Audio Profissional
México: Estádio BBVA reforça sistema de som com tecnologia Bose Professional
Projeto ampliou a resposta de graves, corrigiu áreas de sombra acústica e preservou os 883 sistemas da instalação original.
O Estádio BBVA, em Monterrey, concluiu uma atualização de seu sistema de áudio para atender às exigências operacionais dos próximos anos. O projeto, desenvolvido pela integradora mexicana Audio & Comfort com suporte da Bose Professional, preservou a instalação original e acrescentou novos equipamentos para ampliar a cobertura e a resposta em baixas frequências.
Inaugurado em 2015, o estádio tem capacidade para 53.500 espectadores e utiliza 883 alto-falantes. A estrutura existente, baseada em sistemas RoomMatch DeltaQ e amplificadores PowerMatch, continuava em operação, mas precisava de reforço nos graves e de uma solução para as arquibancadas localizadas sob o balcão das suítes, onde havia uma sombra acústica.


Para o reforço, foram instalados 80 subwoofers ShowMatch SMS118 em 14 arranjos suspensos e 72 caixas ArenaMatch Utility AMU208 nas áreas de menor cobertura. Outros oito alto-falantes ArenaMatch AM10 foram posicionados junto aos bancos de reservas para atender o campo e as operações relacionadas ao VAR.
O novo sistema utiliza 27 amplificadores PowerShareX PSX4804D, dois processadores ControlSpace EX-1280 redundantes e distribuição de áudio por Dante, integrada à rede CobraNet original.


Segundo Roberto Treviño, chefe de Tecnologia do Club de Futbol Monterrey, a atualização aumentou a flexibilidade, a confiabilidade e a capacidade de controle do sistema. A solução entrou em operação no primeiro trimestre de 2026.
-
Distribuição10 ago 2026Governo zera Imposto de Importação de microfones e instrumentos musicais. Saiba quais.
-
Audio Profissional3 ago 2026“Vendi apartamento e carro por uma marca de microfones que não é minha”
-
Direitos Autorais7 ago 2026Suno transforma trap brasileiro em estilo pronto, e a Justiça já barrou isenção por uso de IA
-
Conecta+ Música10 ago 2026Tecnologia musical para jovens: do celular ao home studio
-
Audio Profissional11 ago 2026Bruno Mars estreia L-Acoustics L1 e CS1 em turnê pelas Américas
-
Baqueta/Vassourinha10 ago 2026ProMark lança baqueta signature de Eloy Casagrande
-
Equipamento para DJs11 ago 20268 cuidados de saúde para DJs protegerem a audição e o corpo
-
Eventos12 ago 2026NAMM Show 2027 será realizado de 26 a 30 de janeiro em Anaheim