Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

NAMM 2024: Um novo começo na indústria musical

The NAMM Show foi realizado de 25 a 28 de janeiro, em Anaheim, e trouxe uma renovação no ambiente de negócios e criação de música.

O retorno do The NAMM Show em janeiro de 2024 simbolizou mais do que apenas uma retomada das atividades presenciais; representou um renascimento da confiança no mercado global de música. O evento destacou-se como um alívio, devido à notória recuperação da principal feira do setor.

Sob nova liderança, com John Mlynczak à frente e parte da equipe diretiva renovada, a NAMM embarcou em uma jornada para reafirmar sua missão de catalisar e expandir os negócios da música mundialmente. As viagens internacionais feitas por John em 2023, incluindo visitas ao Brasil, serviram para fortalecer laços e reiterar a importância da NAMM como uma entidade promotora da música em todas as suas formas.

A escolha de John Mlynczak como novo presidente da NAMM foi comprovadamente acertada. Sua estreia no evento Breakfast of the Champions destacou sua capacidade de liderança e o compromisso com a inclusão social, trazendo à tona discussões relevantes com convidados de diversos gêneros e raças.

Notamos que há uma idiossincrasia no entendimento do que é uma feira no passado e atualmente. O The NAMM Show foi novamente um farol de influência para os 62.282 presentes, incluindo os 10.518 visitantes internacionais, três mil visitantes internacionais a mais que em 2023.

Ainda com alguma desconfiança, a edição de 2024 trouxe consigo questionamentos sobre a relevância de feiras em uma era dominada pela tecnologia ou na possibilidade de viagens ou eventos menores. No entanto, a resposta parece residir na necessidade do encontro ao vivo das pessoas e na percepção do posicionamento de cada marca perante aos concorrentes. Mas podemos ir além disto, o evento é também uma porta de entrada aos futuros profissionais do setor e simboliza a estabilidade (ou não) do ambiente de negócios de um mercado, provocando novos e velhos participantes e promovendo uma cultura de oportunidades.

O destino da NAMM será o mesmo da Musikmesse?

Definitivamente não creio que a feira terá o mesmo destino da Musikmesse, baseado nos dados que tivemos acesso. O The NAMM Show está inclinado a crescer e isso é um alívio.

Empresas como Boss/Roland e Taylor Guitars demonstraram um interesse renovado, reservando seus espaços no evento de última hora. Outras, como Martin Guitars, Yamaha, Tama e Ibanez, reafirmaram sua confiança na importância do evento desde o início.

Entretanto, o efeito em cascata ocasionado pela entrevista do presidente da Fender, que questionou a necessidade do investimento no The NAMM Show há poucos anos atrás, ainda remanesce e influencia algumas das empresas seguidoras, sem que elas notem que isto poderia se tornar parte de uma estratégia de ocupação de espaço e branding.

Vale também mencionar que a preocupação de alguns expositores com quem conversamos recai sobre os valores e o monopólio (Nota: sei que o termo está errado, mas é interessante falar assim) da Freeman, empresa que presta a estrutura de serviços para o NAMM Show, trazendo custos e burocracias desnecessárias para uma nova realidade pós-covid.

E, por fim, a data da feira ISE, em Barcelona, com a diferença de apenas um dia do The NAMM Show. Note que já anunciaram que em 2025 haverá o afastamento de 10 dias da data da ISE em relação ao NAMM.

Em 2025 teremos um novo The NAMM Show

Na edição de 2024 do The NAMM Show, comentava-se sobre a presença de diretores de marcas famosas, que estavam avaliando a possibilidade de investir em futuras edições. Um novo olhar das marcas globais líderes evidencia um novo pensamento sobre a responsabilidade destas com o mercado e a relevância do evento como um catalisador setorial.

Há grandes expectativas que cercam o futuro do The NAMM Show, mas elas devem ser tratadas com prudência, pois é um processo de retomada. A NAMM demonstrou sua resiliência e capacidade de adaptação, crescendo em um novo formato que promete superar as adversidades.

O NAMM Show 2024 marcou um importante passo rumo à recuperação e adaptação do setor musical e de áudio. As lições aprendidas nos últimos anos moldaram um evento mais resiliente, inovador e centrado na paixão pela música e na conexão entre as pessoas.

Aguardamos a edição de 2025, de 23 a 25 de janeiro, e as novidades que trará!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart