Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

PDV: Como se preparar para a reativação do mercado

Em um momento difícil para as lojas físicas, veja aqui algumas dicas para aplicar no seu negócio após a quarentena.

O Covid-19 chegou para mudar não só a nossa percepção do que é viver em sociedade, mas também como as empresas, em especial as ligadas ao varejo físico, devem se comportar daqui para frente diante dos desafios que já eram presentes, mas que se potencializaram ainda mais com essa nova dinâmica. 

Com a realidade do “fique em casa”, os consumidores se abriram para o comércio digital de uma vez por todas, passando a consumir diferentes categorias de produtos que, até pouco tempo, tinham apenas o hábito de comprar presencialmente. 

Diante dessas mudanças, o varejo físico, que já se encontrava em uma realidade desafiadora, agora agora tem que tomar decisões rápidas e importantes para garantir que a dinâmica do comportamento de compra digital não cause ainda mais perdas para as lojas a médio e longo prazo. Por isso, planos e metas devem ser desenvolvidas urgentemente para a evolução da experiência de compra no PDV físico, um meio de sobrevivência neste momento e no pós-pandemia. 

Para começar, André Romero, especialista em construção de marcas no PDV, mestre em varejo e mercado de consumo e diretor da Allis Comunicação, empresa da Allis field marketing, revela 13 passos que podem ser adotados a partir de agora:

1. Coloque o shopper no centro de suas decisões e entenda como promover um ambiente de compra dentro das expectativas dele.

2.  Desenvolva ações que visam trazer maior comodidade e prazer no ato da compra. 

3. Entenda qual a jornada de compra do shopper na sua loja e, assim, trabalhe melhor a exposição dos produtos.

4. Saiba se comunicar melhor com ele na gôndola, promovendo um melhor entendimento dos diferenciais do seu produto e facilitando o famoso paradigma da escolha; Comunicação feita no PDV é totalmente diferente da comunicação feita para o consumidor nas mídias tradicionais.

5. Utilize tecnologias disponíveis no mercado para a coleta de dados do PDV para melhor execução do merchandising.

6. Tenha o promotor de vendas como um forte aliado para a execução dessas tarefas, hoje existem soluções, como a ‘uberização’ do promotor, que permite com que você tenha um profissional exclusivo por demanda e em qualquer lugar do Brasil, de acordo com as normas trabalhistas, tornando o custo de servir do promotor muito mais atrativo e garantindo uma melhor execução da sua marca no ponto de venda.

7. Crie uma relação próxima entre indústria e varejo. Ambos os lados possuem desafios que se trabalhados em conjunto trarão soluções muito interessantes; Desenvolvam um calendário promocional anual e tentem unir, por meio dessas ações, os canais físicos e digitais.

8. Desenvolva um storyselling para que o seu departamento comercial saiba apresentar suas ações para as redes de varejo. 

9. Tenha o sell in com foco em sell out como prioridade para que suas ações de comunicação, ativação e promocionais sejam melhores viabilizadas. 

10. Persista no conceito omnichannel, por mais desafiador que seja, não existe um outro caminho para sua marca.

11. Procure não vender preço, mas valor.

12. Tenha uma causa verdadeiramente social e entregue para a população muito mais do que serviços ou produtos.

13. Entenda e aplique o conceito “fisital”, a união no universo físico com o digital, como a possibilidade do cliente comprar via web e retirar na loja.

Os desafios do varejo físico são sim muito grandes, mas ao mesmo tempo, há diversas ações que ainda estão sendo pouco executadas e inexploradas, caminhos que, sem dúvida, ajudarão na permanência do varejo físico como principal canal de distribuição de produtos na fase pós-pandemia.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart