Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Criações da Wambooka agora disponíveis na Izzo

Instrumentos e acessórios para percussão e guitarra são o foco da Wambooka, empresa que reinventou o gel para tambores e agora está presente no Brasil por meio da Izzo Musical.

A Wambooka é uma empresa italiana que cria instrumentos e acessórios para percussão e guitarra desde 2014. A companhia está abrindo caminho na América Latina, onde atualmente tem dois distribuidores. Um deles é a reconhecida Izzo, encarregada da distribuição da marca em todo o Brasil. 

O relacionamento entre ambas as empresas começou este ano, e como passo inicial, juntas criaram um produto específico para o mercado brasileiro: o Dolphin Damper Performer Pad. 

“Temos excelentes expectativas com essa parceria!”, comentou Edgard Ribeiro, gestor de marketing da Izzo. “O Dolphin Damper Performer Pad é um produto que tem um enorme potencial de mercado, pois resolve um grande problema que assola percussionistas há tempos de uma forma simples e acessível.”

Vamos conhecer mais sobre a empresa italiana? Luciano Neegro, músico e CEO da Wambooka, conta mais a seguir.

M&M: Como nasceu a Wambooka?

Luciano: Tente colocar um pouco de água em um pequeno copo de metal. Se você bater no copo de metal, ouvirá um som de wah wah. Eu sempre fui fascinado por esse som, que parecia muito próximo do wah wah do Jimi Hendrix. Na época em que tudo começou, além de ser advogado, eu costumava tocar darbuka, e achei que seria ótimo se eu tivesse aquele som de wah wah em um tambor profissional. Então tentamos fazer um tambor de mão orientado para a água, que fosse um objeto surpreendente. Assim nasceu o Wambooka Diamond transparente, que soa melhor quando tem água por dentro. É tão lindo que muitas pessoas ao redor do mundo o compraram principalmente por sua beleza, mas também soa bem e, com um volume alto, é ótimo. A maioria dos percussionistas o usa em boates.

M&M: Como decidiu focar os pads para tambores?

Luciano: O gel para tambor existe há muito tempo e há muitas marcas que o fazem. A primeira foi a  Moongel. Depois de alguns anos, três ou quatro marcas começaram a fazer o mesmo, sem qualquer inovação. Sempre ouvi muitos bateristas reclamando sobre o gel padrão disponível no mercado, então pensamos que esse era um segmento em que poderíamos fazer algo realmente inovador e ajudar as pessoas a terem um som melhor. Atualmente, o nosso Performer Pad é o gel para tambor favorito de muitos bateristas em todo o mundo. Com o mesmo material, fizemos o Kick Damper, o único gel específico para bumbo. Demos a licença à empresa Ahead para o mercado dos EUA.

wambooka

M&M: Qual é o principal objetivo da empresa?

Luciano: Desde o início, nosso foco sempre foi a inovação. Gostamos de fazer coisas que não existiam antes que nós as criássemos. Nosso primeiro produto foi o Wambooka Diamond transparente para percussionistas e depois focamos diferentes segmentos: tambores (fizemos os géis Performer Pad e Kick Damper, e o Flat Pedal, um pedal realmente revolucionário para bateristas) e guitarras (criamos o Pickskeeper, um gel amigável com a madeira que permite segurar palhetas, e um novo sistema Antifeedback para qualquer tipo de guitarra que permite cancelar o feedback deixando a boca livre). Nossa equipe está desenvolvendo vários projetos que apresentaremos ainda este ano. Passo todo o meu tempo com a minha equipe criando coisas novas que melhorem a vida dos músicos e fazendo as novas ideias se tornarem um negócio concreto. Somos uma equipe forte e até mesmo alguns de nossos endossados agora fazem parte do departamento de P&D.

M&M: Começaram a atuar no Brasil recentemente, certo?

Luciano: Correto. Estamos orgulhosos de que a Izzo seja nosso distribuidor exclusivo no Brasil. Com essa empresa temos desenvolvido uma linha personalizada de dampers projetados especificamente para o mercado brasileiro — para a marca Dolphin —, que se adapta não só a tambores padrão, mas também a um surdo grande.

M&M: Por que os pads da Wambooka são especiais?

Luciano: Quando criamos o gel para tambor, o desafio era fazer algo realmente novo. Foi assim que nasceu o Performer Pad. Por

wambooka

que era novo? Por ser superaderente, é o único gel ajustável sobre um tambor. Você pode aderi-lo à pele ressonante, e ele tem um formato peculiar para aderir ao aro quando você não o usa. Por essas características, ele oferece possibilidades exclusivas: você pode ajustar o efeito de damping, pode aderi-lo sobre a pele ressonante, sobre os pratos, pode aderir acessórios sobre o snare e o gel ainda pode ser lavado para restaurar totalmente sua aderência original.

M&M: Quais são as ações da empresa para competir com outras marcas de acessórios importantes?

Luciano: A inovação atende à música, essa é a única regra. Nós não fazemos coisas se você puder encontrar outras que sejam iguais. Você encontrará criatividade e paixão em todos os nossos produtos. Por exemplo, o Flat Pedal é um produto verdadeiramente revolucionário. Todos os bateristas que experimentaram não voltaram a utilizar um pedal comum novamente porque o nosso pedal permite que você tenha uma interpretação mais rápida e fácil, e toda a sua força se torna som.

M&M: Conte mais sobre esse produto.

Luciano: Este ano participamos da feira NAMM Show, onde apresentamos duas inovações importantes: o Flat Pedal, um pedal para bumbo que permite que você coloque o pé em uma posição reta, para não sentir dor nem fazer esforço desnecessário nos tornozelos e joelhos ao tocar, e ao mesmo tempo permite que você toque mais rápido; e o Antifeedback, um pad especial que resolve o problema de feedback no violão sem afetar o som, deixando a boca sem obstrução. Ele também funciona perfeitamente em um cajon. Temos ainda outro produto de destaque: a Controlled Overtones Head Series, uma série de peles com um sistema de damping incorporado patenteado.

 

Wambooka

Música & Mercado
Logo
Shopping cart