Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

Os acessórios da Free Sax’s

Com mais de duas décadas de presença no mercado, a Free Sax’s fabrica tudo no Brasil com componentes nacionais e agora está incursionando também no exterior

Captura de pantalla a las

A Free Sax’s é uma empresa 100% nacional que atua no mercado há mais de 20 anos oferecendo uma completa linha de acessórios para saxofones, flautas e clarinetes. Surgiu da decepção de um músico que, necessitando de determinado acessório, consultou as melhores casas do ramo e não encontrou o que precisava. Foi então que resolveu fabricar uma correia para seu próprio uso.

Aproveitando a oportunidade, comprou um pouco a mais de material e fez algumas peças, oferecendo aos seus amigos saxofonistas. Resolveu também mostrar para o saudoso Bove José (“Seu Bove”, como o chamava). Para sua alegria e surpresa, Seu Bove gostou muito e comprou todas as peças. Encomendou mais algumas e orientou mudanças a serem feitas para melhorar o produto.

Tempo depois começou a desenvolver também escovas secadoras, abraçadeiras de couro para boquilhas, cobre-boquilhas, varetas para afinação de flauta, estantes para saxofone, flauta e clarinete, vários tipos de correias para saxofone e uma linha completa de lubrificantes, abafadores para pratos de bateria, espaleira para violino, breu para instrumentos de corda, apoio de espigão de cello, entre outros.

A sede da empresa — com 11 funcionários — fica em São Lourenço da Serra, SP, e na fábrica contam com máquinas que foram desenvolvidas especificamente para atender às necessidades da empresa. A Free Sax’s usa material nacional em todos os seus produtos e sua linha é composta por cerca de 80 itens diferentes.

Hoje, a Free Sax’s atende o mercado interno e já dá os primeiros passos rumo à exportação, disponibilizando a músicos profissionais e amadores uma ampla variedade de acessórios para instrumentos de sopro, arco e bateria.

“Como toda empresa, no começo tivemos muitas dificuldades e, com o passar do tempo, aos poucos fomos melhorando e criando novos produtos. Devagar ficamos conhecidos no mercado. Hoje a marca Free Sax’s está sólida no mercado nacional e temos credibilidade dos nossos clientes devido ao trabalho sério que realizamos ao longo do tempo. Procuramos ser rápidos no atendimento e na entrega de pedidos, além de manter nossos estoques sempre abastecidos para conseguir agilidade no processo”, contou Idesbaldo da Silva Coimbra, presidente da empresa. Veja mais nesta entrevista.

M&M: O que é importante ter em consideração no momento de criar ou lançar um novo acessório para este segmento tão específico?

Idesbaldo: Também sou músico saxofonista, então estou sempre pesquisando o que pode dar certo no mercado. Quando descubro alguma coisa nova, vou no “boca a boca” para ver a opinião dos usuários e, se der certo, lanço o produto. Mas não são só maravilhas, não. No passado lancei alguns produtos que não deram certo e tivemos que tirar da linha de produção.

M&M: Qual é o diferencial da Free Sax’s?

Idesbaldo: Somos diferenciados pela qualidade dos produtos. Somos pioneiros no Brasil. As primeiras escovas secadoras nacionais foram desenvolvidas pela Free Sax’s. Assim como as abraçadeiras de couro para boquilhas de instrumentos de sopro com e sem ressonador de metal. Bem mais tarde apareceram alguns concorrentes, mas não conseguiram se manter e sumiram do mercado. Depois apareceram outros tentando copiar nossas ideias, mas também não tiveram êxito, devido à marca forte que nos tornamos no mercado brasileiro. Nossa marca oferece confiança e credibilidade, então o cliente não troca os produtos da nossa marca, que ele já conhece, por um aventureiro. Ouvi isso diretamente de clientes nas Feiras da Música de que participamos, nas Captura de pantalla a laslojas, por e-mail, por telefone e outros canais de contato.

M&M: Quais estratégias estão adotando para promover a marca?

Idesbaldo: Procuramos divulgar nossa marca em revistas, internet e redes sociais, apresentando lançamentos de novos productos. Também tem o “boca a boca” por meio do qual um indica para o outro, um amigo indica para outro amigo, um professor indica para o aluno, um músico indica para outro músico e por aí vai. Ainda é o melhor marketing que conheço e que tem dado certo na empresa.

M&M: O que você acha do mercado de acessórios no Brasil?

Idesbaldo: Está melhorando a cada dia. O consumidor necessita e gosta de acessórios musicais, assim tentamos atender essa necessidade. Uma grande vantagem que vejo em nossos produtos é que o giro nas lojas é grande. O estoque da maioria dos lojistas não fica parado, dá giro e gera lucro ao empresário. Isso é bom porque o cliente volta a comprar, gerando um ciclo de negócios lucrativo para ambos os lados.

M&M: Quais são os planos para 2018?

Idesbaldo: Pretendemos lançar novos produtos e melhorar ainda mais os que já temos. Pedimos aos nossos clientes e parceiros que aguardem, pois virão grandes novidades, mas não posso adiantar nada porque o projeto ainda não está concluído. Será uma surpresa!

Mais informações: freesax.com.br 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart