Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

16 de abril – Dia Mundial da Voz: Como cuidar dos vocais

No blues, Sonja aposta nos chás. No pagode, Mari Henrique opta pela nebulização.  A profissional Carla Fonseca Moraes Tonelini dá dicas para ter a voz sempre em dia e destaca a importância do acompanhamento profissional.

Em 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz, instrumento musical natural e uma das principais formas de comunicação. Apesar de tão usada, poucas pessoas se preocupam com a saúde vocal, mesmo que diversos estudos apontem a importância do cuidado. A fonoaudióloga Carla Fonseca Moraes Toneli, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), destaca inclusive que houve um aumento da incidência de distúrbios relacionados a hábitos inadequados e sobrecarga vocal e dá dicas para reconhecer quando é hora de procurar ajuda profissional.

Tendo a voz como principal instrumento, Mari Henrique e Sonja não entram na estatística de quem não se cuida.  Desde hábitos cotidianos aos cuidados mais intensos prestes a subir no palco, as cantoras revelam seus segredos para manter a saúde. 

Rituais pré e pós-show

Mari Henrique vem se destacando como a nova voz feminina do pagode e para se manter em dia, a dona do single “5 Segundos” aposta em uma rotina intensa pré e pós show. “Antes de subir ao palco, é fundamental preparar as cordas vocais com exercícios de respiração e nebulização”, afirma a cantora. 

Já após a performance, “continuo a hidratação e realizo exercícios de desaquecimento. Além disso, faço massagem no pescoço no local onde consigo sentir minha laringe para relaxar as cordas vocais”, completa.

Sonja, por sua vez, parte da nova geração do blues, conhecida justamente por seus vocais potentes, faz aquecimentos da voz e das musculaturas da face antes de cantar, e inclusive já compartilhou um pouco de sua preparação nas redes.

Rotinas diárias e acompanhamento profissional

Sonja, dona do álbum “Rainha de Copas”, opta pelo consumo diário de chás, tanto para manter as vias aéreas desobstruídas quanto para ter a hidratação. As duas cantoras também destacam que evitam beber líquidos muito gelados, mas principalmente, que sempre contam com o auxílio profissional.

A fonoaudióloga Carla Fonseca Moraes Tonelini reforça: “Além de manter a hidratação adequada, é fundamental realizar uma série de práticas para proteger e fortalecer as cordas vocais”, explica. Também destaca que o acompanhamento profissional é crucial.

“Um fonoaudiólogo pode fornecer treinamentos específicos, orientações sobre técnicas de aquecimento e desaquecimento, e ainda indicar o uso adequado de monitores in ear para evitar esforços vocais excessivos”, acrescenta.

Dicas de profissional

Para quem quer começar a cuidar do seu principal instrumento de comunicação, a fonoaudióloga dá algumas dicas:

  • Exercícios de Respiração: Práticas regulares de respiração profunda ajudam a fortalecer os músculos respiratórios, promovendo uma melhor sustentação vocal.
  • Alimentação Consciente: Evitar alimentos que possam causar irritação ou inflamação nas cordas vocais, como alimentos muito condimentados ou cafeinados, é crucial para manter a saúde vocal.
  • Reconheça os sinais de alerta: Carla enfatiza a importância de reconhecer os sinais como rouquidão persistente ou dor ao falar, e procurar assistência médica quando necessário. “É essencial que qualquer alteração na voz seja avaliada por um médico otorrinolaringologista”, ressalta.

Imagens: Sonja (Crédito: Julia Assis) – Mari Henrique (Crédito: Leandro Oliveira)

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart