Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

HOME STUDIO 25 – O Nano Studio

A seção Home Studio na sua 25ª edição lança um projeto que mescla o ensino de produção musical com o marketing & merchandising.

A ideia nasceu nos idos tempos da Expomusic, quando a Pauta Arte & Comunicação lançou as TID Files, arquivos MIDI didáticos de transcrição musical.

Eram produzidas as transcrições com equipamentos cedidos pelos distribuidores, importadores e fabricantes do mercado de instrumentos e equipamentos musicais, e nas capas, páginas, publicidade e propaganda das mídias eram inseridos logos e outras formas de merchandising dos parceiros que cediam os equipamentos.

O projeto visa prospectar compradores de kits básicos para produção musical, dentre os inúmeros estudantes, iniciantes e hobistas que pretendem montar seu primeiro estúdio caseiro, investindo o mínimo na máxima relação custo/benefício.

O NANO STUDIO, menor do que o popular home studio, compreende o hardware mínimo e suficiente para realizar gravações de áudio e instrumentos virtuais, em espaços reduzidos, com o uso de aplicativos gratuitos e/ou de baixíssimo custo.

EXEMPLO DE SETUP

Microfone Shure MVL

Sonofletores Edifier R19

Interface UCA-222 Behringer

APLICAÇÃO DO SETUP

As necessidades básicas para o operador gravar são:

1 microfone para a voz

Sonofletores para reprodução

Converter as gravações analógicas em digitais

Como podemos constatar, estas necessidades são realizadas pelos 3 itens do setup básico, na mesma ordem numérica. O investimento inicial é acessível, e cada item tem ainda a possibilidade de ser utilizado em situações alternativas.

OUTROS USOS DO SETUP

O microfone dinâmico pode ser usado separadamente com a interface portátil para captar gravações diretamente de um smartphone. Isso pode ser útil para gravar um vocal fora do NANO STUDIO e depois transferi-la para o mixer.

Os sonofletores podem ser usados para audição de fontes sonoras no computador, ou conectadas a smartphones, tablets e outro gadgets portáteis ou não. Sua conexão de sinal e alimentação USB facilitam o uso com a eliminação de cabos.

A interface pode ser usada como conversor para tornar o som com melhor qualidade do que o resultado obtido através da saída de áudio analógica comum, via computador ou com outros dispositivos compatíveis com USB.

Poderiam ser mencionadas muitas outras situações alternativas, o que faz do NANO STUDIO um kit extremamente versátil para aplicações em que a criatividade do operador pode ser o diferencial para gravações e mixagens semi-profissionais.

SUPORTE DIDÁTICO

O NANO STUDIO deve ser apoiado por uma divulgação de RESULTADOS. Até um experiente operador usando equipamentos profissionais pode acenar com uma mixagem ou finalização de um trabalho completamente desinteressante comercialmente.

A compra de impulso em áudio precisa ser alimentada por uma imediata resolução de dificuldades, demonstrada em textos, áudios e vídeos. Os fins, nessa situação, tornam os meios invisíveis como são as etapas de produção musical.

A uma banda ou artista iniciante, na maioria das vezes não interessam situações técnicas, em que a simples leitura de especificações de catálogo é algo distante. O resultado final deve preceder sua realização, como impacto, e não vice-versa.

MODUS OPERANDI

Colocar à disposição do público um experimento online de mixagem. Os interessados poderiam ter acesso a uma espécie de demonstração usando o NANO STUDIO, na qual um exemplo de áudio enviado seria refeito e devolvido.

Produzir vídeos de impacto usando exclusivamente o NANO STUDIO em situações-limite, como por exemplo a produção de um arranjo para um trecho vocal usando exclusivamente os recursos do NANO STUDIO.

Divulgação do NANO STUDIO em grupos de mixagem e produção nas redes sociais, onde compradores em potencial procuram soluções para suas dificuldades sem dispor de recursos para soluções mais caras.

Promoção de um curso básico de produção de curta duração a ser adicionado ao preço do NANO STUDIO. Uma seleção prévia poderia ainda dar direito a extensões do curso e/ou outros descontos em outras compras de produtos adicionais.

PROJETO LANÇADO E SUPORTE TÉCNICO

A partir do lançamento do primeiro kit do NANO STUDIO, o projeto oferecerá um acompanhamento e suporte para os compradores e demais interessados em se familiarizar com os equipamentos e instrumentos à disposição no mercado brasileiro.

Este suporte se dará na forma de vídeos, textos, realização de lives e outras oportunidades onde o uso do equipamento e instrumentos  possa ser explicado, detalhado e otimizado para muitas utilidades além da presentes no dia a dia da produção musical.

Desta forma, a Pauta Arte & Comunicação pretende contribuir para oferecer ensino de qualidade aliado ao marketing de resultados, e ao mesmo tempo não contribuir para a disseminação de eventos gratuitos que prejudiquem economicamente o mercado da música e áudio.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart