Atividade do comércio cresce 5,2% em 2013

Atividade do comércio cresce 5,2% em 2013
janeiro 09 13:54 2014

A análise foi feita pela Serasa Experian. Apesar do número positivo, o ritmo de crescimento do varejo é o menor desde 2003, sendo resultado de diversos fatores; conheça-os

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em 2013 cresceu 5,2% em relação ao ano de 2012. Foi o menor ritmo de crescimento da atividade varejista em 10 anos, superando apenas as variações anuais exibidas durante o período de 2001 a 2003.

De 2004 a 2012, o menor crescimento da atividade varejista havia ocorrido em 2009 (alta anual de 6,1%), ano que foi marcado pela recessão do primeiro semestre devido aos impactos adversos da crise financeira internacional, eclodida a partir de setembro de 2008.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o menor desempenho da atividade comercial registrado em 2013 foi fruto da escalada das taxas de juros no mercado doméstico, da alta da inflação, especialmente durante o primeiro semestre do ano, e do menor grau de confiança dos consumidores, ainda em situação de elevado endividamento e, por isto, mais preocupados em sair da inadimplência que assumir novos financiamentos.

Baixe agora nossos aplicativos:

Em 2013, a atividade varejista foi alavancada pelos segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,4%) e de combustíveis e lubrificantes (4,5%). As lojas de veículos, motos e peças registraram expansão de 3,8% no movimento dos consumidores no ano passado, seguidas de perto pelo segmento de material de construção (3,7%).

Na sequência, as lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram elevação de 3,3% em 2013 e, por fim, vieram as lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática com expansão de 3,1% no ano passado.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles