Eventos
Prolight + Sound 2023 dedica esforços para estabilizar a indústria
Feira alemã tenta ser palco de um evento positivo para o setor de eventos que está passando por momentos difíceis com os efeitos massivos da crise energética e a escassez de mão de obra qualificada; além disso, as consequências da pandemia ainda estão presentes.
A indústria está enfrentando os desafios contínuos com criatividade, impulso para a inovação e muita energia positiva. Como uma feira comercial reconhecida na indústria de tecnologia de entretenimento, a Prolight + Sound (25 a 28 de abril de 2023) está avançando a todo vapor para estimular um novo crescimento. Ao fazer isso, o show se concentra em uma experiência de produto ideal, oportunidades de treinamento de alto calibre e aproximando as empresas proativamente dos principais grupos-alvo.
“Nossa missão é criar um lugar onde a indústria se sinta em casa e onde nasçam grandes ideias para o futuro da economia de eventos. Na Prolight + Sound, a indústria mostra sua enorme relevância: como um importante setor econômico, como um impulsionador da diversidade cultural, como um excitante campo de atividade para pensadores criativos e mentores visionários”, diz Mira Wölfel, diretora da Prolight + Sound.
A demanda por uma feira internacional abrangente para todos os campos da tecnologia de eventos se reflete no alto nível de interesse demonstrado pelas empresas. Inúmeros nomes importantes de uma ampla variedade de segmentos já declararam sua participação, incluindo ADJ, Adam Hall, Area Four Industries, Artthea Bühnentechnik, ASM Steuerungstechnik, AV Stumpfl, Ayrton, Bütec, Cast, Chainmaster, Chauvet, Chemtrol Division, Clay Paky, ComputerWorks, DAS Audio, Dataton, Elation, ETC, Eurotruss, Focon, Gala Systems, Gerriets, GLP, Highlite International, HOF, Igus, InEar, JB-Lighting, Kling & Freitag, KS Audio, Kvant, L-Acoustics, Lawo, Lightpower, Link, LMP Lichttechnik, MA Lighting, Meyer Sound, Osram, Riedel, Ritter Maschinen, Robe, SBS Bühnentechnik, SGM, TAIT, TMB e Waagner-Biro.
Uma evolução muito positiva pode ser observada no segmento de teatro e tecnologia cênica, que se tornou um importante pilar de crescimento do show nos últimos anos. Os visitantes também podem esperar o retorno de inúmeros fabricantes asiáticos, especialmente no segmento de LED.
Amplo espectro, perfil claro
A Prolight + Sound apresenta todas as inovações tecnológicas que criam experiências especiais para os visitantes e transformam um evento em um show espetacular: seja em palcos de shows, em óperas e teatros, em clubes ou museus, parques temáticos e no mundo do branding. Também apresenta soluções para ambientes de estúdio e transmissão. A meta é voltar a crescer junto com a indústria em todos os segmentos e ampliar cada vez mais o portfólio de feiras.
No que diz respeito ao design dos pavilhões, a feira é pautada pela coerência. O Hall 11 concentra-se em produtos para reforço de som, estúdio, tecnologia de gravação e produção, bem como tecnologia de mídia e câmera. O Hall 12 abriga empresas da indústria de iluminação e teatro, bem como tecnologia de projeção e exibição, além de serviços, equipamentos e planejamento de eventos. Além disso, há o Portalhaus com inovações de DJ e apresentações ao vivo, além de várias salas de demonstração de áudio. No espaço externo, os visitantes poderão experimentar soluções outdoor de sonorização e tecnologia LED, além de palcos móveis em ação.
Contribuindo com tudo para a mixagem perfeita
Com uma variedade de apresentações especializadas e formatos de programação, a Prolight + Sound destaca a importância do segmento de áudio como pilar do evento. Uma nova oferta nesta área é o ProAudio College, que está sendo criado em cooperação com a instituição educacional da Associação Alemã de Tonmeisters (BiW-vdt). Durante os quatro dias do show, oferecerá workshops e seminários de classe mundial para profissionais de áudio, bem como para iniciantes interessados no setor de estúdio e ao vivo. Após a participação nos seminários, os participantes receberão uma confirmação por escrito como prova dos conhecimentos adquiridos.
Valioso know-how para os profissionais e total aposta nos jovens talentos
No contexto de desenvolvimentos turbulentos, as qualificações profissionais e a formação contínua são de imensa importância. Portanto, a Prolight + Sound lançará um programa educacional ainda mais extenso este ano.
Durante os quatro dias, especialistas fornecerão informações sobre os tópicos atuais da indústria no palco principal do Hall 11. É dada atenção especial às soluções sustentáveis. Para este fim, o EVVC e.V. (Associação de Centros de Eventos Europeus) está organizando um programa especial que mostra, entre outras coisas, como operações de eventos que economizam recursos podem contribuir para a redução de custos.
No palco Theatre + Light, especialistas em produtos e renomados designers de iluminação, cenografia e palco fornecerão informações sobre as tendências tecnológicas do futuro. Outra característica estabelecida do evento é a Prolight + Sound Conference: Em estreita cooperação com VPLT e.V. (Associação de Tecnologia de Mídia e Eventos), oferece expertise concentrada para a indústria.
Com o Future Hub no Hall 11.0, o compromisso com os jovens talentos da indústria ganha ainda mais visibilidade na Prolight + Sound. A área reúne conteúdos para os profissionais de hoje e de amanhã. Aqui serão apresentadas startups criativas, empresas com vagas e instituições de ensino com cursos especializados em eventos. Além disso, o Future Talents Day retornará à Prolight + Sound em 2023. Na sexta-feira, 28 de abril, o dia temático convida estagiários e estudantes, bem como todos os recém-chegados interessados, oferecendo uma variedade de palestras sobre cenários profissionais em eventos do setor, eventos de networking com empresas expositoras, visitas aos bastidores e muito mais.
Um negócio de pessoas
Combinar oferta e demanda de forma direcionada e promover novas relações comerciais: este é um objetivo central da Prolight + Sound. Nesse contexto, a Messe Frankfurt está intensificando seus esforços para estabelecer contatos entre as empresas e os principais compradores.
Por exemplo, Prolight + Sound 2023 oferece um programa de compradores convidados: os tomadores de decisão selecionados da indústria recebem um convite exclusivo para o show, incluindo viagem e acomodação. Outra oferta da Prolight + Sound são as visitas guiadas à feira, que dão aos visitantes uma visão geral concentrada das inovações dos fornecedores de várias áreas de foco. Os profissionais podem participar de passeios a teatro e ver tecnologias cénicas, além de soluções sustentáveis. Além disso, haverá um tour especial para jovens profissionais no Future Talent Day.
Além de negócios e educação, a Prolight + Sound dá à indústria a oportunidade de se celebrar de forma festiva. Na noite do primeiro dia da feira, visitantes e expositores são convidados para uma grande confraternização com música e drinks.
A participação em todas as conferências, workshops e demonstrações de produtos, bem como na confraternização, é gratuita para visitantes com bilhete válido.
Mais informações aqui.
Eventos
Messe Frankfurt e VNU anunciam Prolight + Sound Bangkok 2026
O novo evento estreará em setembro de 2026 e posicionará Bangkok como um polo estratégico para entretenimento e tecnologias audiovisuais profissionais no Sudeste Asiático.
A Messe Frankfurt Hong Kong, em parceria com a VNU Exhibitions Asia Pacific, anunciou a criação da Prolight + Sound Bangkok, uma nova feira regional dedicada à tecnologia de entretenimento e ao mercado audiovisual profissional. O evento acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026, no Centro Internacional de Comércio e Exposições de Bangkok (BITEC).
O lançamento visa aproveitar a posição estratégica da Tailândia como porta de entrada para o mercado do Sudeste Asiático, uma região com mais de 670 milhões de habitantes e um ecossistema em rápida expansão para música ao vivo, turismo, entretenimento, integração audiovisual e instalações culturais.
Uma plataforma com respaldo global
A Prolight + Sound Bangkok conta com o respaldo da experiência internacional da Messe Frankfurt — organizadora da Prolight + Sound Frankfurt e da Prolight + Sound Guangzhou — e da expertise regional da VNU Exhibitions Asia Pacific.
“A Prolight + Sound Bangkok é uma extensão natural da nossa marca no Sudeste Asiático. Conectaremos a inovação global a uma região com grande potencial de transformação”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.
O novo evento servirá como uma ponte comercial para fabricantes e distribuidores internacionais de áudio e vídeo que buscam crescimento na ASEAN, impulsionando simultaneamente o desenvolvimento local.
Tailândia, um motor regional para eventos e turismo
O país está consolidando sua posição como um destino chave para eventos internacionais, graças a:
- Mais de 35 milhões de visitantes em 2024
- Políticas de visto flexíveis e conectividade aérea internacional
- Liderança no turismo MICE na ASEAN
- Iniciativas governamentais como a Tailândia 4.0 e programas de economia criativa
Grandes festivais como EDC e Tomorrowland estão trazendo suas edições para o país, acelerando a demanda por áudio profissional, iluminação, vídeo, palcos e experiências imersivas.
“Bangkok possui a infraestrutura ideal, o dinamismo cultural e o apoio institucional para sediar um evento dessa natureza”, disse Justin Pau, CEO da VNU Exhibitions Ásia-Pacífico. Categorias Principais
O evento reunirá soluções para:
- Áudio Profissional
- AV para Conferências e Eventos Corporativos
- Iluminação Profissional
- Equipamentos de Palco
- Tecnologias de LED e Displays
- Música e Equipamentos Relacionados
Um ponto central para o ecossistema da ASEAN
A Prolight + Sound Bangkok pretende se tornar o principal ponto de encontro para fabricantes, instaladores, locadoras, espaços para eventos, integradores, designers e profissionais de produção na Ásia, com uma oferta de negócios, treinamento e networking alinhada às necessidades do mercado.
“Queremos que as marcas globais cresçam com confiança na região e que os fornecedores locais encontrem novas oportunidades”, disse Richard Li, Diretor Executivo da Messe Frankfurt (HK) Ltd.
Eventos
Sesc Santo Amaro apresenta programação musical em novembro
Entre os destaques do mês, Eduardo Gudin traz show que engloba diversos momentos de sua carreira, além do Cine Concerto, com execução de trilha sonora ao vivo e diversos shows gratuitos.
Durante o mês de novembro, o Sesc Santo Amaro traz espetáculos de vários gêneros e estilos, como no projeto AMAROGEEK, que celebra a cultura geek em múltiplas linguagens, incluindo a de música, trazendo entre os destaques, o Cine Concerto e o Concerto Nas Estrelas, além disso, o compositor Eduardo Gudin faz um passeio por momentos marcantes de sua carreira, com a participação de da cantora Léla Simões. Outro destaque é o projeto Música Ao Cair Da Tarde, com apresentações de música instrumental brasileira. Ainda tem Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher ancestral na música popular do Brasil.
De 12 a 23 de novembro, o projeto AMAROGEEK traz uma programação que celebra a cultura geek, com atrações como o Cine Concerto, com a exibição do filme Besouro, com trilha sonora tocada ao vivo pela Batucada Tamarindo, com bases da Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola e toques do Candomblé de Cuba, no dia 20/11, às 15h30. Já o Concerto nas Estrelas, com SP POP´S Symphonic In Concert, idealizada pelo maestro Ederlei Lirussi, executa neste programa, uma música de cada episódio da saga Star Wars, no dia 21/11, às 20h.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin, no dia 28/11, às 20h, traz o compositor acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multipercussionista Kaoei Couto, para interpretarem um repertório com obras de diversos momentos de sua carreira, apresentando os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.
O Música ao Cair da Tarde traz shows de músicas instrumental, às sextas-feiras às 19h. Dia 7/11, Eduardo Machado Quinteto traz Do Nato ao Samba Jazz, show do álbum que nasceu com o intuito homenagear João Donato e resgatar o samba jazz. Já o Regional Terça Maior, apresenta um repertório com clássicos do chorinho, reforçando o fomento desse estilo, no dia 28/11. O projeto AMAROGEEK, também marca presença aqui com Tramas Sonoras com Tempus Transit, no dia 14/11, com melodias celtas, medievais e renascentistas, apresentando instrumentos como o krummhorn e o rauschpfeife, assim como o Terra Celta – FolkGeek, banda referência em música celta no Brasil, que se apresenta no dia 22/11, além do Quinteto Geek Ofisa, no dia 21/11.
Mais informações sobre a programação
Mila Costa
Dia 1/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Cantora popular e lírica, professora de canto, musicoterapeuta e produtora paraense, Mila Costa apresenta para o Baile da Sereia, onde a magia da Amazônia se encontra com a paixão e a energia dos ritmos dançantes do Norte do Brasil. Neste show, Mila Costa apresenta uma mistura de brega paraense e carimbó.
Eduardo Machado Quinteto – Do Nato ao Samba Jazz – Música ao Cair da Tarde
Dia 7/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Neste show Eduardo Machado Quinteto apresenta um repertório autoral do seu 10º álbum, “Do Nato Samba Jazz”, o compositor e baixista Eduardo Machado revela toda a riqueza e diversidade da música instrumental brasileira. O álbum nasceu com o intuito homenagear João Donato, que é uma das maiores referências da música popular brasileira, também tem o escopo de resgatar o gênero musical Samba Jazz.
Clarianas – Derramágoa de Mulher
Dia 9/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Com um repertório que une clássicas canções das Clarianas com outras inéditas, costurado com músicas dos dois últimos álbuns “Quebra Quebranto” e “Xirê”, Derramágoa de Mulher transborda axé e esperança de dias melhores, confiando na força sagrada da celebração.
Tramas Sonoras – com Tempus Transit – Música ao Cair da Tarde
Dia 14/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Executando danças e melodias celtas, medievais e renascentistas, o grupo apresenta instrumentos raros, tais como o krummhorn e o rauschpffeife, ao lado de diversos tipos de flautas, da vihuela e de percussão variada.
Cine Concerto: Besouro – com Batucada Tamarindo
Dia 20/11, quinta-feira, 15h30. Teatro. Livre. 90 minutos
Ingressos: R$60 (inteira), R$30(meia entrada) e R$18(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc
Exibição do filme Besouro, que conta a vida de Besouro Mangangá, lendário capoeirista brasileiro de 1920, com trilha sonora feita ao vivo pela Batucada Tamarindo, que em sua sonoridade, traz bases da música tradicional o Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola, toques do Candomblé de Cuba, criando assim, uma infinidade de formas de estudos, criação e misturas.
Quinteto Geek Ofisa – Música ao Cair da Tarde
Dia 21/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Os jovens músicos da Ofisa: Mariana Marquezin e Juliana Sakura nos violinos, Gabriel Martins na viola, Lucas Marquezin no violoncelo acompanhados belo brilho da flauta transversal com Renan Maia, se reuniram atraídos pelo repertorio Geek, apresentando-o com o timbre das cordas e flauta transversal.
Ficha técnica:
Violinos – Mariana Marquezin e Juliana Sakura
Viola – Gabriel Martins
Violoncelo – Lucas Marquezin
Flauta transversal – Renan Maia
Direção Artistica: Silvia Luisada
Concerto nas Estrelas – Tributo a Star Wars
Dia 21/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos
Ingressos: R$40 (inteira), R$20(meia entrada) e R$12(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc
Idealizada pelo Maestro Ederlei Lirussi, a SP POPS possui em seu repertório temas populares como temas de filmes, desenhos animados, programas de televisão de conhecimento popular, buscando sempre maior aproximação com o público, atraindo a atenção pelas emoções e lembranças que evocam.
Além disso, durante as apresentações e enriquecendo o teor cultural, o maestro apresenta algumas curiosidades e informações a respeito das produções abordadas.
Terra Celta – FolkGeek – Música ao Cair da Tarde
Dia 22/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Terra Celta, banda referência em música celta no Brasil, leva o público a uma viagem musical que mistura sua sonoridade única com temas icônicos de filmes, séries e games. O resultado é um espetáculo interativo e nostálgico, que mescla RPG, cosplay e cultura geek.
Oaklore
Dia 23/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
Oaklore traz a experiência de estar em uma antiga taverna, oferecendo um espetáculo de alta qualidade que transporta o público para a Idade Média e para mundos fantásticos, com o objetivo principal de criar uma atmosfera instigante para que as pessoas apreciem músicas antigas de diversas culturas ao mesmo tempo que viajam para universos inspirados em mitologias de tempos antigos.
Regional Terça Maior – Música ao Cair da Tarde
Dia 28/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos
O Regional Terça Maior é um grupo de choro que fomenta a música Instrumental brasileira na região de Santo Amaro. Nessa apresentação relembram clássicos do chorinho além de interagir com público conversando e contando histórias desse universo.
O Mundo Musical de Eduardo Gudin
Dia 28/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos
Ingressos: R$70 (inteira), R$35(meia entrada) e R$21(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc
Eduardo Gudin (voz e violão) sobe ao palco acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multi- percussionista Kaoei Couto para interpretarem repertório com obras autorais de diversos momentos da carreira do compositor, trazendo à tona os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.
Foto de Joana Gudi
Eventos
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
Para celebrar a vinda do AC/DC exclusivamente a São Paulo com a turnê “POWER UP”, na noite de 06/01, das 19h às 23h, a fachada da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da turnê no Brasil, foi iluminada pelo icônico logo da banda.
O show acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio do MorumBIS. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros e de 7 a 12x com juros, estarão disponíveis a partir do dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br) e 11h na bilheteria oficial.
Show em São Paulo
A turnê “POWER UP”, nomeada em homenagem ao mais recente álbum de estúdio da banda, que alcançou o 1º lugar em 21 países, contará com 21 apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Atlanta, South Bend, Toronto, São Francisco, Filadélfia, Nova Jersey e muito mais. No Brasil, o show acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo, no MorumBIS.
Esta etapa da turnê “POWER UP” levará a banda a alguns dos maiores estádios do continente. Os ingressos para o show estarão disponíveis no dia 07 de novembro. No Brasil, os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros, estarão disponíveis no dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br). Será o único show no país!
O AC/DC realizou seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub, em Sydney, Austrália. Eles se tornaram uma das bandas mais influentes da história do rock, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O álbum Back In Black é o “álbum mais vendido de todos os tempos por uma banda” e o “terceiro álbum mais vendido da história por qualquer artista”, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas e contando. O AC/DC foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2003. A banda continua lotando estádios em vários continentes, vendendo milhões de álbuns anualmente e acumulando bilhões de streams.
Para celebrar seu longo reinado como a maior banda de rock and roll do mundo, o AC/DC – Angus Young (guitarra solo), Brian Johnson (vocal), Stevie Young (guitarra base), Matt Laug (bateria) e Chris Chaney (baixo) – está de volta aos palcos para se apresentar para sua legião de fãs dedicados, que cresce a cada ano.
Crédito imagens: Live Nation/ @pridiabr
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas2 semanas ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO







Você deve estar logado para postar um comentário Login