Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

AlexProMix oferece dicas e cursos sobre Dolby Atmos

Com uma carreira de aproximadamente 20 anos, o fundador da empresa Alex Solano não só trabalha em seu estúdio como também cria vídeos e cursos online para explicar mais sobre gravação e mixagem em Dolby Atmos.

Alex Solano e seu estúdio AlexProMix têm feito grandes avanços na indústria da música. Com sede em Los Angeles, ele está ajudando gravadoras e distribuidoras de música a crescer com a exposição fornecida pelo Dolby Atmos.

Alex já mixou, masterizou e/ou remasterizou mais de 100 projetos em Dolby Atmos. Além de produzir trilhas para artistas de sucesso em todo o mundo, Solano também produz tutoriais de áudio imersivo no YouTube, faz vídeos de produtos para diferentes empresas e viaja pelo país fazendo demos de produtos, auxiliando outros estúdios de gravação e tem interesse em conhecer empresas de software dentro do ambiente de gravação.

Alex é um mixer certificado com Universal Music Group e Warner Music Group, e AlexProMix rapidamente se tornou a empresa de mixagem Atmos para várias gravadoras, incluindo Atlantic Records, Photo Finish, CINQ Music e M.A.D Solutions.

Saiba mais na entrevista a seguir que tivemos o prazer de realizar durante o último NAMM Show.

M&M: Conte-nos sobre seu foco atual.

Nos últimos dois anos, concentrei-me na mixagem de áudio imersivo. Há um grande impulso nisso, especialmente em plataformas de streaming como Apple ou Amazon, para oferecer todas as novas músicas em Dolby Atmos. Em 2021, construí meu estúdio, foi “ajustado” para esse recurso por um engenheiro da Dolby e tenho trabalhado com a Apple e outros editores. Eu tenho trabalhado com todos os tipos de música. Recentemente fiz remasterizações para Daddy Yankee, músicas como “La gasolina”, “La despedida”, “Lo que pasó, pasó”… Músicas de seus 5 maiores sucessos de 2004 foram remasterizadas em Dolby Atmos.

M&M: O que mais te atraiu no áudio imersivo?

Eu gosto de como leva a tecnologia para o próximo nível. Na década de 1960, houve um grande impulso de mono para estéreo e agora estamos vendo essa mudança novamente, nos últimos anos, de estéreo para Atmos e os serviços de streaming estão apoiando isso, o que significa que os artistas agora têm a oportunidade de obter mais exposição. Se um artista tiver masters em Dolly Atmos com um master estéreo, ele terá mais chances de entrar nas listas de reprodução e obter mais exposição.

M&M: Que tipo de equipamento você usa para isso?

Quando tomei a decisão de mudar de estéreo para Atmos, percebi que nenhum dos meus aparelhos de som era compatível. Então desmontei meu antigo estúdio e comecei do zero; até meu computador foi substituído. Quando comecei com Dolby no final de 2021, a indústria da música estava apenas adotando isso. Com a ajuda de meus colegas da Avid e Dolby, decidi escolher uma estação de trabalho de áudio digital e, a partir daí, selecionei equipamentos adicionais.

Para minha DAW, escolhi o Avid ProTools, com o Avid MTRX Studio atuando como interface de áudio. Também tenho, da Avid, S1 Control Surface e S1 Dock.

Tenho monitores Bowers & Wilkins, amplificadores LEA Professional Connect 704D e 168D, escolhidos por sua compatibilidade com Dante, um equipamento de efeitos multicanal Eventide H9000 e também subwoofers Genelec 7070A.

No lado do software, também uso plugins da Nugen Audio e Sound Particles. Por exemplo, a Nugen Audio é uma das primeiras empresas a criar plugins para áudio imersivo. O que você pode fazer com eles é pegar um arquivo estéreo e simplesmente espalhá-lo por toda a sala, ao seu redor. É uma experiência de imersiva incrível!

M&M: Conte sobre o lado educacional.

Tenho um canal no YouTube chamado AlexProMix onde crio vídeos sobre tudo isso, ensinando as pessoas a mixar e masterizar em estéreo e Dolby Atmos. Meu público-alvo são produtores musicais e engenheiros autodidatas que tenham computador, tenham algum conhecimento, mas precisam saber como afinar vozes, como fazer um cue de bateria, como mixar em formatos imersivos e também faço vídeos para outras empresas como AutoTune e algumas outras, em espanhol e inglês também.

Muitas vezes as pessoas procuram vídeos no YouTube, mas ficam confusas porque os criadores têm opiniões diferentes e obtêm apenas uma pequena parte do exemplo. No meu site https://www.alexpromix.com você encontrará cursos completos de mixagem e masterização. Estes são cursos longos, então no YouTube você tem uma amostra do que pode fazer. Ao acessar o site, há um curso completo com opções de associação para obter acesso total.

M&M: Algum projeto atual que possa compartilhar conosco?

Estou trabalhando em muitos projetos de música Afrobeat agora que estão ficando muito comerciais. Também estou fazendo um catálogo remasterizado para reggae, não posso dar nomes, mas entre Universal, Atlantic e Warner estou fazendo muita música.

Se você é produtor musical ou engenheiro, agora é o melhor momento para começar a aprender sobre tecnologia imersiva porque o futuro parece brilhante e é assim que você pode garantir uma carreira de sucesso na indústria da música.

Fotos de Brynne Hosea

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart