Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Takto investe em imagem, distribuição e ampliação do mix de produtos

A Takto tem sua fábrica e matriz em São Paulo e, graças a ações recentes, conseguiu expandir sua presença em todos os estados do País. Mas está preparando uma grande novidade: mais produtos para oferecer ao mercado de percussão!

marcos e pai

Marcos e José Pereira

A Takto Instrumentos Musicais foi fundada em 1993 pelo sr. José Pereira no bairro do Bixiga, próximo da Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas). Pereira, hoje com 70 anos, era artesão especialista em instrumentos de sopro e percussão, tendo passado por diversas fábricas tradicionais da época desde 1968.

Com esse conhecimento, começou a fabricação de instrumentos por conta própria, vislumbrando uma grande oportunidade de negócio no ramo da percussão por ter contato com diversas escolas de samba,  favorecido pela proximidade com a Uesp e aproveitando o boom do pagode no começo dos anos 1990.

Desde sua fundação, a Takto fornecia para grandes porém poucos distribuidores de percussão, que aplicavam sua própria marca  aos instrumentos. O que parecia interessante acabou tornando a marca desconhecida no mercado por longos anos. Essa estratégia vem sendo alterada desde 2015, quando a administração da empresa foi assumida pelo filho do fundador, Marcos Pereira, que ocupa hoje a posição de diretor-presidente.

Produtos disponíveis

A Takto hoje possui uma linha completa que atende desde percussão para carnaval, samba, pagode, bandas e fanfarras, além de uma linha especial de pandeiros artesanais e acessórios em geral.

“A marca tem provado ser uma ótima opção quando se considera o custo-benefício: alto padrão de qualidade com um preço acessível em comparação aos demais fabricantes da mesma linha, além de garantir instrumentos com sonoridade muito apreciada por músicos profissionais tanto em apresentações quanto em gravações em estúdio”, comentou Marcos.

Graças a uma iniciativa implementada neste ano, a empresa está conseguindo aumentar sua presença em todo o País. Em janeiro de 2018, a Takto realizou mais um investimento em seu crescimento ao contratar a assessoria da especialista em marketing Elizangela Martins, profissional com vasta experiência em marketing e vendas de instrumentos de percussão brasileira. Esta, por sua vez, reformulou a estrutura interna de vendas e formou uma equipe de representantes comerciais que cobrem todo o território nacional. O trabalho tem gerado bons resultados nas expectativas de crescimento da empresa, mesmo em um ano de crise, com uma carteira atual de aproximadamente 200 lojas.

E este é outro passo importante para a empresa: o trabalho com as lojas. Marcos explica: “A Takto trabalha em parceria com os lojistas, oferecendo divulgação das revendas por meio de mídias sociais, convocando o consumidor a buscar a marca, além de realizar workshops de percussão. Também garantimos preços competitivos e condições de pagamento flexíveis”.

Seguindo sua meta de expansão, a Takto já vislumbra o mercado externo ao reativar as exportações, com parcerias já firmadas especialmente na América do Sul e na Europa.

A alma da empresa: a fábrica

A Takto fica na cidade de Embu-Guaçu, localizada a 42 km da capital paulista, importante polo de fábricas de instrumentos musicais.

Com uma estrutura enxuta, a fábrica possui prédio próprio de 350 m2, com 20 funcionários altamente capacitados. Preza pelo alto padrão de sua produção ao utilizar somente matéria-prima de qualidade, sustentável e com procedência e certificação. Opera com estoque e custos reduzidos, atendendo à demanda do mercado conforme encomendas.

Os instrumentos fabricados na Takto são em geral handmade, o que garante aos seus produtos uma identidade singular para que cada peça tenha uma característica exclusiva, indo na contramão da produção industrial em série, como é feito em fábricas de artigos de procedência asiática.

tantanzinho x

Tantanzinho 60 cm x 12”

Uma estratégia que vem sendo aplicada com sucesso para se posicionar no mercado é a parceria com grandes nomes da música brasileira, entre eles, Exalta Samba, Negritude Junior, Katinguelê e muitos outros, e também com renomados percussionistas profissionais, como Jeferson Fontana,  licenciado em música pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Jeferson estudou percussão sinfônica no Conservatório de Tatuí e já participou de vários encontros internacionais. Hoje é youtuber, responsável pelo canal da Takto.

Alguns dos produtos mais recentes da empresa são o tantanzinho 60 cm x 12”, em alumínio naval de 1 mm, com aro confortável e pele animal; a caixa de guerra 15 cm x 14”, em alumínio naval ou inox de alto brilho, com aro de aço cromado e esteira de seis fios; e o pandeiro em madeira envernizada 12”, com pele leitosa e platinela em latão artesanal.

“A Takto tem como principal objetivo alcançar destaque no mercado de percussão, posicionando-se entre as três maiores do Brasil. Para isso, aumentaremos os investimentos em marketing, em especial a presença em feiras nacionais e internacionais nos próximos anos”, detalhou Marcos.

Em desenvolvimento, a empresa aplica seus esforços em projetos que ampliarão seu mix de produtos, entre eles, bongôs, cajons e congas compactas. Sem dúvida, o mercado estará aguardando suas novidades!

Música & Mercado
Logo
Shopping cart