Eventos
WOMEX comemorou seu 30º aniversário com um encerramento inesquecível
A 30ª edição da WOMEX foi concluída ontem no Aviva Studios, em Manchester, com uma cerimônia de encerramento, fechando cinco dias de apresentações vibrantes, conferências enriquecedoras e oportunidades de networking global.
Hermeto Pascoal, lendário músico e compositor brasileiro, foi homenageado com o Prêmio Artístico WOMEX 2024. Embora Pascoal não tenha podido comparecer por motivos médicos, sua icônica banda, Nave Mãe, cativou o público em sua homenagem, encerrando o evento com uma ovação de pé. O artista enviou uma mensagem em vídeo, expressando sua gratidão pelo reconhecimento de sua carreira de 74 anos dedicados a uma visão artística incomparável.

O Prêmio de Excelência Profissional foi atribuído à In Place of War (IPOW), uma organização sem fins lucrativos que utiliza a arte e a música para transformar a vida de pessoas e comunidades afetadas por conflitos. Ruth Daniel, CEO do IPOW, destacou no seu discurso a urgência de promover a paz através de plataformas artísticas: “Devemos usar a música para pedir um cessar-fogo, porque alternativas violentas nunca são a resposta”.
Durante o evento, também foram reconhecidas as 20 Melhores Gravadoras Independentes do Ano, celebrando a sua contribuição essencial para a promoção da música global. Este ano, a WOMEX reuniu 2.850 profissionais da música, incluindo 290 artistas, de mais de 45 países. Com 61 mostras de artistas em 7 palcos, 18 documentários musicais e 88 palestrantes, a WOMEX 2024 ofereceu um espaço vibrante para intercâmbios culturais, com uma feira que reuniu 738 empresas de 56 países em 246 estandes.
Durante cinco dias, delegados de 118 países mergulharam em discussões sobre temas-chave como a relação entre música e migração, a ascensão dos Afrobeats, o impacto do conflito na indústria musical e as contribuições das mulheres na cena do Congo, entre outros. .
Tão diversificada e culturalmente rica como sempre, a música e os artistas viajaram de todo o mundo, da Coreia do Sul à Argentina, da Venezuela à Índia, e de todos os lugares intermediários. No ‘Club Summit’, DJs e produtores de diferentes países apresentaram estilos de dança globais, enquanto a programação de filmes, no emblemático espaço HOME, exibiu 18 documentários explorando diversas histórias e culturas musicais.
A próxima edição será em Tampere, Finlândia, de 22 a 26 de outubro de 2025.
Fotos de Eric van Nieuwland
Alguns dados
- 2.850 profissionais (incluindo 290 artistas de palco) de 118 países representando 1.530 empresas.
- 1.000 promotores de eventos.
- 560 gravadoras, editoras e distribuidoras.
- 510 instituições governamentais, educacionais e outras.
- 680 agentes de reservas individuais, 590 gestores e 280 produtores.
- 237 jornalistas nacionais e internacionais.
- Uma feira vibrante com 738 empresas expositoras de 56 países e 246 estandes.
- Mais de 61 showcases com 290 músicos de 45 países em 7 palcos.
- 88 palestrantes de 22 países em 20 conferências, 9 sessões de networking, 6 sessões de mentoria e 3 apresentações associadas.
- Comemorando os 22 anos da programação cinematográfica do WOMEX 24, que apresentou uma seleção com curadoria de 18 documentários musicais.
- Concerto de abertura: ‘Together In Music: We Welcome the World’.
- Dois prêmios WOMEX em homenagem a Hermeto Pascoal do Brasil e In Place Of War (IPOW).
- A WOMEX Academy acompanhou um grupo internacional em colaboração com o British Council, o grupo Global Music Leaders organizado pela Manchester Music City / Brighter Sound, uma delegação do Brasil apoiada pela Funarte e BM&A, uma delegação dos EUA patrocinada pela Western Arts Alliance, como bem como novos delegados dos Camarões e do Senegal.
- O WOMEX Radio Studio, em colaboração com a EBU – European Broadcasting Union, NRK (Noruega) e a BBC (Reino Unido).
Eventos
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
Para celebrar a vinda do AC/DC exclusivamente a São Paulo com a turnê “POWER UP”, na noite de 06/01, das 19h às 23h, a fachada da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da turnê no Brasil, foi iluminada pelo icônico logo da banda.
O show acontece no dia 24 de fevereiro, no Estádio do MorumBIS. Os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros e de 7 a 12x com juros, estarão disponíveis a partir do dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br) e 11h na bilheteria oficial.
Show em São Paulo
A turnê “POWER UP”, nomeada em homenagem ao mais recente álbum de estúdio da banda, que alcançou o 1º lugar em 21 países, contará com 21 apresentações no Brasil, Argentina, Chile, Atlanta, South Bend, Toronto, São Francisco, Filadélfia, Nova Jersey e muito mais. No Brasil, o show acontece no dia 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo, no MorumBIS.
Esta etapa da turnê “POWER UP” levará a banda a alguns dos maiores estádios do continente. Os ingressos para o show estarão disponíveis no dia 07 de novembro. No Brasil, os ingressos, que podem ser adquiridos em até 6x sem juros, estarão disponíveis no dia 7 de novembro, às 10h online (www.ticketmaster.com.br). Será o único show no país!
O AC/DC realizou seu primeiro show em 31 de dezembro de 1973 no Chequers Nightclub, em Sydney, Austrália. Eles se tornaram uma das bandas mais influentes da história do rock, com mais de 200 milhões de álbuns vendidos mundialmente. O álbum Back In Black é o “álbum mais vendido de todos os tempos por uma banda” e o “terceiro álbum mais vendido da história por qualquer artista”, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas e contando. O AC/DC foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 2003. A banda continua lotando estádios em vários continentes, vendendo milhões de álbuns anualmente e acumulando bilhões de streams.
Para celebrar seu longo reinado como a maior banda de rock and roll do mundo, o AC/DC – Angus Young (guitarra solo), Brian Johnson (vocal), Stevie Young (guitarra base), Matt Laug (bateria) e Chris Chaney (baixo) – está de volta aos palcos para se apresentar para sua legião de fãs dedicados, que cresce a cada ano.
Crédito imagens: Live Nation/ @pridiabr
Eventos
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
Evento confirmou o potencial da região para o setor audiovisual integrado. Próxima edição acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2026, no WTC Cidade do México.
Com um balanço altamente positivo, a InfoComm América Latina 2025 encerrou sua primeira edição consolidando-se como o novo ponto de encontro de referência para a indústria audiovisual na região.
Organizado pela AVIXA, o evento recebeu 5.193 visitantes únicos e registrou um total de 9.502 credenciamentos durante os três dias de atividades, de 22 a 24 de outubro, no Centro Internacional de Exposições e Congressos do WTC Cidade do México.
A feira contou com 64 expositores, que apresentaram soluções de mais de 100 marcas internacionais, ocupando 2.656 metros quadrados do pavilhão e sete salas de demonstração de áudio. Participaram empresas do México, Argentina, Chile e Espanha, além de fabricantes globais que tradicionalmente expõem em outros eventos InfoComm pelo mundo.
“Alcançamos lotação máxima nesta primeira edição. Superamos nossas metas de espaço, promoção e público. A resposta do mercado foi incrível — exatamente o que esperávamos”, afirmou Rodrigo Casassus Coke, CTS, diretor sênior para América Latina e Caribe da AVIXA. “E temos uma ótima notícia: a próxima edição já tem data marcada. A InfoComm América Latina 2026será realizada de 21 a 23 de outubro, no mesmo local, com 50% de aumento no espaço de exposição”, completou.
Programa educativo focado em inovação e liderança
O evento apresentou uma ampla agenda de formação e conferências, incluindo o Congresso AVIXA, treinamentos de fabricantes, visitas tecnológicas e atividades de networking profissional.
“Criamos este evento especialmente para o mercado latino-americano. A maioria das apresentações foi em espanhol e os conteúdos focaram nas áreas de maior crescimento da região”, explicou Jenn Heinold, vice-presidente sênior de Exposições para as Américas da AVIXA.
“Adotamos a cultura local e encontramos aqui um senso único de orgulho e hospitalidade.”
Entre os temas de destaque, o Congresso AVIXA abordou tendências tecnológicas rumo a 2030, com foco em Inteligência Artificial e em estratégias de adaptabilidade centradas nas pessoas.
O CEO da FORTÉ, Jeff Stoebner, ressaltou a importância da agilidade e da inovação organizacional para manter a relevância em um cenário em constante mudança. Já David Labuskes, CTS e CEO da AVIXA, destacou que o setor precisa aceitar a incerteza e abandonar paradigmas tradicionais para continuar evoluindo.
Experiências imersivas além do pavilhão
A InfoComm América Latina também ultrapassou os limites do WTC com os Tours de Experiências Integradas, cujas vagas esgotaram semanas antes do evento.
Os participantes visitaram o espaço imersivo InSpace e o Estudio 13, reconhecido por sua infraestrutura de gravação e produção de áudio na Cidade do México.
“Esta feira representa uma mudança radical para a nossa região”, afirmou Martin Saul, vice-presidente sênior para América do Sul e Ibéria na AVI-SPL e CEO da ICAP Global.
“Na América Latina, a confiança e os relacionamentos pessoais são tão importantes quanto a tecnologia. As conexões criadas aqui serão fundamentais para futuros negócios.”
Uma nova etapa para o mercado audiovisual latino-americano
Com resultados acima das expectativas, a InfoComm América Latina 2025 marcou o início de uma nova fase para o mercado regional, unindo inovação, educação e comunidade.
A próxima edição acontecerá de 21 a 23 de outubro de 2026, novamente no WTC Cidade do México, com expansão da área de exposição e um programa educacional ainda mais abrangente.
Eventos
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
Nona edição do festival será no dia 4 de abril em São Paulo.
Os Gunners podem comemorar no grau máximo! Após quebrarem o recorde de público do Allianz Parque, reunindo cerca de 50 mil pessoas na apresentação de 25 de outubro, o Guns N’ Roses foi escolhido pela Mercury Concerts como headliner da edição 2026 do Monsters of Rock.
A nona edição do festival de rock mais desejado do Brasil está confirmada para 4 de abril em São Paulo. Em breve, serão divulgadas mais atrações e informações sobre local e ingressos.
Pela primeira vez, o Guns N’ Roses vai subir ao palco do Monsters of Rock para um show inesquecível, que entrará para a história dos mais de 30 anos do festival. Com Axl Rose, Slash e Duff McKagan em plena forma, o grupo retornará ao Brasil com um repertório repleto de hinos atemporais — como Sweet Child O’ Mine, Welcome to the Jungle, Paradise City e November Rain — em uma performance explosiva. O espetáculo promete repetir — e superar — a energia que vem conquistando o público brasileiro em sua atual turnê pelo país.
Com produção da Mercury Concerts, o Monsters of Rock reafirma sua tradição de apresentar um lineup de peso, reunindo alguns dos maiores nomes do rock mundial.
Crédito de foto: Guns n’ Roses
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas1 semana ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO








Você deve estar logado para postar um comentário Login