Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Ilhabela: 1º Festival de Música nas Escolas

A Associação dos Músicos de Ilhabela (AMI) sempre foi uma das entidades mais ativas do País para efetivar a lei de obrigatoriedade do ensino musical nas escolas. Amplificando ainda mais suas ações, a AMI  realiza o 1º Festival de Música nas Escolas de Ilhabela

Instituída a Lei 11.769/2008 que regulariza o ensino da música nas escolas, a Secretaria municipal de educação de Ilhabela-SP e a Associação de Músicos de Ilhabela (AMI) uniram-se para colocar na prática o ensino da música em sala de aula. Desde 2010 o projeto capacita professores e estes multiplicam as aulas de música para as crianças do Ensino Fundamental (1º a 9º ano). E também já foram realizados, com o apoio de diversas empresas do setor, workshops, seminário, gravação de CD, visita dos alunos à Expomusic, etc.

Neste ano de 2014, a AMI amplificou suas iniciativas envolvendo toda a comunidade no processo e organizando o 1º Festival de Música de Ilhabela. O Festival envolve todas as unidades escolares de Ensino Fundamental pertencentes à rede municipal. São 14 escolas, com uma população escolar de cerca de 3.800 alunos. O evento será realizado em duas etapas, com a primeira seleção, dentro das escolas, prevista para setembro. De cada escola sairão dois representantes para participar da etapa final, que ocorrerá em outubro.

Incentivando os alunos e criando uma atmosfera de expectativa para o evento, os organizadores estão realizando neste mês apresentações musicais nos colégios da cidade (foto). A Música & Mercado e a Anafima, Associação Nacional da Indústria da Música, apoiam o evento e estam auxiliando na captação de empresas e marcas que também desejam participar desta importante iniciativa. Deval Inst, Mac Cabos, Gope Instrumentos Musicais, Pearl Brasil, Landscape, Dimusica, Woodwork e Solez Strings já confirmaram.

João Santana, articulador e representante da AMI, convida: “Nosso intuito é incentivar a prática da música em grupos, a fim de promover a socialização e a paz, as apresentações em destaque conquistarão premiações para a escola representada. Dessa forma os prêmios (instrumentos musicais, literatura musical, acessórios) irão fortalecer o projeto para termos, num futuro próximo, uma sala de música em cada escola. Para isso convidamos você a se juntar a nós nesta empreitada, como apoiador do evento. Assim estaremos juntos desde o início da divulgação até o desfecho do Festival. A logomarca dos apoiadores será veiculada em toda mídia, nas peças promocionais e créditos serão dados nas reportagens e matérias da imprensa local e nacional”.

Santana ainda destaca: “Nossa intenção como músicos e organizadores é que este Festival não sirva apenas para o fortalecimento do projeto aqui em Ilhabela, sirva também como incentivo para que outras cidades façam da lei uma realidade musical”.

Para mais informações: joaosantana.md@gmail.com.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart