Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Loja: BarraMusic oferece rico conteúdo em canal no YouTube 

A BarraMusic é mais do que uma loja. Ela se preocupa com oferecer aos clientes e todos os interessados vídeos on-line com rico conteúdo sobre música, instrumentos e artistas.

A BarraMusic foi fundada em 1996, como uma escola de música e um pequeno espaço de venda de violões e acessórios, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Aos poucos o empreendimento foi crescendo e agregando mais itens, como guitarras, violões e baixos. 

Em 2005, a loja começou com a venda on-line, inicialmente no Mercado Livre, e as vendas se multiplicaram. “Trabalhamos com Mercado Livre e B2W, mas são empresas que não primam por parcerias, principalmente a ML, que nunca pensou nos vendedores. Por isso investimos em nossa própria loja virtual”, conta Beto Laureano, fundador e diretor da BarraMusic.

Oferecendo educação e entretenimento

Além das vendas, a loja foca muito o conteúdo educativo e informativo para os consumidores, mas essa não é uma estratégia nova motivada pela pandemia, pois vem sendo utilizada há vários anos. Beto explica: “O Brasil é um país que vive sucessivas crises. Com a maioria dos produtos importados, a cada uma delas nossos produtos ficaram mais caros, potencializando as crises. Em uma dessas crises macroeconômicas, criamos um blog em 2010. As pessoas gostaram e continuamos tentando um canal no YouTube, mas percebemos que demandaria grande investimento e tempo, e não conseguimos levar adiante na época”. 

“O canal do YouTube começou em 2011, mas nunca havíamos conseguido postar videos regularmente, pelo tempo e investimentos citados anteriormente. Em 2017 vimos uma janela, e já nos antecipando a uma crise que acontece nos EUA, em que a maioria dos fornecedores vende direto para os consumidores finais, entramos com tudo no canal, onde já foram investidos mais de R$ 50 mil. Todo dia temos algum dos colaboradores se revezando nessa função, dedicados ao canal, além de mim mesmo em tempo integral”, agregou. 

Trabalho integral

Beto gostou tanto de ter um canal que passou a trabalhar nele 24 horas por dia, sete dias da semana. “Por isso vivo e respiro YouTube. Sempre pensando e vendo vídeos, como a live semanal que fazemos, inspirada no canal Zona Rubro Negra, baseada em debates sobre futebol, mais especificamente sobre o Flamengo. O canal nos levou a fazer uma live semanal no formato de mesa-redonda, com músicos que são integrantes fixos e buscando variar os convidados.”

Ele destaca que não existe segredo para ter sucesso com canais do YouTube, é simplesmente uma questão de tentativa e erro. “Estamos o tempo todo ligados nas críticas, nas tendências e sempre tentando inovar. E a famosa ideia que não sai da cabeça: ‘Um dia viraliza’.”

Na nossa conversa com Beto, perguntamos se essa estratégia de conteúdo realmente ajuda com as vendas, principalmente durante a pandemia. Ele disse que “qualquer tipo de divulgação ajuda. Mas a tal crise que previ há cinco ou seis anos chegou antes. Não sei bem como seriam as vendas sem o canal, mas com certeza estamos vivos e sendo lembrados pelos clientes”. 

“Esse desafio de fazer o canal no YouTube foi algo bem difícil, na verdade, mais do que o planejado inicialmente. Tive de aprender a ser videomaker, vamos dizer assim. Revisamos conhecimentos sobre som, fizemos um grande investimento em mesas, câmeras, iluminação, espaços, pessoas, cursos. Realmente foi bem mais complicado do que pensei. Mas é muito gratificante. É muito legal ter o reconhecimento do seu trabalho quando se é verdadeiro. Não fiz o canal sozinho. Este é um trabalho conjunto de toda a equipe da BarraMusic. Todos os colaboradores abraçaram a ideia. Estamos juntos nessa jornada que é difícil, porém gratificante”, contou.

Varejo em mudança 

Com o cenário altamente mutável que estamos atravessando, o diretor da BarraMusic observa que, de forma geral, a vida das pessoas se vê cada vez mais imersa em um mundo digital. “Acho que o mercado deve estar atento a isso. Os lojistas devem estar ligados nisso porque os consumidores estão muito ligados. A tendência é que os clientes estejam cada vez mais bem informados, cada vez mais preparados para fazer um bom negócio, seja ele por conta de um bom atendimento, de um pós-venda ou em busca de um preço justo.” 

“Falando sobre o pós-pandemia, tratando aqui estritamente do lado econômico, essa foi mais uma crise para os empresários. Para alguns, muito forte; para outros, um pouco menos. Mas o nosso mercado me desanima. Já me passou várias vezes pela cabeça que tenho de sair dele. Porque quando vem a crise, o dólar sobe, os produtos ficam mais caros. Se o dólar estiver mais alto, as coisas ficam mais difíceis; se cair, mais fáceis. As pessoas nunca deixam de sonhar com um instrumento musical, então existe uma grande demanda reprimida de consumo. Com o dólar baixo e um preço razoável, as pessoas voltarão a comprar.” 

 

Na imagem principal: Robertinho de Recife, Faisca e Beto Laureano

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart