Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Saiba mais antes de empreender!

Veja aqui algumas sugestões úteis que todo empreendedor deve considerar antes de abrir um negócio

Luciano Lugli 87Quais são os segredos para se obter sucesso no próprio negócio? O que preciso saber para empreender e por onde começar? Essas são as principais dúvidas e anseios por parte de quem está prestes a dar o primeiro passo em um desafiante e amplo mercado.

Para Luciano Lugli, sócio-fundador do Grupo E-Lar, especializado em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos, “entender que não existem segredos para o sucesso e selecionar as pessoas certas no início do negócio é um bom começo”.

A seguir, o consultor dá outras dicas de como o empreendedor pode ser bem-sucedido em seu negócio.

É importante ter um planejamento estratégico desde o início?

O planejamento estratégico é imprescindível para orientar os rumos do seu negócio. Ter um plano completo e detalhado, com todas as diretrizes, riscos, ganhos e previsão de cenários ajuda a conduzir o trabalho. Sem um planejamento inicial, qualquer caminho servirá como opção. É importante saber desenvolver um plano de negócio estratégico com análise de riscos e público-alvo, que indique os caminhos por onde iniciar o trabalho.

Também é bom estudar o mercado antes de começar, certo?

Com certeza! Estudar, pesquisar e entender o mercado. Buscar informações de pessoas que já atuam e atuaram na área para obter conhecimento sobre os vários aspectos do negócio. Esse tipo de acervo fornecerá ferramentas para explorar oportunidades, além de subsídios para a tomada de decisão acertada, não precipitada.

Quanto tempo devemos dedicar ao nosso empreendimento?

Dedicação em tempo integral! O primeiro passo é saber que você é o responsável por qualquer problema ou resultado, e que nem sempre as tarefas executadas originarão reconhecimento ou serão fáceis e prazerosas. É importante frisar que a liderança faz parte das atribuições do empreendedor e isso implica reconhecer as qualidades individuais da sua equipe e orientar para que ela se desenvolva e cresça. Afinal, os liderados não farão nada além do que esperam que você mesmo faça.

Que outro fator devemos identificar?

Sempre é bom identificar como funciona o seu negócio na prática. É interessante fazer alguns testes para compreender melhor os riscos e oportunidades, criando um modelo de negócio sólido e, assim, iniciar um empreendimento com estrutura enxuta, evitando problemas financeiros logo de cara.

Mais algum conselho?

Sim, uma dica para quem vai abrir um negócio pela primeira vez e tem pouco investimento é procurar uma franquia de confiança no mercado. O novo empreendedor tem menor risco, pois o modelo já foi testado por alguém, além de contar com o apoio financeiro, operacional, comercial e know-how do franqueador. Mas, o mais importante de tudo, o empreendedor precisa estar focado nos objetivos e buscar motivação diária pelo que faz. Agindo assim, tudo se tornará mais natural e o sucesso virá com o tempo de maturação do negócio.

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart