Tagima TDT 2020 comemorou 15 anos

Tagima TDT 2020 comemorou 15 anos

por 03/11/2020

Evento anual organizado pela Tagima, o TDT fez 15 anos e foi realizado em formato híbrido: presencial exclusivamente para certa quantidade de lojistas e on-line para o público geral. Conheça as novidades aqui.

“Este ano o TDT completa 15 anos e não poderíamos deixar essa data passar em branco”, disse Ney Nakamura, CEO da Tagima. “Porém, visando a segurança e mantendo a qualidade do evento, optamos por fazê-lo híbrido, sendo uma parte presencial para uma quantidade menor de lojistas e uma parte on-line, em que pudemos atender a uma demanda muito maior, até mesmo a clientes que muitas vezes não puderam comparecer ao evento!”.

“Em um ano como esse, manter o nosso evento é realmente um desafio e por isso fomos muito cautelosos em seguir todas as medidas de segurança exigidas pela OMS para garantir que nossos clientes presenciais se sentissem seguros enquanto estavam participando do TDT 2020”, afirmou.

Marco Vignoli e Ney Takamura apresentando o evento on-line

Por ser um formato visando a segurança de todos, o TDT presencial foi realizado durante quatro dias (de 19/10 a 22/10 ) e o TDT on-line, de 19/10 a 23/10. 

O TDT presencial foi apenas para lojistas previamente cadastrados, enquanto o TDT on-line foi transmitido na íntegra ao vivo no site do evento e no canal da Tagima no YouTube.

Comemorando os 15 anos do evento, os lojistas que assistiram pessoalmente tiveram a chance de ver a fábrica da Tagima, pois foi lá que o evento aconteceu, podendo ver de perto a história da empresa e o processo de fabricação dos renomados instrumentos.

A programação virtual foi rica e variada, com a participação de guitarristas e bateristas da Tagima e da Nagano dando conferências, workshops, aulas e finalizando cada dia com uma jam session.
Todos os dias houve sorteios de muitos prêmios durante as atrações do Dream Team de músicos, sendo o prêmio maior um carro zero km e seis motos.

Novidades 

A presença de produtos não faltou, nem da Tagima, nem da Nagano, nem das empresas parceiras Borne Amplificadores, Casio, Harman, Leac’s, Liverpool, Luen, NIG Music, Núcleo Musical, Saty Suportes, Shure e Solez Strings.

Houve também muitos lançamentos. Por exemplo, a Tagima mostrou as novidades que estarão disponíveis em 2021, como a nova linha Signature Brasil, com modelos dedicados aos artistas da marca, novos modelos na TW Series, a Walnut Series de violões, a linha Jetblues Cosmos, feita à mão no Brasil, o novo modelo Jazz 1900 na Jazz n’ Blues, mais modelos na Classic Series, na Memphis by Tagima e na linha Signature.

No estande da Nagano foi mostrada toda a linha de baterias da empresa: a Garage, que é a linha de entrada, seguida pela linha World, a Concert Lacquer, com modelos laqueados mais profissionais e, por último, a Work Series, que é a top de linha.

A Casio tinha uma ampla variedade de pianos, teclados e arranjadores, das linhas CDPS, PXS, Casiotone — com modelos bem leves, CTX, MZX, Privia e Privia PX. Também foi demonstrado o app Chordana Play e como ele interage com os instrumentos, além de pedais para usar com alguns modelos da marca.

No estande da Harman havia vários produtos que foram lançados recentemente, como microfones da AKG, incluindo o modelo Lyra, caixas e monitores JBL, equipamentos da Soundcraft, Studer e mais.

A Shure compartilhou com os lojistas que visitaram pessoalmente o estande detalhes sobre a nova estratégia de distribuição — por meio da parceria com a WDC e a ProShows, anunciada recentemente — e mostrou a linha de fones SRH, a linha de microfones Beta, a linha BLX, a linha PG, a SM e o modelo de microfone Super55.

A Luen também estava comemorando no TDT, pois sua marca de peles Dudu Pontes Drumheads está fazendo 15 anos. Devido a isso, a Luen lançou uma edição comemorativa limitada de uma pele dourada especial. Na linha de bateria e percussão infantil, foram apresentados os modelos Patati Patatá, como os pandeiros para crianças de 1 a 3 anos, pensados com detalhes que não machucam, por exemplo, as platínelas, tamborins e três modelos de baterias. Também mostraram a bateria Spider, com peles que fornecem até 40% do nível de som normal para aqueles que estão tocando dentro de casa sem incomodar os otros, e o lançamento da bateria de estudo Fit, um modelo compacto que pode ser guardado até embaixo da cama. O cajon Jumbo é outra criação da Luen, projetado exclusivamente para as necessidades do músico brasileiro, com formato redondo, graves localizados na parte superior e dois microfones com cápsulas diferentes. Mais uma novidade: as congas compactas! Fornecem praticamente o mesmo som de uma conga tradicional de tamanho completo, com o uso de peles Fiber Control, que até agora não existiam no mercado local. O principal lançamento é a nova marca de peles LDH (Luen Drumheads), criada para satisfazer diferentes necessidades do mercado, com modelos que trazem características inovadoras, saindo dos modelos tradicionais oferecidos pela marca Dudu Pontes.

A NIG Music mostrou uma ampla variedade de produtos, como seus bags especiais, a nova fórmula das cordas de náilon e a linha de cordas Rouxinol, de preço acessível. Em termos de pedais, mostraram as linhas Micro, Pocket e Super.

A Borne Amplificadores mostrou todo o seu catálogo, desde a linha de entrada e profissional para guitarras, para contrabaixo, para teclados e mais, incluindo a marca VK Audio, as linhas Mob, Vorax e outras.

A Solez mostrou suas cordas e as tecnologias usadas nelas, por exemplo, a linha DLP, a Groove, a Monterey, cordas para violão, baixo, cavaco (lançada recentemente, com bronze banhado em níquel), viola e um limpador especial.

A Leac’s trouxe os cabos da sua marca própria Brixton, que podem ser usados para guitarras, microfones, sistemas de sonorização, multicabos e mais. Também estavam presentes diferentes modelos de line array, caixas da linha TB100, a linha VL de caixas tipo coluna, subs, retornos e microfones, além da nova linha de caixas Brava, que foi lançada há poucos meses, com quatro canais de entrada e quatro modelos disponíveis, de 8”, 10”, 12” e 15”.

A Liverpool ofereceu aos lojistas várias promoções interessantes em baquetas e pandeiros, além de lançar novos modelos na linha de baquetas Tatoo e a linha Protection, com verniz especial, que desativa 99,99% dos vírus e bactérias, indicada para combater a Covid-19.

A Saty lançou dois bancos para piano: o BP80 foi lançado nas cores branco laqueado e marrom laqueado, e um banco que vem com abertura (dá para abrir a parte superior estofada) para guardar métodos. Diferente de outros modelos, ele vem desmontado, o que facilita seu armazenamento nas lojas. Também podia ser vista a linha de estantes para partituras com três modelos diferentes, pedestais e diferentes tipos de suportes para guitarras, sopro, violinos, teclados e outros. 

A Núcleo Musical lançou sua própria linha de baterias infantis Custom Kids, com três e quatro peças com máquina de chimbal, feitas com chapa de zinco e acompanhadas de banco, pedal e baquetas, com protetores de borracha para cobrir todos os parafusos e não machucar a criança. Também estava lá a linha de cordas Aquila para ukulele, com polímero especialmente desenvuelto; bags e acessórios da Custom Sound, com peças para luthiers feitas na Coreia; a linha da Gotoh, oferecendo partes para customização também para luthiers; violinos da marca Vignoli e um mixer desenvolvido pela própria Núcleo Musical, o CMX4C, indicado para youtubers e home studios, que pode ser alimentado usando qualquer fonte, até um power bank, disponível em quatro cores.