Encontro da Rede Música Brasil anunciou sua realização entre os dias 11 a 14 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Ceará.
Será o retorno do evento, que promove encontros, trocas e conexões culturais entre artistas, agentes culturais e o público em geral.
Para a 20ª edição, os organizadores estão preparando uma programação especial, com ações formativas, intercâmbio de ideias, apresentações musicais e muito mais.
A Rede Música Brasil surgiu durante a gestão de Gilberto Gil e Juca Ferreira no Ministério da Cultura, representando um período em que a sociedade civil desempenhou um papel de destaque no setor musical.
Nos últimos anos, a iniciativa foi descontinuada, mas agora retorna como uma das principais demandas da área.
O objetivo da Rede é estabelecer um diálogo com projetos de todo o país, contribuindo para o fortalecimento de um sistema nacional da música. A proposta inclui reunir artistas, festivais, casas de shows, selos, editoras, mídias, associações, movimentos, coletivos e produtoras, promovendo uma ampla articulação tanto no âmbito nacional quanto internacional.
A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, do Ministério da Cultura, disse que a Rede Música Brasil é um espaço fundamental na construção da política pública da música brasileira. “O interesse global pelo Brasil é muito evidente e as artes cumprem um papel de diplomacia muito importante, de conexão, de vínculo. E a música brasileira é a arte popular, é o inconsciente coletivo brasileiro e constitui uma ofensiva sensível fundamental. A música é o modo como o Brasil se reconhece no mundo”.
Haverá mais informações em breve.