Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Guitarras custom da Aslan Guitars, de Minas Gerais

A Aslan Guitars dá aos seus clientes a possibilidade de escolher todas as configurações do instrumento, desde madeiras, hardware, espessura do braço e mais. Conheça!

A Aslan Guitars foi fundada há dois anos pelos sócios Kelvin Faria, Silas Rodrigues Santos, Priscila Pereira e Ítalo Lopes Queiroz. Como todos eles trabalhavam há vários anos com manutenção de instrumentos e davam assistência técnica a marcas consagradas no mercado, conseguiam identificar os principais erros de construção. 

“Além disso, questionamos vários músicos sobre suas necessidades, seja nos palcos, seja em estúdios. Há dois anos anunciamos o projeto de fabricação e em um ano os primeiros protótipos já estavam prontos. Desde então buscamos melhorar aquilo em que as marcas pecam”, contou Ítalo.

Atualmente na Aslan são fabricadas guitarras inspiradas nos modelos telecaster, stratocaster, thinline, jazztele e jaguar, além de contrabaixos precision, jazz e precision jazz bass.

Fabricação artesanal

Ítalo explicou que a arte dos instrumentos é computadorizada. Todos os cortes são feitos em CNC (Comando Numérico Computadorizado) e os acabamentos executados à mão. A empresa está localizada em Belo Horizonte e conta com uma equipe de oito profissionais.

Sobre os componentes e a matéria-prima utilizados, Silas afirmou: “Buscamos valorizar nossa riqueza nacional. Hoje o Brasil fornece madeiras para o mundo inteiro, e com tanta riqueza assim, não faz sentido buscarmos fora. Porém, os projetos estão abertos à customização de acordo com o gosto do cliente, e caso este opte por alguma outra madeira, também disponibilizamos. Quanto ao hardware, usamos tanto produtos nacionais quanto importados”.

Todos os modelos da Aslan são custom. O cliente pode escolher todos os componentes do hardware, espessura de braço etc., mas as medidas dos modelos são prefixadas.

“Apostamos muito na qualidade de nossos produtos. O boca a boca ainda é uma excelente propaganda. Possuímos parcerias com grandes músicos que ajudam na divulgação do nosso trabalho. Importante ressaltar que todos usam a marca porque gostam e acreditam em nossa qualidade”, adicionou Silas.

As vendas dos instrumentos da empresa são feitas diretamente ao cliente, com atendimento presencial e on-line.

“Nosso feedback tem sido muito positivo, desde os endorsees aos consumidores finais. Essa liberdade de poder escolher as configurações do instrumento permite ao cliente fazer uma guitarra que atenda suas necessidades”, contou.

Ele explicou também que existem atualmente várias tendências entre os guitarristas: “Têm os que preferem os instrumentos com uma pegada mais vintage: braço gordo, escala mais angulada, pintura em nitrocelulose, captadores mais clássicos. E tem também o público que busca um instrumento mais moderno. A vantagem de ser uma marca custom é que o cliente pode escolher entre o clássico e o moderno ou mesclar os dois”.

Lançamento na Music Show

A empresa participou pela primeira vez da feira Music Show Experience deste ano com muito sucesso, aproveitando não só para apresentar seus instrumentos, mas também para expandir sua rede de contatos. Ítalo destaca: “Consideramos a Music Show um projeto muito importante para o cenário musical. Uma vitrine para os músicos que buscam inovação e o que há de melhor no mercado. Para os expositores, uma grande oportunidade de expôr o seu trabalho e seus produtos,  bem como fechar parcerias e negócios. E uma grande oportunidade para aumentar o networking!”

A Aslan apresentou uma inovação na feira: a Aslan One Cap. “Uma guitarra de custo baixo, porém com uma versatilidade impressionante. Com apenas um captador humbucker no braço, é possível tirar vários timbres. Usando uma chave para defasagem do captador, é possível usá-lo como humbucker, single e série paralelo”, contou Silas.

Muito mais vem por aí, com novos modelos Aslan que já estão sendo projetados. Mais sobre as novidades? Siga a empresa no Instagram para saber de tudo!

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart