Alcons Audio traz sua tecnologia pro-ribbon

Alcons Audio traz sua tecnologia pro-ribbon

por 12/06/2020

A fabricante de áudio Alcons busca se expandir na América Latina e traz para os usuários uma série de produtos com sua tecnologia pro-ribbon patenteada.

A Alcons Audio é uma fabricante de áudio com sede nos Países Baixos, conhecida pelo uso da tecnologia de transdutores pro-ribbon em todos os seus sistemas de som.

A companhia nasceu em 2002, como explica Tom Back, fundador: “Tive a ideia de iniciar a Alcons Audio com dois sócios, que conhecia do nosso trabalho anterior em outra empresa profissional de áudio: Philip “Dr. Phil” de Haan, chefe de pesquisa e desenvolvimento, e Maurice Laarhoven, chefe de finanças e contabilidade. Como resultado de uma falência naquela empresa, conseguimos trazer também nossos ex-colegas de pesquisa e desenvolvimento e produção para começar com sete pessoas. Os três acionistas ainda atuam nas operações diárias. Como não se trata de capital de risco, somos livres para tomar decisões de curto e longo prazo, para construir uma forte posição e reputação no negócio de áudio profissional”.

Todos os alto-falantes e amplificadores/processadores da empresa são desenvolvidos e fabricados internamente, combinando o artesanato tradicional com as mais recentes tecnologias, materiais e processos de produção.

Os sistemas da Alcons estão sendo usados ​​por The Elbphilharmonic em Hamburgo, Alemanha (no top 3 das principais salas acústicas), Hamilton the Musical (Broadway e no mundo), Eikon, Levels Audio Studios e American Legion Hollywood, Walt Disney, Lucasfilm, salas de projeção da NBC Universal, bem como em shows do Iron Maiden, Kiss, Iggy Pop, Def Leppard e até a turnê do Alan Parson Project, para citar alguns.

Leia esta interessante entrevista com Tom e saiba mais!

M&M: Quais foram os fatos mais importantes na história da empresa?

Tom: Fazer crescer uma empresa globalmente nesse ritmo, desenvolver uma marca de alto posicionamento no mercado, concorrer com marcas de 35 a 50 anos na condição de empresa “iniciante” e os muitos produtos em evolução, patentes e pedidos de patentes, tudo isso tem sido uma viagem, junto com outros destaques: novos parceiros em novos países, expansão da produção, abertura de escritórios de fábrica, novos desenvolvimentos etc.

Mas acho que a conquista mais relevante é o desenvolvimento do line array de grande formato LR28. Esse é o nosso sistema de som grande para turnês, que usa nosso maior transdutor pro-ribbon para frequências médias e altas. É a primeira vez na história que uma reprodução de som com largura de banda de frequência completa tão clara e com distorção extremamente baixa é possível para desfrutar da experiência sonora mais realista em qualquer nível de pressão sonora.

É também a primeira vez que exatamente a mesma tecnologia de transdutor pode ser usada para um monitor de estúdio de música clássica até um show de rock pesado em um estádio. Uma referência ideal que permite uma reprodução sem compressão 1:1 da fonte de som original, como o artista deseje que soe. Em qualquer aplicação, para audiências de qualquer tamanho.

M&M: A empresa é conhecida por usar a tecnologia pro-ribbon. Quais são as vantagens dessa tecnologia?

Tom: Com desenvolvimentos tecnológicos como 5G móvel, taxas de transmissão de alta velocidade, transmissão por fibra óptica, capacidades de armazenamento cada vez maiores, taxas de amostragem de gravação de 192 kHz (ou até de 384 kHz!) e áudio HD não comprimido, podemos perceber claramente que a antiga tecnologia de transdutor de driver de compressão com 100 anos de idade, com largura de banda limitada, resposta não linear, faixa dinâmica fraca e distorção extremamente alta não é adequada para reforçar este material de última geração.

Com mais de 35 anos de experiência em tecnologia de transdutores pro-ribbon, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Alcons Audio usa essa tecnologia de transdutor como base para todos os sistemas de som da Alcons.

Embora o nome possa indicar algo diferente, a tecnologia de transdutor pro-ribbon da Alcons não tem nada a ver com a antiga tecnologia de fita “pura”, que ainda é considerada com baixa potência, baixa eficiência, baixa impedância e, principalmente, é frágil. Portanto, não é adequada para aplicações de áudio profissional.

A tecnologia de transdutor pro-ribbon da Alcons possui uma resposta de frequência plana acima de 20.000 Hz, uma taxa de potência dinâmica de 1:15 RMS a pico (tecnologias tradicionais 1:2) e uma resposta de impulso super-rápida. E com alta sensibilidade e direção de potência de até 3.500 W, é a alternativa do mundo real — e, portanto, mais confiável — para todos os designs atuais de transdutores de média e alta frequência — (tweeters de fita e drivers de compressão de cúpula macia, cúpula de metal, Air Motion Transformer.

Falando em confiabilidade, investimos nosso dinheiro exatamente no que dizemos — nossos sistemas pro-ribbon são cobertos por uma garantia de seis anos sem complicações.

M&M: Que tipo de produtos há em seu catálogo hoje?

Tom: A Alcons oferece uma gama de soluções categorizadas em sistemas de fonte pontual, matriz de fonte pontual, coluna de fonte de linha e line array. Essas soluções acústicas estão disponíveis para uma ampla variedade de aplicações, como teatros de artes cênicas, auditórios, casas de culto, cinema profissional, home theater residencial, estúdios, além de mercados de produção e turnês de grande escala.

M&M: Quais são os sistemas mais vendidos?

Tom: O padrão de radiação cilíndrica natural da tecnologia pro-ribbon oferece um comportamento de acoplamento perfeito até as frequências mais altas, permitindo controle de diretividade sem lóbulos e alcance muito alto. Assim, nossas soluções de arrays — matrizes de fonte pontual da série R, matrizes de fonte linear da série L e matrizes de coluna de fonte de linha da série Q — são os sistemas que fazem a Alcons realmente se destacar. O micro line array LR7 é um dos nossos alto-falantes de maior sucesso, com milhares deles em operação diária em todo o mundo. A caixa mede apenas um CD de altura e dois de largura.

M&M: Os produtos são fabricados nos Países Baixos?

Tom: Todos os produtos são projetados e fabricados nos Países Baixos, na Europa. Atualmente, as instalações de produção são compostas por três locais diferentes, com departamentos separados para carpintaria, eletrônica e fabricação de transdutores.

Alcons no Brasil

M&M: A Alcons já está trabalhando no Brasil ou em outros países da América Latina?

Tom: A Alcons Audio está começando a desenvolver esse território, após o estabelecimento bem-sucedido de escritórios de fábrica nos Estados Unidos. Temos revendedores e instaladores regionais que trabalham com nossos sistemas lá, mas na verdade estamos considerando nossa expansão nessa região. A Alcons possui diferentes estratégias de distribuição para suas soluções de áudio profissional, cinema e estúdio/residencial. Estamos constantemente à procura de novos distribuidores e revendedores no segmento high-end de cada mercado.

M&M: O que você acha do nosso mercado?

Tom: Representa um território muito interessante, com uma rica cultura musical e de culto, que a Alcons Audio pretende desenvolver ainda mais. A transmissão da mensagem e a transmissão de música conforme concebida pelo artista não são limitadas por territórios, regiões ou fronteiras. A missão da Alcons é contribuir para o prazer unificador da música com as qualidades únicas de nossos sistemas de som.

M&M: O que torna seus produtos bons para o nosso mercado?

Tom: Além de oferecer hi-fi em níveis de pressão sonora de concerto, os sistemas de som da Alcons se destacam em ambientes acusticamente desafiadores, onde outros sistemas não podem oferecer mais do que inteligibilidade medíocre. Isso vale tanto para aplicações em interiores, com paredes e tetos refletivos, quanto para aplicações em exteriores, com vento, umidade e restrições de ruído.

M&M: O que está no futuro da Alcons?

Tom: Até agora, nos concentramos em expandir o portfólio de soluções com produtos “evolutivos” relativamente conservadores: nova tecnologia em formatos de produtos comprovados/aceitos no mercado. No futuro, a Alcons introduzirá formatos de produtos mais progressivos, destacando ainda mais o seu lado “revolucionário”.

 

alcons box