Conecte-se conosco
Conecta+2025

Eventos

Prolight + Sound 2024 contou com mais de 24 mil visitantes

Publicado

on

A conceituada feira alemã está decidida a recuperar a sua posição no mercado e apresentou novidades e fortes resultados na sua edição de 2024.

Além de quatro palcos ao ar livre, inúmeras performances, shows ao vivo e sessões de DJ, a Prolight + Sound também contou com interessantes painéis de discussão, palestras e apresentações sobre as últimas tendências e produtos dos setores de iluminação, áudio, palco, mídia e eventos. Um programa educacional ampliado atraiu profissionais de eventos internacionais, bem como numerosos jovens talentos. De 19 a 22 de março, cerca de 25 mil visitantes dos cinco continentes e de mais de 100 países reuniram-se na metrópole. Mais de 500 expositores e marcas mostraram suas principais inovações e soluções.

Os números também refletem o fato de que a Prolight + Sound, como um importante ponto de encontro para a indústria de eventos internacionais, reúne os tomadores de decisão de hoje e de amanhã em um só lugar. A proporção de gestores entre os visitantes profissionais foi de 62 por cento. 25 por cento dos visitantes tinham menos de 25 anos. Isto mostra que a feira convence tanto os actuais tomadores de decisões como a próxima geração com os seus formatos progressistas.

“Estou muito satisfeito que na edição deste ano tenhamos conseguido destacar o que torna a Prolight + Sound tão especial. Não só combina inovações técnicas, transferência de conhecimento e entretenimento, mas também reúne um grande número de gestores seniores com a jovem indústria. Os recém-chegados estão sob o mesmo teto e, portanto, formam uma ponte entre o status quo e o futuro da indústria de eventos. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para agradecer mais uma vez aos nossos parceiros VPLT e EVVC pelo seu compromisso e apoio”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.

Programa para todos os gostos

A transferência de conhecimento em uma ampla variedade de formatos ocupou o centro das atenções: além das impressionantes apresentações dos expositores, personalidades particularmente de alto calibre compartilharam seus conhecimentos e opiniões com um público interessado em mesas redondas, palestras e demonstrações ao vivo. Entre eles estavam a premiada diretora criativa Geneviève Cleary, o famoso designer de iluminação Mikki Kunttu, o produtor e DJ Gregor Tresher, o diretor da gravadora Edgar Dirksen, o guitarrista Yasi Hofer, o CCO do Atelier Markgraph Stefan Weil e a diretora criativa e artista Eileen Hall.

Uma ampla programação de palestras e conferências complementou esses temas com temas atuais, como desenvolvimento de pessoal e implementação de eventos sustentáveis. No âmbito do “Prolight + Sound College”, três plataformas ofereceram seminários bilíngues sobre temas relevantes para a indústria, incluindo o Camera College (em cooperação com a BVFK – Associação Federal da Indústria de Concertos e Eventos), o ProAudio College (em cooperação com a VDT (Associação de Engenheiros de Som Alemães) e o VPLT College (Associação para Tecnologia de Mídia e Eventos).Uma série de conferências, seminários e workshops especializados também cobriram tópicos orientados para o futuro, como aplicações de IA, sistemas imersivos e luz como um material.

Esses temas também foram refletidos nas apresentações dos produtos nas salas de exposição. Além da rede de componentes técnicos baseada em IP, tem havido uma tendência para aplicações imersivas e tecnologias interativas que envolvem diretamente o público na experiência do produto. Soluções progressivas que combinam design compacto com alto desempenho também foram muito populares, também no setor de áudio profissional. A força inovadora do setor também ficou evidente no segmento LED, onde foram apresentadas uma série de inovações impressionantes. O tema central da sustentabilidade foi cada vez mais assumido na concepção de novas ferramentas. A utilização de materiais recicláveis, alta eficiência energética e facilidade de transporte foram aspectos importantes.

Publicidade
Shure

Os visitantes ficaram encantados com a oferta muito maior no Hall 11.0. Desde o Performance + Production Hub ampliado de 3.000 m² em colaboração com o Sample Music Festival até novas atrações como o Immersive Audio Dome ou o Audio Bar, o segmento ProAudio expandiu consideravelmente este ano e foi muito bem recebido pelo público. Como um dos principais pilares da Prolight + Sound, o setor de teatro e tecnologia de palco também apresentou novidades e demonstrações interessantes.

Por fim, as PLS Community Nights com DJs populares preencheram a lacuna entre o centro de exposições e a cidade. A Prolight + Sound foi convidada no ‘Friedas Bar & Kitchen’ do Omniturm, no ‘NEUE KAISER’ e no ‘Champions Frankfurt’. A cereja do bolo: a entrega do “Opus – German Stage Award” e do “Sinus – Systems Integration Award”, desta vez com tapete vermelho no Steigenberger Icon Frankfurter Hof.

Prolight + Sound 2025 acontecerá de 8 a 11 de abril. Além de novos produtos inovadores e de um programa de apoio atraente, a atenção também estará voltada para o 30º aniversário do evento.

  • Expositores e marcas: 502
  • Nações expositoras: 34
  • Porcentagem de expositores internacionais: mais de 50%
  • Aumento de Expositores/marcas em comparação com 2023: mais de 10%
  • Visitantes: 24.756 (2023: 27.556)
    Top 10 nações expositoras (excluindo a Alemanha): China, Países Baixos, Itália, República Tcheca, França, Grã Bretanha, Bélgica, Áustria, Suíça e Eslováquia
  • Top 10 nações visitantes (excluindo a Alemanha): Países Baixos, França, Grã Bretanha, Suíça, China, Itália, Bélgica, Áustria, República Tcheca e Polônia

Fotos: Messe Frankfurt Exhibition GmbH / Pietro Sutera, Jochen Gunther

Eventos

Messe Frankfurt e VNU anunciam Prolight + Sound Bangkok 2026

Publicado

on

prolight bangkok 750x500

O novo evento estreará em setembro de 2026 e posicionará Bangkok como um polo estratégico para entretenimento e tecnologias audiovisuais profissionais no Sudeste Asiático.

A Messe Frankfurt Hong Kong, em parceria com a VNU Exhibitions Asia Pacific, anunciou a criação da Prolight + Sound Bangkok, uma nova feira regional dedicada à tecnologia de entretenimento e ao mercado audiovisual profissional. O evento acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026, no Centro Internacional de Comércio e Exposições de Bangkok (BITEC).

O lançamento visa aproveitar a posição estratégica da Tailândia como porta de entrada para o mercado do Sudeste Asiático, uma região com mais de 670 milhões de habitantes e um ecossistema em rápida expansão para música ao vivo, turismo, entretenimento, integração audiovisual e instalações culturais.

Uma plataforma com respaldo global

A Prolight + Sound Bangkok conta com o respaldo da experiência internacional da Messe Frankfurt — organizadora da Prolight + Sound Frankfurt e da Prolight + Sound Guangzhou — e da expertise regional da VNU Exhibitions Asia Pacific.

“A Prolight + Sound Bangkok é uma extensão natural da nossa marca no Sudeste Asiático. Conectaremos a inovação global a uma região com grande potencial de transformação”, afirmou Wolfgang Marzin, Presidente e CEO da Messe Frankfurt.

O novo evento servirá como uma ponte comercial para fabricantes e distribuidores internacionais de áudio e vídeo que buscam crescimento na ASEAN, impulsionando simultaneamente o desenvolvimento local.

Publicidade

Tailândia, um motor regional para eventos e turismo

O país está consolidando sua posição como um destino chave para eventos internacionais, graças a:

  • Mais de 35 milhões de visitantes em 2024
  • Políticas de visto flexíveis e conectividade aérea internacional
  • Liderança no turismo MICE na ASEAN
  • Iniciativas governamentais como a Tailândia 4.0 e programas de economia criativa
D-One

Grandes festivais como EDC e Tomorrowland estão trazendo suas edições para o país, acelerando a demanda por áudio profissional, iluminação, vídeo, palcos e experiências imersivas.

“Bangkok possui a infraestrutura ideal, o dinamismo cultural e o apoio institucional para sediar um evento dessa natureza”, disse Justin Pau, CEO da VNU Exhibitions Ásia-Pacífico. Categorias Principais

O evento reunirá soluções para:

  • Áudio Profissional
  • AV para Conferências e Eventos Corporativos
  • Iluminação Profissional
  • Equipamentos de Palco
  • Tecnologias de LED e Displays
  • Música e Equipamentos Relacionados

Um ponto central para o ecossistema da ASEAN

A Prolight + Sound Bangkok pretende se tornar o principal ponto de encontro para fabricantes, instaladores, locadoras, espaços para eventos, integradores, designers e profissionais de produção na Ásia, com uma oferta de negócios, treinamento e networking alinhada às necessidades do mercado.

“Queremos que as marcas globais cresçam com confiança na região e que os fornecedores locais encontrem novas oportunidades”, disse Richard Li, Diretor Executivo da Messe Frankfurt (HK) Ltd.

Continue Lendo

Eventos

Sesc Santo Amaro apresenta programação musical em novembro

Publicado

on

sesc santo amaro 750x500

Entre os destaques do mês, Eduardo Gudin traz show que engloba diversos momentos de sua carreira, além do Cine Concerto, com execução de trilha sonora ao vivo e diversos shows gratuitos.

Durante o mês de novembro, o Sesc Santo Amaro traz espetáculos de vários gêneros e estilos, como no projeto AMAROGEEK, que celebra a cultura geek em múltiplas linguagens, incluindo a de música, trazendo entre os destaques, o Cine Concerto e o Concerto Nas Estrelas, além disso, o compositor Eduardo Gudin faz um passeio por momentos marcantes de sua carreira, com a participação de da cantora Léla Simões. Outro destaque é o projeto Música Ao Cair Da Tarde, com apresentações de música instrumental brasileira. Ainda tem Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher ancestral na música popular do Brasil. 
 

De 12 a 23 de novembro, o projeto AMAROGEEK traz uma programação que celebra a cultura geek, com atrações como o Cine Concerto, com a exibição do filme Besouro, com trilha sonora tocada ao vivo pela Batucada Tamarindo, com bases da Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola e toques do Candomblé de Cuba, no dia 20/11, às 15h30. Já o Concerto nas Estrelas, com SP POP´S Symphonic In Concert, idealizada pelo maestro Ederlei Lirussi, executa neste programa, uma música de cada episódio da saga Star Wars, no dia 21/11, às 20h. 
 

O Mundo Musical de Eduardo Gudin, no dia 28/11, às 20h, traz o compositor acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multipercussionista Kaoei Couto, para interpretarem um repertório com obras de diversos momentos de sua carreira, apresentando os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.

O Música ao Cair da Tarde traz shows de músicas instrumental, às sextas-feiras às 19h. Dia 7/11, Eduardo Machado Quinteto traz Do Nato ao Samba Jazz, show do álbum que nasceu com o intuito homenagear João Donato e resgatar o samba jazz. Já o Regional Terça Maior, apresenta um repertório com clássicos do chorinho, reforçando o fomento desse estilo, no dia 28/11. O projeto AMAROGEEK, também marca presença aqui com Tramas Sonoras com Tempus Transit, no dia 14/11, com melodias celtas, medievais e renascentistas, apresentando instrumentos como o krummhorn e o rauschpfeife, assim como o Terra Celta – FolkGeek, banda referência em música celta no Brasil, que se apresenta no dia 22/11, além do Quinteto Geek Ofisa, no dia 21/11.

Mais informações sobre a programação

Mila Costa 
Dia 1/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Cantora popular e lírica, professora de canto, musicoterapeuta e produtora paraense, Mila Costa apresenta para o Baile da Sereia, onde a magia da Amazônia se encontra com a paixão e a energia dos ritmos dançantes do Norte do Brasil. Neste show, Mila Costa apresenta uma mistura de brega paraense e carimbó.
 
Eduardo Machado Quinteto – Do Nato ao Samba Jazz – Música ao Cair da Tarde 
Dia 7/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Neste show Eduardo Machado Quinteto apresenta um repertório autoral do seu 10º álbum, “Do Nato Samba Jazz”, o compositor e baixista Eduardo Machado revela toda a riqueza e diversidade da música instrumental brasileira. O álbum nasceu com o intuito homenagear João Donato, que é uma das maiores referências da música popular brasileira, também tem o escopo de resgatar o gênero musical Samba Jazz.
 
Clarianas – Derramágoa de Mulher 
Dia 9/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Com um repertório que une clássicas canções das Clarianas com outras inéditas, costurado com músicas dos dois últimos álbuns “Quebra Quebranto” e “Xirê”, Derramágoa de Mulher transborda axé e esperança de dias melhores, confiando na força sagrada da celebração.
 
Tramas Sonoras – com Tempus Transit – Música ao Cair da Tarde 
Dia 14/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Executando danças e melodias celtas, medievais e renascentistas, o grupo apresenta instrumentos raros, tais como o krummhorn e o rauschpffeife, ao lado de diversos tipos de flautas, da vihuela e de percussão variada.
 
Cine Concerto: Besouro – com Batucada Tamarindo 
Dia 20/11, quinta-feira, 15h30. Teatro. Livre. 90 minutos 
Ingressos: R$60 (inteira), R$30(meia entrada) e R$18(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc 
Exibição do filme Besouro, que conta a vida de Besouro Mangangá, lendário capoeirista brasileiro de 1920, com trilha sonora feita ao vivo pela Batucada Tamarindo, que em sua sonoridade, traz bases da música tradicional o Malinké (do oeste da África), Candomblé, Nagô, Ketu, Angola, toques do Candomblé de Cuba, criando assim, uma infinidade de formas de estudos, criação e misturas.
 
Quinteto Geek Ofisa – Música ao Cair da Tarde 
Dia 21/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Os jovens músicos da Ofisa: Mariana Marquezin e Juliana Sakura nos violinos, Gabriel Martins na viola, Lucas Marquezin no violoncelo acompanhados belo brilho da flauta transversal com Renan Maia, se reuniram atraídos pelo repertorio Geek, apresentando-o com o timbre das cordas e flauta transversal.
Ficha técnica:
Violinos – Mariana Marquezin e Juliana Sakura
Viola – Gabriel Martins
Violoncelo – Lucas Marquezin
Flauta transversal – Renan Maia
Direção Artistica: Silvia Luisada
 
Concerto nas Estrelas – Tributo a Star Wars 
Dia 21/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos 
Ingressos: R$40 (inteira), R$20(meia entrada) e R$12(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc 
Idealizada pelo Maestro Ederlei Lirussi, a SP POPS possui em seu repertório temas populares como temas de filmes, desenhos animados, programas de televisão de conhecimento popular, buscando sempre maior aproximação com o público, atraindo a atenção pelas emoções e lembranças que evocam.
Além disso, durante as apresentações e enriquecendo o teor cultural, o maestro apresenta algumas curiosidades e informações a respeito das produções abordadas.

Publicidade

Terra Celta – FolkGeek – Música ao Cair da Tarde 
Dia 22/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Terra Celta, banda referência em música celta no Brasil, leva o público a uma viagem musical que mistura sua sonoridade única com temas icônicos de filmes, séries e games. O resultado é um espetáculo interativo e nostálgico, que mescla RPG, cosplay e cultura geek.
 
Oaklore 
Dia 23/11, sábado, às 17h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
Oaklore traz a experiência de estar em uma antiga taverna, oferecendo um espetáculo de alta qualidade que transporta o público para a Idade Média e para mundos fantásticos, com o objetivo principal de criar uma atmosfera instigante para que as pessoas apreciem músicas antigas de diversas culturas ao mesmo tempo que viajam para universos inspirados em mitologias de tempos antigos.
 
Regional Terça Maior – Música ao Cair da Tarde 
Dia 28/11, sexta-feira, às 19h. Praça coberta. Livre. Grátis. 60 minutos 
O Regional Terça Maior é um grupo de choro que fomenta a música Instrumental brasileira na região de Santo Amaro. Nessa apresentação relembram clássicos do chorinho além de interagir com público conversando e contando histórias desse universo.
 
O Mundo Musical de Eduardo Gudin 
Dia 28/11, sexta-feira, 20h. Teatro. Livre. 90 minutos 
Ingressos: R$70 (inteira), R$35(meia entrada) e R$21(credencial plena) através do aplicativo Credencial Sesc SP ou nas bilheterias das Unidades da rede Sesc 
Eduardo Gudin (voz e violão) sobe ao palco acompanhado pela cantora Léla Simões e pelo multi- percussionista Kaoei Couto para interpretarem repertório com obras autorais de diversos momentos da carreira do compositor, trazendo à tona os gêneros musicais que o influenciaram, como o samba, a bossa nova e a MPB da era dos festivais.

Foto de Joana Gudi

Continue Lendo

Eventos

Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC

Publicado

on

ac dc show Sao Paulo 750x500

Para celebrar a vinda do AC/DC exclusivamente a São Paulo com a turnê “POWER UP”, na noite de 06/01, das 19h às 23h, a fachada da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da turnê no Brasil, foi iluminada pelo icônico logo da banda.

O show acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio do MorumBIS. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros e de 7 a 12x com juros, estarão disponíveis a partir do dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br) e 11h na bilheteria oficial.

Show em São Paulo

A turnê “POWER UP”, nomeada em homenagem ao mais recente álbum de estúdio da banda, que alcançou o 1º lugar em 21 países, contará com 21 apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Atlanta, South Bend, Toronto, São Francisco, Filadélfia, Nova Jersey e muito mais. No Brasil, o show acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo, no MorumBIS. 

Esta etapa da turnê “POWER UP” levará a banda a alguns dos maiores estádios do continente. Os ingressos para o show estarão disponíveis no dia 07 de novembro. No Brasil, os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros, estarão disponíveis no dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br). Será o único show no país!

O AC/DC realizou seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub, em Sydney, Austrália. Eles se tornaram uma das bandas mais influentes da história do rock, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O álbum Back In Black é o “álbum mais vendido de todos os tempos por uma banda” e o “terceiro álbum mais vendido da história por qualquer artista”, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas e contando. O AC/DC foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2003. A banda continua lotando estádios em vários continentes, vendendo milhões de álbuns anualmente e acumulando bilhões de streams.

Para celebrar seu longo reinado como a maior banda de rock and roll do mundo, o AC/DC – Angus Young (guitarra solo), Brian Johnson (vocal), Stevie Young (guitarra base), Matt Laug (bateria) e Chris Chaney (baixo) – está de volta aos palcos para se apresentar para sua legião de fãs dedicados, que cresce a cada ano.

Crédito imagens: Live Nation/ @pridiabr

Publicidade
Continue Lendo

Áudio

Publicidade Canal oficial no WhatsApp - Música & Mercado

Trending

Benson