Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

Microfones Shure no Super Bowl 2021

O Super Bowl desse ano foi diferente, com menos público presente devido às restrições pela Covid mas a mesma qualidade de áudio de sempre. A Shure participou do projeto. Mostramos aqui como.

O Super Bowl TikTok Tailgate contou com uma apresentação ao vivo de Miley Cyrus, que utilizou o microfone vocal 565SD Classic Unisphere da Shure. Dinâmico, unidirecional e de dupla impedância, esse modelo ficou famoso por ser usado no Festival de Woodstock. Cyrus dividiu o palco antes do jogo com os convidados Billy Idol e Joan Jett, que usaram cápsulas de KSM9  e o sistema de microfone Axient Digital Sem Fio.

A poetisa Amanda Gorman, a primeira premiada pelo programa National Youth Poet Laureate, recitou um poema original antes da partida diante do icônico microfone vocal Super 55 Deluxe da Shure.

O poema de Gorman, “Chorus of the Captains”, celebrou e apresentou os três capitães honorários convidados especialmente para o jogo pela NFL por seus excepcionais serviços prestados.

Para a partida, o árbitro principal Carl Cheffers usou um sistema redundante desenvolvido sob medida pela ATK/Audiotek com dois microfones de mapela Subminiatura TwinPlex TL47 e dois transmissores de corpo Axient Digital sem Ffo com os receptores configurados tanto para Quadversity como para diversidade de frequências. Eles foram implementados para o jogo pela Professional Wireless Systems (PWS).

O Quadversity é uma tecnologia patenteada que emprega quatro entradas de radiofrequência (RF) simultâneas para alimentar um único canal. Em ambientes de RF hostis como é o caso do Super Bowl, o Quadversity aumenta a estabilidade de sinal e pode ampliar a área de cobertura de um microfone. Já a diversidade de frequências é um recurso que utiliza uma frequência secundária simultânea como reserva para ser acionada se a frequência principal for comprometida, oferecendo ainda mais proteção em aplicações que não permitem falhas.

Jack Bowling, engenheiro de PA do estádio do Super Bowl para a ATK/Audiotek, especificou microfones de lapela TwinPlex TL47 para os árbitros nos últimos três eventos do Super Bowl e também nos jogos do L.A. Rams e do L.A. Chargers. 

“O TwinPlex oferece exatamente a qualidade e a durabilidade de que precisamos para aplicações esportivas”, afirmou Bowling. “Em todas as temporadas em que usei esse modelo, ele funcionou de forma totalmente confiável.”

Eric Church e H.E.R. usaram microfones de mão Axient Digital com diversidade de frequências para cantar o hino nacional e “America The Beautiful”, respectivamente. 

“A ATK/Audiotek tem uma longa parceria com a Professional Wireless Systems para projetar e implementar esses sistemas de microfone sem fio no Super Bowl”, contou Gary Trenda, técnico chefe de RF da PWS. “A PWS vem especificando microfones Axient Digital desde que eles foram lançados e, considerando nossas experiências anteriores com esse equipamento, foi fácil decidir novamente pela implementação no grande jogo deste ano. Temos confiança no desempenho do Axient Digital em ambientes de RF imprevisíveis. A Diversidade de Frequências e o Quadversity nos dão a segurança necessária para sistemas de áudio sem fio essenciais para o evento.”

O Axient Digital também teve um papel importante na apresentação do Prêmio Walter Payton de Homem do Ano. A ATK foi a fornecedora da transmissão sem fio para a parte do entretenimento, tendo a PWS como subcontratada. 

A CP Communications forneceu à CBS Sports microfones de mão Axient Digital com diversidade de frequências e cápsulas de KSM8, transmissores Bodypack AD1 com cápsulas de microfone TwinPlex , além de microfones de cabeça para os shows de estúdio da CBS antes da partida. A CP também ajudou na transmissão do jogo da CBS Sports fornecendo outros microfones TwinPlex em pratos parabólicos para captar o áudio do campo. A qualidade natural do som, o baixo ruído de manuseio e tecnologia de cabo com padrão cirúrgico são alguns dos motivos que fizeram o TwinPlex se destacar no mais importante jogo da NFL em todo o ano.

“Exploramos o recurso Quadversity do microfone Axient Digital da Shure — o que outras empresas não oferecem — implementando um sistema de RF sobre fibra (RFoF) para ampliar a cobertura e permitir que os artistas pudessem se movimentar entre os sets sem trocar de equipamento”, explicou Michael Mason, presidente da CP Communications. “Nesta época tão difícil de pandemia, foi importante para a CBS Sports reduzir toques e contatos entre pessoas. E conseguimos isso utilizando o Quadversity e adotando uma abordagem de múltiplas zonas.”

Alan Roach, locutor do Super Bowl, usou o SM7B da Shure, um dos microfones mais adotados pelo mercado para radiodifusão por oferecer um som de voz suave e cálido.

Além disso, foi implementado o software Shure Wireless Workbench para monitorar todos os microfones sem fio utilizados para as atividades do jogo. Em ambientes de RF complexos e dinâmicos como o Super Bowl, o Wireless Workbench proporciona a flexibilidade necessária para coordenar frequências ao longo do tempo e espaço para obter a melhor qualidade de som possível.

“É sempre uma honra ver nossos produtos em um dos maiores palcos do mundo”, comentou Rick Renner, diretor de Vendas de Áudio Profissional da Shure nos Estados Unidos. “Desde o show antes do jogo até a própria partida e inclusive os comerciais nos intervalos, a Shure fornece vários componentes de áudio para levar os sons de uma das maiores noites do esporte para fãs e torcedores do mundo inteiro.”

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart