Iluminação
Robe ilumina apresentação de Michael Canitrot na Estátua da Liberdade
Projeto Liberty Lights combinou moving lights, laser mapping e transmissão televisiva em uma performance criada para o monumento em Nova York.
A Robe participou do projeto Liberty Lights, apresentação do DJ e produtor francês Michael Canitrot realizada na Estátua da Liberdade, em Nova York. Segundo a produção, foi a primeira vez que um DJ se apresentou no monumento.
O espetáculo integrou o conceito Monumental, projeto itinerante de Canitrot criado para transformar locais históricos e arquitetônicos em ambientes de performance audiovisual. A apresentação também foi realizada no contexto das comemorações pelos 250 anos da independência dos Estados Unidos e pelos 140 anos da entrega da Estátua da Liberdade pela França.
A performance de aproximadamente 15 minutos teve direção de show de Romain Pissenem, da High Scream, e combinou música, iluminação, laser mapping, dança e produção para vídeo. O conteúdo também foi transmitido pela ABC.


Robe com iBOLT, MegaPointe e iSpiiderX
O projeto de iluminação foi desenvolvido por Ian Tomlinson, da High Scream, e utilizou 12 Robe iBOLT, 30 MegaPointe e quatro iSpiiderX, além de outros equipamentos fornecidos localmente pela PRG.
Os iBOLT foram posicionados em duas fileiras laterais e usados principalmente para criar feixes verticais ao redor da Estátua da Liberdade.
As 30 unidades MegaPointe foram distribuídas em diferentes níveis da base do monumento, criando profundidade para os efeitos visuais e para as câmeras.
Quatro iSpiiderX foram utilizados como luz principal para Michael Canitrot, posicionados nos cantos da cabine do DJ.


Iluminação precisou respeitar arquitetura e laser mapping
Um dos principais desafios foi trabalhar em torno de um monumento protegido, com limitações específicas para posicionamento de equipamentos.
A iluminação também precisava funcionar de forma integrada ao laser mapping desenvolvido por Jérémie Bellot e François Deretz, mantendo a Estátua da Liberdade como elemento central da composição visual.
A logística incluiu o transporte de todo o equipamento por ferry até Liberty Island. Como o monumento permaneceu aberto ao público durante o dia, a equipe teve janelas específicas para montagem e acesso a determinadas áreas.
O projeto contou com apoio da Robe North America e Robe France. A marca já participou de outras apresentações Monumental de Michael Canitrot, incluindo projetos no Mont-Saint-Michel e na Torre Eiffel.
Fotos de Geoffrey Hubbel (show) e Peter Moore (montagem)
-
Empresas29 set 2026Fender diz que não vai recuar na guerra do Stratocaster e põe a PRS na mira
-
Music Business2 out 2026Música com IA e direitos autorais: o que conferir antes de usar o Suno
-
Empresas22 set 2026Score Rings: educador brasileiro leva pauta musical de chão à Music China
-
Audio Profissional29 set 2026Interfaces sem DSP proprietário: o modelo do estúdio profissional está mudando?
-
Guitarra25 set 2026Astryx, primeira guitarra signature de Dany Villarreal chega através da PRS
-
Amplificadores23 set 2026VOX reduz o formato, mas tenta preservar a resposta dos AC no novo AC MINI
-
Conecta+ Música30 set 2026NAMM NeXT LATAM reunirá em São Paulo líderes da indústria musical latino-americana
-
mercado5 out 2026A música volta a ser objeto: o que o mercado pode aprender com a retomada do físico