Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Selo BLAXTREAM lança “NOUTRAS MÃOS – Os Temas Nunca Gravados de Francis Monteiro”

Espetáculo de lançamento será no Jazz B no dia 10 de junho com as participações de Trio Corrente, Fábio Peron, Neymar Dias, Swami Jr; Toninho Ferragutti e Brazú Quintê.

Milhões de pessoas já cantarolaram seus jingles, ou ainda, há quem o conheça como band-leader vocalista e guitarrista do conjunto nacional, ‘The Clevers’. Esse era Francis Monteiro, publicitário e compositor que será homenageado no disco “NOUTRAS MÃOS – Os Temas Nunca Gravados de Francis Monteiro” com músicas autorais inéditas, que chegará às plataformas digitais no dia 10 de junho. E no mesmo dia, será lançado em show no Jazz B, às 21 horas, com as participações de Trio Corrente, Fábio Peron, Neymar Dias, Swami Jr; Toninho Ferragutti e Brazú Quintê.

O projeto que retrata a obra de Francis tem como diretor artístico seu próprio filho, Thiago Monteiro, pianista com indicações ao Grammy e também criador do selo Blaxtream. A ideia da homenagem, ainda em vida, surgiu pouco tempo depois de Francis sofrer um AVC, em 2019, e ser impedido de continuar tocando em função das sequelas motoras. Então, Thiago reuniu obras inéditas de seu pai e convidou grandes artistas para executá-las em um álbum, que ao longo da gravação, contou com a presença do próprio homenageado. No entanto, em 2022, antes do disco ser finalizado, o compositor não resiste e falece. Sendo o violão o instrumento central, o disco conta com mestres da música contemporânea como Swami Jr, Fábio Peron, Proveta, Neymar Dias, André Marques, Lívia Nestrovski, Sérgio Santos, Toninho Ferragutti e os grupos Brazu Quintê e Trio Corrente.

O repertório é formado por Estrada do engenho, Choro em valsa, Estudo 27, Vamo lá garoto, Muros Mouros, Choro pro Sivuca, todas composições de Francis Monteiro, e Choro – valsa, de sua parceria com André Marques. Os arranjos são de Francis.

Um pouco da história de Francis Monteiro

Vindo de uma família de artistas, Francis iniciou sua carreira na Jovem Guarda, no ‘The Clevers’, grupo com o qual lançou 10 discos. Durante uma temporada na casa de shows ‘O Beco’, em 1972, Abelardo Figueiredo o incumbiu de compôr a música de lançamento do Chevrolet Chevette no Brasil. Alí começava sua carreira de criador e produtor publicitário. Em seguida, já emplacou o jingle de Natal para a “RIACHUELO”, que foi um sucesso no mesmo ano. Paralelamente, tocou por seis anos com o Jongo Trio, um dos mais importantes grupos do período de transição da MPB, com fortes influências de jazz. O segundo jingle que compôs, tornou-se um marco na propaganda do país por inovar e consequentemente, angariar inúmeros prêmios: “DUCHAS CORONA”, ‘um banho de alegria num mundo de água quente’. Suas criações foram sucessos consecutivos, tornando-o uma das maiores referências em jingles do Brasil. Foram mais de 27.000 jingles criados e produzidos ao longo de sua carreira – um marco passível de reconhecimento pelo Guinness Book.

Premiações incluem 2 Clio Awards (o Oscar da publicidade), 10 Profissionais Do Ano (Globo) e mais dezenas de premiações por todo o Brasil. Nos anos 80, Francis Monteiro também foi convidado e exerceu como Diretor Musical da TV Bandeirantes (hoje, Band) e, posteriormente, também da TV Record. Produziu discos para artistas, apresentadores de TV, além de compor, principalmente com a guitarra e o violão, uma obra riquíssima e que não havia sido gravada.

A BLAXTREAM é um Selo e Gravadora de Música, que tem como o objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre muitos outros.

“NOUTRAS MÃOS – Os Temas Nunca Gravados de Francis Monteiro”

  • Data e horário: dia 10 de junho, sábado, às 21 horas
  • Local: Jazz B – Rua General Jardim, 43, Vila Buarque, São Paulo – Tel: (11) 94980.3554
  • Preços: de R$ 15 a R$ 35
  • Ingressos aqui.
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart