Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Estratégias de marketing são capazes de aprimorar relacionamento com o cliente

Com avanço da tecnologia, antigas e eficazes táticas de marketing evoluíram, a partir do uso de ferramentas digitais.

A célebre frase “Não encontre clientes para os seus produtos. Encontre produtos para os seus clientes” é atribuída ao americano Seth Godin,considerado um dos principais nomes do marketing atual. Em poucas palavras, ele destaca a importância de entender e atender às necessidades, preferências e expectativas dos clientes como um diferencial competitivo para a sustentabilidade dos negócios.

Nesse contexto da Era do Cliente, antigas e eficazes táticas de marketing têm sido aprimoradas com o uso da tecnologia, tendo em vista que os canais de venda e o relacionamento com o cliente se digitalizaram. A panfletagem, por exemplo, utilizada como estratégia de divulgação se tornou mais eficaz com o uso do e-mail marketing direcionado, a partir da captação de leads por meio de ferramentas digitais.

De acordo com coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae, Ivan Tonet, o empreendedor deve ter em mente que o cliente precisa ser considerado como único, independente do canal que utiliza para acessar o negócio. Ele destaca ainda que é preciso considerar o uso da tecnologia como um aliado para potencializar o relacionamento e atendimento com o cliente, bem como um facilitador da gestão do negócio.

“É importante que o empreendedor faça uso da tecnologia em uma relação ganha-ganha com o cliente. Não faz sentido colocar o preço do produto diferente na loja virtual e na loja física, por exemplo. Pode acontecer do cliente ir à loja para conferir o produto e preferir comprar pela internet, o que traria mais ônus para o empreendedor com a logística de entrega”, explica.

Tonet acrescenta que o dono do pequeno negócio deve aproveitar o contato presencial para coletar dados do cliente da mesma forma que é feito em compras on-line. “Não dá para deixar o cliente sair da loja sem captar informações sobre ele, suas preferências e hábitos de compra. Isso traz benefícios em termos de reconhecimento e direcionamento do consumo, por meio da personalização da experiência do cliente”, complementa.

Lojistas no entretenimento 

No mercado de música, pequenos e grandes negócios precisam focar no cliente o tempo todo. Por exemplo, organizar um show, mesmo que seja uma pequena apresentação musical, com produtos da sua loja, pode atrair e captar novos usuários interessados em saber o que foi usado, que sonorização tão boa, que violão maravilhoso, qual o microfone que captou o som claramente… A partir do feedback dos clientes, interessados em comprar os produtos, podemos enxergar novas oportunidades de negócio.

Por que não fazer uma live uma vez no mês? Um pouco de música para mostrar produtos, atrair a atenção, interagir com os clientes ou possíveis clientes novos e montar um bonito site como vitrine. 

É legal também dar apoio com um canal no Youtube, onde talvez ensinar os clientes a usar os produtos corretamente. E que tal mimar os clientes com descontos e sorteios?

Algumas dicas e orientações para potencializar as estratégias de marketing com foco no cliente

1-Faça pesquisas para entender às necessidades dos seus clientes
Solicite feedback regularmente por meio de pesquisas de satisfação e avaliações, inclusive on-line. Mostre que valoriza a opinião do cliente implementando melhorias com base nos comentários recebidos. Isso não só ajuda a identificar áreas de melhoria, mas também gera ideias para novos produtos ou serviços.

2-Crie grupos de fidelidade com recompensas atraentes
A forma de recompensar clientes frequentes, incentivando-os a realizar compras com maior recorrência, também foi aprimorada com uso de tecnologias digitais. O uso de aplicativos de fidelidades, cartões virtuais e criação de grupos de clientes exclusivos em aplicativos de mensagens são recursos muito utilizados para valorizar a experiência do cliente.

3-Avalie a possibilidade do uso de influenciadores digitais para se comunicar com o seu público-alvo
O chamado marketing de influência está a cada dia mais presente nas ações de marketing das empresas. Pesquisas apontam que os influenciadores digitais só perdem para os amigos e familiares no ranking do poder de tomada de decisão de compra de um produto ou serviço. Avalie a possibilidade de fazer parcerias com nano ou microinfluenciadores que podem oferecer um custo-benefício melhor para o seu pequeno negócio.

*Texto baseado em matéria que faz parte de uma série de reportagens da Agência Sebrae de Notícias com foco no atendimento ao cliente.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart