Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Mitos e verdades sobre franquias

Muitos empresários têm dúvidas sobre as franquias. São mesmo um modelo de sucesso? Especialista explica mais sobre esse tópico.

mario

Mario Meurer

O setor de franquias, mesmo em momentos turbulentos da economia, apresenta ano a ano crescimento bem acima da flutuação do PIB. Porém, com tantas opções no mercado, fica difícil saber quais são, de fato, bons negócios, em que áreas é mais rentável investir e qual é o modelo mais competitivo. Segundo Mário Meurer, gerente de operações de franquias da Mestre-Cervejeiro.com, maior rede de lojas de cervejas artesanais no País, tudo depende de diversos fatores, que vão de aspectos relacionados à marca ao perfil do próprio franqueado.

“O sucesso do trabalho com franquias depende de questões como: a consolidação da marca no mercado, ações de marketing em rede, o acompanhamento remoto e em campo do desempenho das unidades, treinamentos, negociações estratégicas, além do tino empreendedor do próprio franqueado. Por isso, a seleção que a rede faz daqueles que estarão à frente de cada unidade é um aspecto muito importante do plano de expansão”, afirma Meurer.

Investir numa franquia é sempre sinônimo de sucesso?

O sucesso, como em outros negócios, vai depender do envolvimento do franqueado com a loja, com o produto que está sendo comercializado, com os clientes etc. A franqueadora deve oferecer todo o suporte necessário para o bom andamento do negócio, cabendo ao franqueado seguir o padrão estabelecido. No nosso caso, além do suporte em todos os aspectos do dia a dia da loja, como atendimento, desempenho, divulgação local e administrativo, são feitos investimentos em campanhas de rede visando a consolidação da marca, na oferta de treinamentos, no desenvolvimento de produtos exclusivos e nas negociações especiais junto a fornecedores estratégicos. Mas para tudo isso gerar bons resultados, é fundamental haver sinergia na relação entre franqueadora e franqueado.

O franqueado pode opinar sobre os processos de operação da franquia?

Cada vez mais as franquias estão entendendo que aproveitar as experiências dos franqueados ajuda a melhorar o sistema operacional como um todo. Naturalmente, quem opta por investir em uma franquia faz essa escolha para tirar proveito do know-how já adquirido por uma marca consolidada no mercado e que já tem seu público fiel — aquele que procura pelos produtos ou serviços que só aquela marca oferece. Contudo, o mercado está em constante evolução e as experiências acumuladas por cada unidade ajudam a definir as estratégias futuras da rede como um todo.

O franqueado pensa que por isso vai trabalhar menos. É verdade?

Não. Se quiser se tornar um empreendedor franqueado, é preciso saber, em primeiro lugar, que o sucesso da sua loja depende apenas de você. Adquirir uma franquia, contratar uma equipe de funcionários e abrir mão da responsabilidade pelo desempenho do negócio é colocar em grande risco seu investimento. O franqueado deve ser o administrador do negócio, servir como exemplo ideal de funcionário durante o atendimento, manter-se atento às necessidades cotidianas da empresa, enfim, deve sempre estar presente com engajamento e proatividade.

Investir numa franquia é mais caro do que em um negócio com modelo próprio?

Com apenas uma fração do investimento que uma empresa convencional teria que fazer para obter os mesmos serviços, as franquias tem à disposição uma equipe de especialistas dedicados a desenvolver novos produtos, gerenciar a marca e buscar negociações estratégicas. Além disso, quem investe em franquias diminui muito o risco ao ‘pular’ todas as etapas iniciais de pesquisa de mercado e ajustes necessários em novos empreendimentos, visto que a viabilidade do negócio já foi estabelecida.

As franqueadoras só se preocupam em expandir?

Algumas franqueadoras têm sim esse perfil, mas elas acabam tendo dificuldades em se consolidar no mercado. Isso porque vender lojas sem se preocupar com o sucesso das suas unidades já em operação pode comprometer o sucesso da rede como um todo. Ao investir em uma franquia, é importante que o candidato procure saber se aquela rede consegue manter suas franquias em operação no mercado. Vale lembrar que quase toda rede tem uma pequena parcela das unidades sendo repassadas — o que pode ser uma boa oportunidade de investimento devido ao custo menor de aquisição —, porém redes sérias se preocupam com a performance das lojas. A expansão da rede será consequência do sucesso de suas unidades.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart