6 dicas para motivar a equipe de vendas durante a crise 

6 dicas para motivar a equipe de vendas durante a crise 

por 30/09/2016

Veja nesta coluna alguns conselhos que podem ajudar a melhorar o trabalho dos seus vendedores por meio da motivação!

A estimativa de vendas no comércio brasileiro para 2016 não é nada boa: apresenta um recuo em 4,8%, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmado, esse será o pior resultado do setor desde 2001.

Os números do primeiro trimestre do ano foram ainda piores, com queda de 7% em comparação ao mesmo período de 2015. Diante de tantos dados desanimadores, como motivar a equipe de vendas para fazer um ano melhor? De que forma incentivar os profissionais diante da crise que castiga o Brasil?

Motivado para motivar

Antes de tudo, precisamos entender quais são as formas de motivação: pode ser intrínseca, quando é interna e o próprio profissional vai atrás para atender seus anseios; e extrínseca, realizada por um líder, gestor ou outro profissional para contagiar os demais membros da equipe.

É importante reforçar que as pessoas são motivadas para satisfazer suas necessidades, seja de segurança, de realização, financeiras ou até mesmo de pertencer a um grupo.

Fica a dica!

Apresento seis dicas que podem motivar a equipe, especialmente durante a crise:

1- Tornar os profissionais mais seguros

A insegurança desmotiva! Em momentos de incerteza, existe o medo de perder o emprego. Por isso, é preciso envolver a equipe para encarar os problemas de frente. A situação está difícil? Qual é a dificuldade? É uma grande oportunidade para desenvolver quais pontos? O que vamos fazer para superar? Em cima dessas perguntas e respostas, crie um plano de ação com o envolvimento da equipe para encontrar a solução do problema.

2- Engajar

Atrair o vendedor por uma causa é papel de um líder. Toda equipe precisa de alguém para mobilizá-la por algum motivo.

3- Estar sempre por perto 

O feedback com a equipe deve ser constante. Apresentar os resultados, mostrar as avaliações positivas, as falhas e apontar de que forma podem melhorar o rendimento são atitudes que também motivam.

4- Estimular

Por meio do reconhecimento a quem apresenta os melhores resultados, seja financeiro, com bonificações ou aplausos, o líder leva a equipe a crescer e superar as dificuldades.

5- Entender a diferença entre motivação e felicidade

Muitos profissionais confundem os dois termos. Acreditam que estar feliz é sinônimo de estar motivado. Felicidade é uma sensação de bem-estar e contentamento. Precisamos estimular a equipe a encontrar os seus motivos para agir e conquistar o estado de felicidade com o alcance da meta. Um exemplo comum no mundo das vendas para compreender essa diferença é uma equipe que, mesmo incomodada por ter que dividir a carteira de clientes com outro vendedor, se motiva para vencer a concorrência interna e correr atrás dos melhores resultados.

6- Motivar para prospectar

Algo que, em um primeiro momento, para muitos vendedores não dá prazer também pode gerar resultado e, consequentemente, tornar-se prazeroso. Há vendedores com muitas habilidades, mas sem motivação para fazer a prospecção por medo da rejeição, timidez ou qualquer outra razão. Esses profissionais precisam se movimentar para perceber que a prospecção, assim como todas as atividades em vendas, gera resultados e é essencial para as outras etapas. E tudo que gera resultados traz prazer!

Comentários