Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

IK Multimedia lança o UNO Synth – sintetizador monofônico ultraportátil verdadeiramente analógico

UNO Synth: oferece som analógico sólido e programação “mãos na massa” em um formato fácil de usar a preço acessível

A empresa italiana IK Multimedia lança hoje (02/maio/2018) globalmente seu sintetizador premium de hardware, o UNO Synth. O produto, desenhado para os interessados em som analógico verdadeiro e rico, é um sintetizador monofônico que oferece uma imensa paleta de sons e programação fácil, em um formato ultraportátil, alimentado por pilhas para criação musical em qualquer lugar, performance ao vivo ou gravação em estúdio. A empresa 0realça que o produto terá um preço acessível.

O sintetizador analógico Uno Synth

A IK Multimedia combinou suas mais de duas décadas de experiência em desenvolvimento de software e hardware com a excelência da produtora de sintetizadores italiana de boutique Soundmachines e o guru dos sintetizadores da IK, Erik Norlander (um dos cérebros por trás do aclamado design do sintetizador Alesis Andromeda). O resultado é um instrumento impecável que entrega sólido som analógico com programação “mãos na massa” e recursos avançados.

Do clássico ao moderno: para criar música em qualquer gênero

Usuários iniciantes de sintetizadores podem usufruir imediatamente deste instrumento fácil de usar – 100 presets e teclado fácil de tocar com escalas selecionáveis e um arpejador fazem do Uno Synth a porta de entrada para o mundo dos sintetizadores. A empresa também indica o produto para profissionais experientes devido ao “seu som rico e sua portabilidade”, como publica em seu press release.

Pequeno por fora, timbres analógicos por dentro

Dentro de sua pequena estrutura física, o Uno Synth traz um poderoso motor de síntese com som profissional e áudio totalmente analógico em “igualdade com sintetizadores mais caros”. Ele inclui:

  • Um fluxo de áudio totalmente analógico com 2 VCOs, gerador de ruído, VCF e VCA multimodo ressonantes
  • 2 VCOs independentes com formas de onda de Serra, Triângulo e Pulso, com forma variável contínua incluindo PWM da onda quadrada mais um gerador de ruído branco separado
  • Um filtro de varredura multimodo ressonante analógico de 2 pólos baseado em OTA (LP/HP/BP) com overdrive
  • 7 LFOs de forma de onda (Sine, Triangle, Square, Up Saw, Down Saw, Random e Sample-and-Hold) para modular Pitch, Filter, Amp e forma de onda de oscilador contínuas incluindo PWM

Este motor altamente flexível é excelente em produzir sons de baixo profundos, ricos, quentes e fortes “que são o coração do sintetizador monofônico de alta qualidade”, e traz uma larga paleta sonora de leads, drones, arps, sequences, sweeps e efeitos.

Enquanto o Uno Synth é monofônico, seus dois osciladores independentes podem ser afinados diferentemente para gerar sons interessantes de intervalos e de oitava tipo pad. Modulação de largura de pulso de cada oscilador oferece timbres avançados de estilo modular de sintetizadores clássicos.

O filtro analógico traz “todo o calor, profundidade e peso esperados de um verdadeiro sintetizador analógico”, explica a empresa. O filtro ressonante multimodo pode ser usado para modificação tonal sutil ou varreduras ressonantes agressivas e berrantes. O filtro também pode ser modulado com envelope de filtro, LFO e botões de performance.

Facilidade de uso com programação versátil

Uno Synth vem com 100 presets prontos para usar (80 regraváveis), tornando-o pronto para tocar ao tirar da caixa. Cada preset também inclui um arpejo e uma sequência associados para ampliar a expressão musical e recursos sonoro. Isto torna fácil para todos encontrar o som adequado para sua produção musical.

Mais de 40 controles estão disponíveis no painel superior para dar acesso em tempo real aos parâmetros do sintetizador, com capacidade de esculpir sons imediatamente sem menus ficar rolando menus gigantescos. *Para controle adicional, um editor para computadores Mac/PC também está disponível.

O teclado multitoque de 27 notas do Uno Synth oferece mais de duas oitavas de controle sonoro como um teclado cromático ou como teclado de escala pré-definida com 13 escalas disponíveis. O arpejador embutido com 10 modos de arpejos e uma gama de 4 oitavas oferece ainda mais possibilidades criativas para tecladistas e não tecladistas.

O teclado do UNO Synth também dobra como controle de edição por passo para seu sequenciador embutido de 100 padrões. Sequências podem ser programada em tempo real ou em passos (com parâmetros de sintetizador moduláveis por step).

Em adição ao efeito de delay embutido, cinco modulações de performance instantâneas estão disponíveis (Dive, Scoop, Vibrato, Wah e Tremolo) para tocabilidade em tempo real adicional e expressão dinâmica instantânea durante as performances.

Ultraportátil, alimentado por pilhas, para tocar em qualquer lugar

As dimensões ultracompactas do Uno Synth o colocam entre os menores sintetizadores monofônicos disponíveis. Sua leveza (apenas 400g), sua alimentação por pilhas (4xAA inclusas) ou alimentação via USB (para power bank) dão aos músicos a liberdade de fazer música em qualquer lugar.

Use-o como standalone, com outros equipamentos ou com uma DAW

Por si só, Uno Synth pode ser usado para fazer música quando e onde bater a inspiração. A entrada de áudio embutida também permite o encadeamento com outros dispositivos de áudio externos (como baterias eletrônicas) sem mixer adicional, em formato pequeno e portabilidade extrema.

MIDI IN e OUT possibilitam a conexão com um teclado master ou outros equipamento MIDI para uso ao vivo ou em estúdio como módulo de som. Através de MIDI via USB, o Uno Synth também se integra convenientemente e diretamente com uma DAW rodando em computadores MAC/PC ou com dispositivos móveis, sem interfaces de hardware adicionais.

Feito na Itália

Uno Synth é orgulhosamente feito na fábrica da IK na Itália, para assegurar os mais altos padrões de qualidade. Como a maioria dos produtos de hardware da IK, Uno Synth é construído usando uma combinação de sistemas automatizados de montagem e testes em estado da arte, além da renomada mão de obra italiana.

Preço e disponibilidade do Uno Synth

UNO Synth já está disponível para pré-venda com frete grátis na IK Multimedia Online Store e em revendedores autorizados IK por todo o mundo pelo acessível preço de apenas $/€199.99*, com envio agendado para Julho de 2018.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart