Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

3 tendências de marketing direcionado

Veja aqui algumas tendências de marketing direcionado para coletar dados respeitando o protocolo de privacidade dos usuários.

Se você acompanha ciência e tecnologia por trás do mercado publicitário, é bem provável que se divirta com as infinitas possibilidades de marketing direcionado por coleta de dados… ao mesmo tempo que pede para sua mãe instalar um bloqueador de publicidade e não usar tanto o Facebook.

Encontrar equilíbrio entre criar experiências personalizadas para o consumidor e proteger a privacidade dos dados é complicado. A opinião pública sobre a publicidade direcionada está em ascensão, pressionando marcas a transmitir mais mensagens relevantes de formas menos invasivas. Em resumo, profissionais de marketing já não podem mais rastrear pessoas e segui-las na internet, devem trabalhar de maneira mais inteligente.

Neste ponto o marketing precisa ser mais tático, com marcas alavancando dados de formas nunca antes feitas. Mergulhar a fundo nessa visão demandará esforços, mas proverá novas dimensões para abastecer o conteúdo direcionado. Confira abaixo algumas tendências:

1- Analisar o Intuito do Consumidor

Adicione o “por quê”, “o quê”, “onde” e “quando” à interface do consumidor. Mais importante do que o “branco no preto” dos dados ao redor da interação do consumidor em sua jornada, é o intuito mostrado na interatividade. Analisar comportamentos exibidos pelas pessoas, inclusive quando realizam uma compra. Os tipos de interações podem parecer os mesmos, mas são muito diferentes. Um profissional de marketing que entra em detalhes pode encontrar inúmeros pontos de dados relacionados entre si.

2- Inteligência Artificial (IA)

Quando se trata de coletar e analisar multitudes de dados efetivamente, a IA pode acelerar massivamente o processo de obter mais performance de uma campanha. A partir dessa perspectiva, eu diria que o verdadeiro valor da IA vem da sua habilidade em permitir análises avançadas de forma altamente escalável

3- Compliance na Privacidade 

As marcas devem permanecer vigilantes no protocolo de privacidade, uma diretiva bem mais desafiadora num cenário global onde a governança pode variar entre mercados. Na indústria de tecnologia para publicidade, tendemos a pensar que todos entendem a ciência dos dados por trás do comportamento online. Mas quando uma pessoa comum navega na web, pode entrar no Facebook, agendar um voo e comprar algo na Amazon sem perceber que é rastreada durante todas essas ações.

A privacidade dos dados tem sido designada como imperativo no marketing tecnológico. Como resultado, creio que veremos cada vez mais marcas encontrando novos e melhores meios para entregar uma experiencia de usuário personalizada, ao mesmo tempo em que permitem que os consumidores retomem o controle de suas vidas digitais. 

*Autor: Elaborado por Damion Brown, da Jellyfish, parte do Grupo Fimalac, é um parceiro global de marketing e transformação digital para algumas das principais marcas mundiais, incluindo Samsung, Uber, Nestlé, Orange, Spotify & eBay.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart