Download grátis da Chick Corea Mark V Sample & Performance Library, da Yamaha
A Yamaha anunciou que a livraria Chick Corea Mark V Sample & Performance Library para o sintetizador Montage está disponível para que seus usuários possam fazer download de forma gratuita
A livraria apresenta 16 novas performances, cada uma programada usando dados sampleados cuidadosamente do piano elétrico Mark V de Chick Corea. Esta livraria está disponível para download gratuito em yamahamusicsoft.com para os usuários do sintetizador Montage da companhia.
Em 1984, o reconhecido pianista Chick Corea trabalhou com Harold Rhodes na criação do piano elétrico Stage 73 Mark V. Nos dez anos seguintes, Corea e sua equipe desenvolveram o que chamaram de Number One, substituindo martelos, desenvolvendo produtos eletrônicos personalizados e criando um instrumento que refletisse o singular talento e inovação de seu proprietário.
Em 2009 Corea e sua equipe técnica testaram minuciosamente cada nota nos estúdios Mad Hatter, em Los Angeles. Depois de meses procurando a plataforma tecnológica adequada, Corea levou a enorme quantidade de dados aos designers de som líderes na indústria, que desenvolveram a Mark V Sample Library de Chick para o Motif XF da Yamaha, predecessora do Montage.
“Os usuários de Montage agora podem incorporar uma parte da história musical aos seus próprios sintetizadores sem custo nenhum”, disse Nate Tschetter, gerente de marketing de produtos da Produção Musical da Yamaha Corporation of America. “Essas interpretações personalizadas permitem experimentar a exclusiva Mark V de Chick, junto com a expressividade de Montage.”
A biblioteca contém todas as amostras originais registradas nas sessões de amostragem cuidadosamente criadas, e consta de 12 camadas de velocidade desacopladas e notas em off, enquanto a manutenção completa e natural de cada nota é mantida.
Iluminação
Luz Studio aposta na Robe para “Peter Pan” em Montreal
Produção combina luz, vídeo e cenografia para uma experiência visual integrada.
A produtora Luz Studio desenvolveu o design visual de “Peter Pan the Musical” no teatro Espace St-Denis, em Montreal, em uma montagem que integrou iluminação, vídeo e cenografia como uma única linguagem visual.
O projeto, liderado por Matthieu Larivée, buscou transportar o universo do clássico para um ambiente contemporâneo, mantendo elementos-chave como as cenas de voo e a narrativa fantástica.
Para a iluminação, foram utilizados equipamentos da marca Robe, incluindo 28 luzes FORTE, 42 Tetra2 e 8 LEDBeam 150, fornecidos pela SoftBox Integration. O design exigiu alto nível de precisão, especialmente pela interação com superfícies LED, projeções e estruturas cênicas complexas.
O sistema também incorporou controle RoboSpot em parte das luzes, permitindo alternar entre funções de acompanhamento e uso dentro do design geral.
As Tetra2 foram utilizadas como base de wash para integrar visualmente os diferentes elementos do palco, enquanto as LEDBeam 150 cumpriram funções de iluminação pontual e reforço de rostos e objetos.
O projeto incluiu ainda a criação completa do conteúdo de vídeo, permitindo sincronizar iluminação e projeção de forma precisa, especialmente em cenas com movimento e efeitos visuais.
Segundo a equipe criativa, a abordagem integrada entre luz, vídeo e cenografia foi fundamental para construir uma experiência coerente, combinando recursos técnicos e narrativos em uma montagem voltada a públicos de todas as idades.
Fotos de SNAPePHOTO
Audio Profissional
Roland amplia linha móvel com GO:MIXER STUDIO
Interface portátil combina gravação multicanal, efeitos integrados e conectividade para produção em qualquer ambiente, para criadores de conteúdo e músicos.
A Roland apresentou o GO:MIXER STUDIO, mixer e interface de áudio portátil voltado a criadores de conteúdo, músicos e produtores que trabalham com dispositivos móveis e computadores.
O equipamento permite capturar áudio multicanal com resolução de até 24 bits/192 kHz, reunindo funções de mixagem e processamento em um formato compacto, pensado tanto para uso em estúdio quanto em aplicações móveis.
Entre os principais recursos, o GO:MIXER STUDIO oferece até 12 canais de entrada e diversas opções de conexão, incluindo duas entradas XLR com alimentação phantom, entrada dedicada para guitarra ou baixo, entradas de linha estéreo e conexão auxiliar compatível com dispositivos móveis.
O sistema também incorpora efeitos integrados — como equalização, compressão e reverb — que podem ser utilizados durante a gravação ou no monitoramento, reduzindo a necessidade de processamento externo em setups mais simples.
Em termos operacionais, o dispositivo permite salvar configurações em memórias de cena e oferece controle direto por meio de interface física, além de compatibilidade com softwares para edição e gerenciamento em computador.
Voltado aos fluxos atuais de produção, o GO:MIXER STUDIO também se integra a aplicativos como o GO:MIXER Cam, que possibilita capturar áudio multipista sincronizado com vídeo, ampliando seu uso em streaming, criação de conteúdo e produção audiovisual.
O lançamento atende à crescente demanda por soluções portáteis capazes de entregar qualidade de estúdio em diferentes ambientes, acompanhando a convergência entre produção musical, vídeo e plataformas digitais.
Veja mais neste vídeo.
Músico
Cena independente perde Michel Kuaker
Guitarrista, produtor e fundador do Wah Wah Studio, ele trabalhou com nomes da cena alternativa e seguia ativo à frente do selo Black and Roll Recordings.
O mercado de música independente perde não só um músico, mas uma peça de bastidor que ajudava a dar forma ao som de artistas, bandas e selos. Michel Kuaker, guitarrista e produtor musical com longa atuação em São Paulo, morreu nesta semana, segundo homenagens publicadas por pessoas e perfis ligados à cena underground e ao seu círculo profissional.
Kuaker construiu uma trajetória que passava por palco, estúdio e direção criativa. Ele iniciou a carreira nos palcos no começo dos anos 1990 com a banda Yo Ho Delic e, na sequência, tocou com a Vertigo, projeto ligado ao cantor Dinho Ouro Preto. Nos anos seguintes, consolidou seu nome principalmente como produtor e dono do Wah Wah Studio, em São Paulo.
O estúdio ajudou a moldar parte da sonoridade da cena alternativa
Ao lado do músico e produtor Mitar Subotic, Kuaker participou da criação do Wah Wah Studio, espaço que se tornou referência para artistas e projetos ligados ao rock, ao punk e a vertentes alternativas da produção paulistana. Seu nome aparece associado à produção, gravação ou mixagem de trabalhos de artistas e bandas como Edgard Scandurra, Supla, Blind Pigs, Inocentes e outros nomes do circuito independente.
Mais do que produtor de estúdio, Kuaker operava como articulador sonoro de uma rede criativa que unia artistas, selos e repertórios fora do centro mais comercial do mercado. Essa leitura se sustenta pelo volume e pela diversidade dos créditos públicos associados ao seu trabalho ao longo dos anos.
Black and Roll mantinha Michel Kuaker em atividade recente
Nos trabalhos mais recentes, Kuaker aparecia à frente da Black and Roll Recordings, selo paulistano fundado em 2024 e associado a lançamentos independentes.
Michel Kuaker deixa a esposa, Natascha, além de uma rede ampla de amigos e colaboradores que conviveram com sua atuação musical e humana.
O velório será hoje (09/04) entre as 16:00 e 20:00 no Funeral Velar Morumbi, sito na Av. Giovanni Gronchi, 1358.
-
Amplificadores3 semanas agoAmplificador BEAM MINI da Blackstar com modelagem digital e uso portátil
-
Empresas3 semanas agoBrasil: Darlan Terra assume supervisão de vendas da Pro On Group
-
Audio Profissional2 semanas agoQSC ganha canal focado em lojas com distribuição da Quick Easy no Brasil
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoÉ oficial: Mike Terrana é novo parceiro da Williams
-
Direitos Autorais4 semanas agoEcad distribui R$ 1,7 bilhão em direitos autorais em 2025
-
Audio Profissional3 semanas agoBrasil: Allen & Heath amplia presença no Carnaval de Salvador com Avantis e dLive
-
Audio Profissional4 semanas agoBrasil: Pro On e Bose Professional reforçam posicionamento com evento técnico
-
Lojista4 semanas agoLojas: Worship jovem impulsiona vendas de instrumentos no Brasil?



