A nova American Vintage II da Fender traz recreações fieis de seus modelos mais icônicos dos anos 1950, 1960 e 1970.
Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) anunciou a American Vintage II Series, uma linha de guitarras e baixos que celebra os modelos icônicos da Fender ao longo das décadas, equipada com especificações e estética autênticas para os amantes do estilo e som inspirados no vintage. Durante as monumentais décadas musicais dos anos 1950, 1960 e 1970, a Fender reformulou a paisagem sonora com seus designs inovadores de guitarra e baixo.
Com tendências inspiradas no Vintage em alta entre formadores de opinião e consumidores, a Fender não precisa ir muito longe para reviver os modelos icônicos que definiram décadas de música. Construída em Corona, Califórnia, esta nova série emblemática é um testemunho da influência duradoura e dos designs atemporais de um dos fabricantes de instrumentos mais icônicos do mundo, incluindo as guitarras Telecaster, Stratocaster e Jazzmaster e Precision Bass e Jazz Bass, modelos em sua forma original e celebrada.
“Os modelos icônicos da American Vintage II são uma comparação quase 1:1 com seus antecessores originais. Hoje eles são construídos com processos de fabricação precisos e modernos que não estavam disponíveis no passado”, disse Justin Norvell, vice-presidente executivo de produtos da FMIC. “Essas guitarras e baixos originais são cobiçados há muito tempo por músicos ávidos e entusiastas vintage em todo o mundo por sua estética e tom que inspiraram algumas das melhores músicas e linhas de guitarra e baixo mais identificáveis de todos os tempos. Esteja você procurando sons de guitarra nostálgicos no estúdio ou um instrumento de estilo vintage que possa suportar as demandas da estrada, a série American Vintage II aproveita o melhor do legado e da habilidade da Fender para que músicos modernos possam inovar as paisagens sonoras de hoje.”
As guitarras e baixos vêm em acabamentos laqueados de nitrocelulose, com captadores e perfis de braço de acordo com o período, hardware de estilo vintage e madeiras tradicionais da Fender usadas desde os anos 1950 até hoje.
Os principais destaques incluem:
- Acabamentos em laca de nitrocelulose (onde o vintage é preciso) que dão a estética visual autêntica das guitarras Fender vintage que envelhecerão lindamente com o tempo.
- Perfis de braço em estilo vintage que criam a experiência de tocar, a sensação e o som da guitarra e baixos clássicos celebrados na era de ouro da Fender.
- Captadores específicos do ano de qualidade herdada que emulam o tom Fender.
- Corpos em Ash e Alder: são madeiras tradicionais da Fender usadas desde os anos 1950 até hoje e fornecem a aparência e o som dos instrumentos clássicos da Fender.
- O hardware de estilo vintage recria o tom e a sensação dos instrumentos clássicos da Fender com uma estética autêntica.
- Case estilo vintage, que protegem os instrumentos com estilo tradicional.
Os modelos da série incluem:
1950:
- Guitarra American Vintage II ‘51 Telecaster e American Vintage II ‘51 Telecaster LH
- American Vintage II ‘54 Precision Bass
- Guitarra American Vintage II ‘57 Stratocaster e American Vintage II ‘57
Stratocaster LH
1960:
- American Vintage II ‘60 Precision Bass
- Guitarra American Vintage II ‘61 Stratocaster e American Vintage II ‘61
- Stratocaster LH
- Guitarra American Vintage II ‘63 Telecaster
- American Vintage II ‘66 Jazz Bass e American Vintage II ‘66 Jazz Bass LH
- Guitarra American Vintage II ‘66 Jazzmaster
- 1970:
- Guitarra American Vintage II ‘72 Telecaster Thinline
- Guitarra American Vintage II ‘73 Stratocaster
- Guitarra American Vintage II ‘75 Telecaster Deluxe
- Guitarra American Vintage II ‘77 Telecaster Custom