5 dicas para melhorar as vendas pelo Instagram

5 dicas para melhorar as vendas pelo Instagram

por 20/09/2021

Veja aqui algumas dicas para saber como tornar sua rede social Instagram mais profissional e gerar mais vendas.

Segundo o site Mercado e Consumo, entre os anos de 2019 e 2020, os negócios online cresceram 185%, sendo as redes sociais um grande fator para esse número. Inclusive, o estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, plataforma com mais de 70 mil lojas virtuais da América Latina, apontou que o Instagram corresponde a 87% das vendas registradas entre esses empreendedores. Além disso, 96% dos entrevistados também afirmam que usam essa rede para divulgações. 

Vendo esse crescimento, o Instagram criou ferramentas que ajudam esse público a melhorarem suas vendas, como o Instagram Shopping, que pode ser usado por qualquer usuário para comprar em uma loja virtual cadastrada no aplicativo. Contudo, devido a essa facilidade, esse meio se tornou competitivo, e é preciso buscar métodos para se destacar. 

Pensando nisso, Roberson Pinheiro, Chief Growth Officer da Huggy, resolveu listar cinco dicas para te ajudar a melhorar suas vendas pelo Instagram. 

1• Mantenha um perfil comercial 

Antes de qualquer coisa é preciso ter um Instagram voltado para o seu negócio. Para isso, ao criar um novo perfil escolha a opção “comercial”, além de deixar claro para seus seguidores sua intenção, o aplicativo disponibiliza ferramentas importantes e interessantes para controle, como métrica, impulsionamento e possibilidade de links nos stories. 

2• Crie conteúdos pensando no seu público-alvo 

Ao vender um produto e divulgá-lo, é preciso saber para quem está sendo direcionado aquele conteúdo, não é apenas “jogar” na rede social. Faça pesquisas, entenda seu público-alvo e crie materiais na sua rede social que sejam de interesse e relevância para quem você quer que veja. 

3• Abuse das ferramentas do Instagram 

Hoje, o Instagram não é mais apenas uma rede social de fotos. Com o tempo, o aplicativo foi liberando inúmeras ferramentas, como stories, reels, IGTV, até mesmo o Instagram Shopping, onde é possível vender e comprar pela rede social. 

Abuse dessas oportunidades para criar conteúdos diferenciados e engajar a sua marca. 

4• Tenha uma excelente comunicação pelo direct 

Entre uma das possibilidades do Instagram, está o direct, uma aba onde é possível conversar com seus seguidores. É comum vermos lojas virtuais usando essa ferramenta para tirar dúvidas de seus seguidores e clientes, e até mesmo criar vínculos com eles. 

Por isso, aposte em uma conversa de qualidade por lá, para mostrar que se importa com aqueles que te acompanham. 

5• Divulgue cases de sucesso 

Para mostrar a qualidade de seu produto e/ou serviço, divulgue alguns cases que deram certo e até mesmo feedbacks dos seus clientes elogiando seu negócio, isso trará mais confiança para os novos seguidores e possíveis clientes. 

“Há anos o Instagram se tornou uma rede social popular, afinal, são mais de 99 milhões de brasileiros usando o app diariamente. Além disso, se transformou em uma excelente plataforma de trabalho e relacionamento, seja para influenciadores, empresas ou lojas virtuais. A ferramenta é gratuita e isso pode ser um incentivo para quem sempre desejou abrir o seu próprio negócio, pois quando usada na sua totalidade, pode gerar muitas vendas”, destaca Roberson.