Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Review: Guitarra Sollus Raf Junior

A guitarra Sollus Raf Junior foi desenvolvida tendo a Gibson Les Paul Junior como fonte de inspiração, feita pela Sollus Guitars.

A Sollus Guitars é uma empresa mineira sediada na cidade de Belo Horizonte, e se dedica à produção de guitarras, contrabaixos e violões custom shop. É capitaneada pelo experiente luthier Otton Arruda Neto, profissional com mais de trinta anos de atuação no segmento.

A guitarra Sollus Raf Junior foi desenvolvida tendo a Gibson Les Paul Junior como fonte de inspiração – modelo lançado em 1954 pela fabricante americana -, que conquistou roqueiros ilustres como os guitarristas Leslie West (Mountain), Keith Richards (Rolling Stones), Johnny Thunders (The New York Dolls), Billie Joe Armstrong (Green Day), dentre outros.

Com foco na simplicidade, porém sem perder de vista a qualidade, a Sollus Raf Junior possui corpo e braço confeccionados em mogno brasileiro selecionado, escala em jacarandá-da-bahia, captador Malagoli Custom P90 na ponte, potenciômetros Gotoh (um para controle de volume e outro para tonalidade), jack Switchcraft, capacitor Sprague Orange Drop 0.22uf, tarraxas Sperzel Solid Pro e ponte Wilkinson GTB Wraparound, acabamento na cor preta com os poros da madeira aparentes (open pore), braço colado (set-neck), 22 trastes de tamanho médio, raio de 12”, escala com 24,75mm de comprimento e nut de osso com 43mm.

Ao contrário de uma Les Paul tradicional, a Raf Junior não é muito pesada (graças ao mogno escolhido criteriosamente), e possui braço com shape relativamente fino, o que proporciona um maior conforto em termos de pegada.

Desplugada, ela apresenta excelente ressonância e bastante sustentação, soando quase como um violão. Uma vez plugada no amplificador, nota-se que o captador Malagoli Custom P90 (fabricado em alnico V), traz um brilho singular que equilibra as frequências sonoras tradicionalmente mais graves proporcionadas pela combinação de madeiras presentes na guitarra (mogno e jacarandá), soando bem tanto com distorções quanto com timbres clean, sendo muito interessante para tocar estilos como classic rock, blues e punk.

Outro aspecto importante de mencionar é a funcionalidade da ponte wraparound desenvolvida pela Wilkinson. Confeccionada em alumínio, ela é leve e permite um melhor ajuste de afinação (graças ao sistema de ajuste com compensação para as cordas si e sol).

Por fim, por ser um instrumento custom shop, é vendido sob encomenda e pode ser customizado em vários aspectos para atender o gosto e as necessidades do cliente.

Veredito: uma guitarra bem construída, confortável de se tocar e feita com matéria-prima selecionada, perfeita para quem aprecia o estilo minimalista e deseja tocar um bom e velho rock’n’roll. Plugue, coloque o volume no talo e seja feliz.

 

Sollus Raf Junior

Fabricante

Sollus Guitars

Corpo

Mogno

Braço

Mogno

Escala

Jacarandá-da-Bahia

Comprimento da escala

24,75mm

Trastes

22 trastes médios em alpaca

Tipo de construção

Braço colado (set neck)

Nut 

Osso – 43mm

Tarraxas

Sperzel Solid Pro

Ponte 

Wilkinson GTB

Potenciômetros

Gotoh

Capacitor

Sprague Orange Drop 0.22uf

Jack

Mono Switchcraft

Cor

Preto poros abertos (open pore)

Captação

Malagoli Custom P90

 

Mais informações no Instagram e e-mail luthiershop@gmail.com da Sollus Guitars.

 

*Autor: Álvaro Silva é apaixonado por música, guitarra e luteria. Criador do blog Guitarras Made In BraSil – espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de profissionais brasileiros que produzem guitarras, contrabaixos e violões custom shop. 

 

1 Comentário

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart