Varejo: Feiras e as oportunidades de negócio da temporada

Varejo: Feiras e as oportunidades de negócio da temporada

por 19/08/2021

O mercado entrará em seu melhor momento, você está preparado?

As feiras e eventos regionais serão retomados presencialmente, o que ocasionará no aquecimento do mercado musical. Podemos dizer que atualmente as vendas estão indo bem, pois os números são favoráveis e não mentem. Mas será que todos tiraram proveito dessa situação? 

Entre agosto e dezembro temos mais de seis eventos agendados, onde serão distribuídos milhões de reais nos mais diversos itens de instrumentos musicais e áudio, promoções e condições de pagamento que não víamos há bastante tempo, afinal, este é o momento de reduzir os estoques de importadores, fabricantes e oportunistas.

Minha pergunta é: o mercado está preparado para essa enxurrada de produtos e condições diferenciadas?  Serão oportunidades ‘favoráveis’ e  também insanas para sua loja e seu consumidor.

Você fará bons negócios? Talvez.

O que sei é, que importadores e fabricantes estão se desdobrando para ofertar grandes negócios, condições diferenciadas e produtos em estoque.

O ponto é que isso pode levar grandes prejuízos e danos ao mercado, que já tem sido bastante castigado por falta de produtos, altas de preços (variação cambial e fretes caros) e atrasos.  

Este excesso de produtos nas lojas, em razão das excelentes condições, fará com que a oferta de itens na web aumente de forma considerável e com preços bem agressivos, graças aos lojistas que mal sabem fazer as contas de como vender na internet e Marketplace e claro, o desespero de se desfazer do grande estoque que conquistou em suas idas e vindas à feiras e eventos.

Fora isso, fábricas e importadores também oferecerão todas estas condições diretamente no seu balcão, na semana anterior aos eventos com o objetivo de antecipar promoções e condições, uma vez que nem se preocupou em investir e ou privilegiar algumas das feiras.

Meu conselho? Fique atento! Talvez grandes negócios de momento, tornem-se grandes problemas com o mercado desequilibrado e sem regras claras. O ônus (estoques, boletos e falta de suporte) na maioria das vezes fica na mão do lojista.

O momento é tão bom, que o Whatsapp virou palanque de vários protagonistas, alguns nem queriam, mas sabe como é né? Estar com aquele se se “acha” grande e detentor da verdade o faz grande também, ao menos naquele circulo. Como diz o ditado, “uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade, mas não deixa de ser mentira”.

Seja você o que for: fabricante, importador, lojista, os três em um só ou apenas um oportunista, pense no futuro do seu negocio e lembre-se, um parceiro de verdade está contigo em qualquer momento e sempre busca ofertar as melhores oportunidades e condições em todo tempo, não apenas no momento oportuno dele.    

Importante: Não responsabilize seu representante, afinal estará apenas cumprindo seu papel, sua essência, contrato (em alguns casos) e vendendo! Dependendo do fornecedor, ele nem receberá a comissão devida, ou levará tanto tempo para receber que vocês dois, poderão se lamentar juntos!

Bons negócios e boa sorte!