Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Por que a Geração Z é importante para a indústria musical

O que torna a Geração Z tão importante no mercado musical?

A geração dos millennials teve seu momento ao sol. (Eu me incluo aqui.) E como as gerações anteriores, nosso momento acabou. Os membros da Geração Z, com streaming ao seu alcance desde praticamente seu nascimento, ouvem e são obcecados por música mais do que seus antecessores. Embora seja difícil para mim admitir, a prova está nas estatísticas. E essas estatísticas mostram que sem esta nova onda de amantes da música, nós, pessoas do mundo da música, estaríamos desempregados. O que torna esta geração tão importante? Vamos conversar sobre isso.

Cronicamente on-line

A frequência e a consistência do uso da Internet e das redes sociais pela Geração Z são completamente diferentes das gerações anteriores. Artistas de todos os géneros têm formas quase ilimitadas de divulgar a sua música globalmente, para não mencionar a resposta quase imediata das massas. Isso significa que as empresas e as gravadoras também tiveram que adaptar as suas estratégias de marketing, publicidade e negócios para atender aos desejos e necessidades dos ouvintes. A maioria dos consumidores? Geração Z, é claro.

A partir de 2023, “a Geração Z passará mais tempo com música do que a população em geral. Pessoas entre 13 e 24 anos nos Estados Unidos passam 3 horas e 43 minutos por dia ouvindo música, em média 40 minutos a mais que o resto da população”, escreve um estudo recente da Edison Research. No relatório de ganhos do segundo trimestre de 2023 do Spotify, eles descobriram que no primeiro semestre de 2023, a Geração Z ouviu músicas mais de 560 bilhões de vezes e episódios de podcast mais de 3 bilhões de vezes, representando um aumento de 76% em comparação com o ano anterior. Isso por si só os torna o grupo que mais cresce no Spotify quando se trata de ouvir música e podcasts no Spotify.

Com acesso a mais plataformas de streaming do que nunca, a Geração Z mudou completamente os meios de consumo de música, das vendas tradicionais de álbuns para, você adivinhou, o streaming. Com as redes sociais na vanguarda de tudo, as empresas tiveram que se adaptar para comercializar para esta geração.

O impacto das redes sociais

Com uma linha direta de comunicação com quase todas as comunidades on-line, a Geração Z tornou-se mais inclusiva e diversificada, abraçando e celebrando uma gama mais ampla de artistas e géneros. A sua consciência social impactou a indústria musical de uma forma que não será esquecida tão cedo, trazendo questões de saúde mental, justiça social, verdade e vulnerabilidade para os holofotes.

Como isso afeta a indústria musical como um todo? Os gêneros e artistas que vemos no centro das atenções refletem definitivamente esses temas. Pense em Billie Eiligh, Olivia Rodrigo, Lil Nas X, The Kid Laroi, Taylor Swift. Essas preferências moldaram o som e a estética da música contemporânea.

Lembra-se do estudo da Edison Research que mencionei anteriormente? Descobriram também que os principais gêneros dessa geração são Hip Hop/R&B, Top 40 e Rock Alternativo. Dito isto, com os seus gostos ecléticos e a exposição a uma vasta gama de influências, incluindo a Internet e as redes sociais, a Geração Z contribuiu significativamente para a indefinição das fronteiras de género e a ascensão de estilos híbridos. Não esqueçamos que plataformas visuais como o TikTok também influenciaram o desenvolvimento dessas tendências musicais, com músicas curtas e cativantes ganhando popularidade viral e colocando os artistas no centro das atenções quase da noite para o dia.

Dados

Com a enorme presença digital da Geração Z, os profissionais de marketing musical têm acesso a grandes quantidades de dados que informam estratégias de marketing muito específicas. Usando análises de plataforma de streaming, métricas de mídia social e insights de público, os profissionais de marketing podem personalizar campanhas, identificar tendências emergentes e otimizar o conteúdo para obter o máximo impacto.

A ascensão da cultura Do It Yourself (ou Faça Você Mesmo)

Não só a Internet e o streaming estão mais acessíveis do que nunca, mas também a tecnologia. Os artistas têm acesso a todos os softwares de produção musical, DAWs e equipamentos de gravação acessíveis de que precisam e podem aprender tudo o que precisam saber sobre como usá-los no decorrer de uma tarde. Com os tutoriais do YouTube e as comunidades on-line (como o Reddit), as habilidades que antes estavam trancadas estão abertas para qualquer pessoa aprender. Se tiver músicas para compartilhar, você também poderá fazê-lo de forma independente. Já se foram os dias da rota tradicional das gravadoras!

A distribuição independente está no topo atualmente, principalmente graças à Geração Z. Agora, o marketing independente de mídia social, as colaborações de influenciadores e as táticas promocionais básicas se tornaram a norma para os músicos do estilo “Do It Yourself” que procuram criar uma base de fãs e desenvolver suas carreiras.

Em conclusão…

A Geração Z abraçou de todo o coração a tecnologia, as redes sociais, a independência e a autenticidade num grau sem precedentes que, por sua vez, impulsionou a cultura DIY na indústria musical a novos patamares. À medida que as novas gerações continuam a redefinir as convenções existentes e a remodelar a indústria tal como a conhecemos, é evidente que a cultura DIY continuará a crescer. Enquanto isso, é hora de se adaptar! A indústria está sempre mudando. Se quiser ficar à frente, você deve se adaptar junto com eles.

Boa sorte!

*Autor: Randi Zimmerman. Artigo publicado originalmente no blog Symphonic. Você pode vê-lo em inglês aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart