Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Sistema Digital 6000 da Sennheiser compõem o setup do Cirque du Soleil

A pausa inesperada devido à pandemia global permitiu que as operações da turnê do Cirque du Soleil atualizassem seu sistema para o Sennheiser Digital 6000.

O Cirque du Soleil tem encantado e hipnotizado o público desde sua criação em 1984. As apresentações altamente teatrais e acrobáticas da companhia – reconhecidas em todo o mundo por sua criatividade dramática, histórias imaginativas e envolvimento do público – são conhecidas por seu alto nível de qualidade técnica desde som e iluminação, até figurino e encenação.

Em março de 2020, as operações do Cirque foram interrompidas abruptamente com o início da pandemia. 

Apesar dessa pausa indesejável das apresentações ao vivo, o tempo de inatividade proporcionou à equipe de produção do Cirque du Soleil a oportunidade de testar, avaliar e verificar todo o seu equipamento para suas operações de turnê.

“Quando todos os shows foram encerrados, a maior parte do equipamento que estava na América do Norte foi transportada de volta para o nosso depósito”, afirma Matthew Steuart, especialista em som do Cirque du Soleil.

sennheiser cirque
Nos bastidores de suas produções, a equipe de produção do Cirque du Soleil é capaz de monitorar os níveis de bateria e uma série de outras informações usando o software Sennheiser Wireless Systems Manager (WSM)

“Mas em maio de 2021, começamos um espetáculo chamado “KOOZA” e criamos uma lista de necessidades de equipamentos para este novo show.” Steuart diz que depois de testar e avaliar suas necessidades de equipamentos para o espetáculo, que combina as duas tradições circenses clássicas com performances acrobáticas e palhaços, havia a necessidade de um novo sistema de microfones sem fio mais moderno, eles optaram pelo Digital 6000 Wireless da Sennheiser.

“Escolher o Digital 6000 dentre as outras opções foi moleza, ele tinha muitos mais benefícios dentre as outras alternativas do mercado”, diz ele. 

Outro show do Cirque du Soleil que reestreou em Houston em novembro de 2021 foi “Alegria” – uma performance remake da produção original de 1994. Este novo show apresenta muitos dos ingredientes de entretenimento que os fãs do Cirque du Soleil esperam: acrobacias impressionantes, belos cenários e um enredo poético. 

A apresentação do Cirque du Soleil, “Alegria”, que reestreou em Houston, em novembro de 2021 apresenta muitos dos ingredientes de entretenimento que os fãs do Cirque du Soleil esperam: acrobacias impressionantes, belos cenários e um enredo poético – Foto cortesia Cirque du Soleil

Analisando a cadeia de sinal 

Para o Cirque du Soleil, a recente pausa deu à equipe de som a chance de examinar de perto cada parte da cadeia de sinal: “Conseguimos analisar tudo mais de perto, incluindo os sistemas de RF”, diz Steuart. “Você pode ter o que parece ser um sistema funcional, mas se conseguimos melhorar dois ou três elos em uma cadeia de áudio, poderá obter um desempenho maior no final. Enquanto estamos em turnê, geralmente temos apenas um dia em cada cidade para fazer toda a nossa manutenção.”

No caso do Sennheiser Digital 6000 Wireless System que já era usado no Alegria, a equipe não precisou fazer nada além de realizar uma atualização de firmware recomendada. “Testamos e tudo funcionou.”

Steuart indica que uma das razões pelas quais o Cirque du Soleil escolheu o Sistema Digital 6000 foi por causa de sua capacidade de identificar e bloquear frequências em um ambiente de RF cada vez mais congestionado: “O espectro está ficando cada vez mais lotado”, observa Steuart, gosto muito dos updates de firmware feitos pela Sennheiser para este sistema.

10
Sennheiser EW IEM

Ofertas Sennheiser Promoção

Veja os produtos Sennheiser com os melhores preços do mercado

“Quando enviamos Alegria para Miami há um ano e meio, se não tivéssemos o Digital 6000, simplesmente não poderíamos fazer o show – não havia espaço de RF. Agora, com as atualizações de firmware mais recentes, incluindo o novo modo Link Density, é muito mais fácil. Às vezes, temos que encaixar todos os nossos canais sem fio em um bloco de 6 ou 8 MHz, se tivermos sorte, portanto, poder trabalhar com uma largura de banda tão estreita tem sido fundamental.” 

Antes do início da pandemia do COVID-19, a operação de turnê do Cirque du Soleil tinha mais de uma dúzia de shows ativos, cada um com seu próprio conjunto de desafios artísticos e técnicos. Agora, no meio de seu período de relançamento, a Companhia está rapidamente escalando para seu nível de performances pré-pandemia: “Antes do COVID, estávamos em 12 shows, o que era muito. Agora, com Alegria e pelo menos mais quatro produções, incluindo KOOZA, LUZIA, KURIOS – Cabinet of Curiosities e OVO chegando em 2022, estamos no caminho certo. Há muitos outros shows por vir”, diz ele.

sennheiser cirque 3
O show “Alegria” do Cirque du Soleil usou 18 canais do sistema Digital 6000 da Sennheiser – Foto cortesia do Cirque du Soleil 

Todos os sistemas combinam com Sennheiser Digital 6000

Para o espetáculo “Alegria”, os ensaios foram feitos em Houston, 18 canais do sistema Digital 6000 foram implantados, juntamente com vários transmissores bodypack e um par de transmissores de mão SKM 6000. “Os transmissores bodypack estão escondidos e muito bem protegidos nas fantasias”, diz Steuart. “Nosso departamento de figurino é fantástico – eles adicionam pequenos bolsos em qualquer lugar do figurino que funcione melhor para o artista – na parte interna da coxa, nas costas, atrás do pescoço ou sob o braço.” 

Steuart gosta muito do tamanho diminuto do transmissor bodypack SK 6212: “Ter esses transmissores realmente pequenos é incrível e podemos encaixá-los em qualquer lugar. Além disso, o feedback de informações que o software de controle da Sennheiser  Wireless Systems Manager (WSM) – fica muito fácil gerenciar remotamente níveis de bateria, mute e outras informações – é ótimo.” 

No espetáculo KOOZA, que está programado para estrear em Punta Cana ainda este ano, a equipe de produção do Cirque du Soleil está usando 10 canais do sistema Digital 6000, incluindo algumas aplicações de palco pouco ortodoxas e desafiadoras: “Temos um cara com uma grande fantasia de cachorro felpudo usando um microfone sem fio e, em outra cena, temos um grande soprador de confete que também possui um microfone sem fio para captar o ruído do soprador”, diz Steuart. Não importa qual seja a aplicação, a equipe espera confiabilidade e qualidade de áudio cristalina: “Tudo o que executamos no Digital 6000 sem fio é super claro e com ótimo som”, diz Steuart. “Também é super fácil conectar instrumentos em nossos bodypacks e sempre soa muito bem. Com outras marcas, não tivemos tanto sucesso nesse tipo de flexibilidade com instrumentos e microfones”, acrescenta. 

Uma rede de suporte 

Embora Steuart esteja satisfeito com o relançamento das produções itinerantes do Cirque du Soleil, ele agradece o treinamento e o apoio que a Sennheiser forneceu ao longo dos últimos 20 meses: “Quando a pandemia começou, Jamie [Criswell, gerente de desenvolvimento de negócios da Sennheiser] entrou em contato conosco por telefone no dia seguinte ao lockdown oferecendo aulas de treinamento online”, lembra Steuart.

“Foi fantástico – a Sennheiser deixou claro que eles queriam que soubéssemos o que estava acontecendo e que tivéssemos o que precisávamos para os shows. Este nível de suporte foi inestimável e apreciado por todos em nossa equipe.” 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart