O Sphere Immersive Sound, projetado e personalizado pela Sphere Studios em associação com a Holoplot para Sphere em Las Vegas, promete revolucionar a experiência de áudio imersiva.
A Sphere Studios, que desenvolve tecnologias e conteúdos inovadores, fez parceria com a Holoplot, especialista em tecnologia de áudio 3D, para criar o Sphere Immersive Sound, o maior sistema de áudio de concerto totalmente integrado do mundo que promete revolucionar as experiências de áudio imersivas.
O local Sphere será inaugurado em Las Vegas em 29 de setembro, quando o U2 iniciará a primeira das 25 apresentações programadas de “U2:UV Achtung Baby Live At Sphere”.
The Edge, do U2, disse: “A beleza do Sphere não é apenas a tecnologia inovadora que o torna tão único, com o sistema de áudio mais avançado do mundo embutido em uma estrutura projetada com qualidade de som em primeiro lugar; são também as possibilidades em torno de experiências imersivas em paisagens reais e imaginárias. Resumindo, é uma tela com escala e resolução de imagem incomparáveis e uma oportunidade única em uma geração. Todos nós pensamos sobre isso e decidimos que ficaríamos zangados se não aceitássemos o convite.”
“O Sphere Immersive Sound é a pedra angular da tecnologia de engenharia personalizada que tornará o Sphere diferente de qualquer espaço, em qualquer lugar do mundo, oferecendo áudio com clareza e precisão inigualáveis a todos os convidados, não importa onde estejam sentados”, disse David Dibble, CEO da MSG Ventures, uma divisão da Sphere Entertainment. “Criar esta experiência nos exigiu ir muito além da tecnologia de áudio existente e, na Holoplot, encontramos um parceiro na vanguarda da inovação para ajudar a alcançar nossa visão e transformar verdadeiramente o que é possível com o áudio.”
“Desde o início, a Holoplot tem se concentrado em transformar radicalmente a tecnologia de áudio, repensando a física subjacente da reprodução de som como a conhecemos”, disse Roman Sick, CEO da Holoplot. “Trabalhar ao lado da Sphere Studios no Sphere Immersive Sound tem sido uma oportunidade verdadeiramente empolgante para nossa equipe, desafiando-nos a ultrapassar os limites de nossa tecnologia em uma escala sem precedentes e criar uma experiência de audição revolucionária.”
Do que se trata?
O Sphere Immersive Sound é considerado o maior sistema de áudio para concertos do mundo e foi desenvolvido especificamente para o interior curvo exclusivo do Sphere. O sistema consiste em aproximadamente 1.600 caixas permanentemente instaladas e 300 caixas móveis Holoplot X1 Matrix Array e inclui um total de 167.000 drivers amplificados individualmente. O sistema usa a síntese de campo de onda de última geração da Holoplot e a tecnologia de formação de feixe de áudio 3D para transformar a maneira como o áudio é entregue em locais de grande escala. De acordo com o comunicado oficial, isso resulta em um áudio de concerto controlado, consistente e nítido para audiências de até 20.000 pessoas, dando a cada membro do público uma experiência auditiva verdadeiramente excepcional e personalizada. Todo o sistema de som está completamente escondido atrás do plano interior de telas de LED de mais de 500.000 pés quadrados do Sphere. Qualquer perda de transmissão de áudio é totalmente compensada pelos algoritmos Holoplot no mecanismo de otimização, resultando em um som claro de alcance total praticamente sem coloração e uma superfície de LED visual completamente desobstruída que envolve, sobre e ao redor do público e é combinada com o Sphere Immersive Sound para criar um ambiente totalmente imersivo.
Tecnologia da Holoplot
A tecnologia tradicional de caixas em espaços de grande escala pode resultar na diminuição da qualidade do áudio à medida que a distância das caixas aumenta, devido à natureza descontrolada da propagação das ondas sonoras. A tecnologia proprietária de formação de feixe de áudio 3D da Holoplot usa algoritmos de software inteligentes para criar ondas sonoras exclusivas e altamente controladas que são mais eficientes do que as caixas convencionais, garantindo que os níveis e a qualidade permaneçam consistentes do ponto de vista, da fonte ao destino, mesmo em longas distâncias. A tecnologia proprietária de beamforming da Holoplot também pode fornecer simultaneamente conteúdo de áudio exclusivo para locais específicos no local, criando o potencial para diferentes seções ouvirem conteúdo completamente diferente, como idiomas, música ou efeitos sonoros, oferecendo oportunidades ilimitadas para experiências de áudio verdadeiramente personalizadas e imersivas.
O Sphere Immersive Sound também usará os recursos exclusivos de síntese de campo de onda do Holoplot, uma técnica de reprodução de áudio espacial que tira proveito de ambientes acústicos virtuais. Com a tecnologia de áudio convencional, a origem percebida de um som tem sido tradicionalmente a localização da caixa. Com o Wave Field Synthesis, os designers de som podem criar um ponto de origem virtual, que pode ser colocado em uma localização espacial precisa. Isso permite que o áudio seja direcionado ao ouvinte para que soe próximo, mesmo que a fonte esteja distante; por exemplo, um membro da audiência pode ouvir um sussurro que soa como se alguém estivesse falando diretamente em seu ouvido.
Sphere Immersive Sound é apenas um aspecto das tecnologias do século 22 que trabalharão juntas no Sphere para criar experiências imersivas extraordinárias que ativam os sentidos. Além do som imersivo Sphere e do plano interno da tela de LED, o Sphere também apresenta tecnologias 4D patenteadas, como assentos hápticos de infra-som e vários efeitos atmosféricos e ambientais, como brisas quentes, aromas evocativos e mudanças de temperatura, para criar ambientes multissensoriais com experiências que levam você para longe, contando histórias para um nível totalmente novo. Sem esquecer o exterior que tem chamado a atenção desde que foi ativado nas últimas semanas!
Imagens de Rich Fury / Sphere Entertainment