercado foi incrível — exatamente o que esperávamos”, afirmou Rodrigo Casassus Coke, CTS, diretor sênior para América Latina e Caribe da AVIXA. “E temos uma ótima notícia: a próxima edição já tem data marcada. A InfoComm América Latina 2026será realizada de 21 a 23 de outubro, no mesmo local, com 50% de aumento no espaço de exposição”, completou.
Programa educativo focado em inovação e liderança
O evento apresentou uma ampla agenda de formação e conferências, incluindo o Congresso AVIXA, treinamentos de fabricantes, visitas tecnológicas e atividades de networking profissional.
“Criamos este evento especialmente para o mercado latino-americano. A maioria das apresentações foi em espanhol e os conteúdos focaram nas áreas de maior crescimento da região”, explicou Jenn Heinold, vice-presidente sênior de Exposições para as Américas da AVIXA.
“Adotamos a cultura local e encontramos aqui um senso único de orgulho e hospitalidade.”
Entre os temas de destaque, o Congresso AVIXA abordou tendências tecnológicas rumo a 2030, com foco em Inteligência Artificial e em estratégias de adaptabilidade centradas nas pessoas.
O CEO da FORTÉ, Jeff Stoebner, ressaltou a importância da agilidade e da inovação organizacional para manter a relevância em um cenário em constante mudança. Já David Labuskes, CTS e CEO da AVIXA, destacou que o setor precisa aceitar a incerteza e abandonar paradigmas tradicionais para continuar evoluindo.
Experiências imersivas além do pavilhão
A InfoComm América Latina também ultrapassou os limites do WTC com os Tours de Experiências Integradas, cujas vagas esgotaram semanas antes do evento.
Os participantes visitaram o espaço imersivo InSpace e o Estudio 13, reconhecido por sua infraestrutura de gravação e produção de áudio na Cidade do México.
“Esta feira representa uma mudança radical para a nossa região”, afirmou Martin Saul, vice-presidente sênior para América do Sul e Ibéria na AVI-SPL e CEO da ICAP Global.
“Na América Latina, a confiança e os relacionamentos pessoais são tão importantes quanto a tecnologia. As conexões criadas aqui serão fundamentais para futuros negócios.”
Uma nova etapa para o mercado audiovisual latino-americano
Com resultados acima das expectativas, a InfoComm América Latina 2025 marcou o início de uma nova fase para o mercado regional, unindo inovação, educação e comunidade.
A próxima edição acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2026, novamente no WTC Cidade do México, com expansão da área de exposição e um programa educacional ainda mais abrangente.
Eventos
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
Nona edição do festival será no dia 4 de abril em São Paulo.
Os Gunners podem comemorar no grau máximo! Após quebrarem o recorde de público do Allianz Parque, reunindo cerca de 50 mil pessoas na apresentação de 25 de outubro, o Guns N’ Roses foi escolhido pela Mercury Concerts como headliner da edição 2026 do Monsters of Rock.
A nona edição do festival de rock mais desejado do Brasil está confirmada para 4 de abril em São Paulo. Em breve, serão divulgadas mais atrações e informações sobre local e ingressos.
Pela primeira vez, o Guns N’ Roses vai subir ao palco do Monsters of Rock para um show inesquecível, que entrará para a história dos mais de 30 anos do festival. Com Axl Rose, Slash e Duff McKagan em plena forma, o grupo retornará ao Brasil com um repertório repleto de hinos atemporais — como Sweet Child O’ Mine, Welcome to the Jungle, Paradise City e November Rain — em uma performance explosiva. O espetáculo promete repetir — e superar — a energia que vem conquistando o público brasileiro em sua atual turnê pelo país.
Com produção da Mercury Concerts, o Monsters of Rock reafirma sua tradição de apresentar um lineup de peso, reunindo alguns dos maiores nomes do rock mundial.
Crédito de foto: Guns n’ Roses
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas2 semanas ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO






Você deve estar logado para postar um comentário Login