Audio Profissional
Estúdios de gravação gratuitos em São Paulo
Publicado
9 anos agoon
Fábricas de Cultura do Governo do Estado contam com estúdios em suas 10 unidades. Desde a inauguração, mais de 4000 gravações foram realizadas
As Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo estão com as agendas de seus estúdios gratuitos abertas para gravações de artistas dos mais variados estilos. Nas Fábricas da zona leste, o atendimento é realizado de quarta a domingo, das 9h00 às 17h00, com duração de 2h por gravação. Já nas Fábricas das zonas norte e sul, os músicos podem gravar de terça-feira a sábado, das 9h00 às 17h00, com no máximo 4h por sessão. Todas as informações sobre o programa Fábricas de Cultura estão disponíveis no site www.fabricasdecultura.sp.gov.br.
Os estúdios da zona leste são equipados com guitarra, violão de nylon, violão de aço, baixo, surdo, tantã, teclado midi, eggs (tipo de chocalho), ganzá e bateria. Não é necessário o envio de material prévio para iniciar a gravação e o agendamento pode ser feito diretamente com o Subgerente de Promoção e Articulação na Fábrica de Cultura desejada. Já os estúdios das zonas norte e sul são equipados com teclado midi, bateria e caixas de som, e o agendamento pode ser feito diretamente nas recepções das Fábricas.
Não há limite de gravação de faixas e, dentro do período de gravação, o artista pode utilizar o estúdio da forma que quiser sob a orientação de técnicos habilitados. Depois que todos os instrumentos são gravados, os técnicos dos estúdios mixam e entregam as faixas prontas em um CD matriz.
Desde a inauguração dos estúdios nas Fábricas de Cultura, foram realizadas em torno de 4200 gravações nas dez unidades – localizadas em Sapopemba, Vila Curuçá, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Parque Belém, Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo e Jardim São Luís. Apenas em 2016, já foram feitas em torno de 2500 gravações.
Fábrica Vila Curuçá: estúdio de áudio e vídeo
A Fábrica de Cultura Vila Curuçá também conta com estúdio de vídeo. Somente no primeiro semestre, foram gravados 40 videoclipes.
Na Vila Curuçá, o estúdio de som funciona desde 2013. Os demais estúdios da zona leste foram inaugurados em abril de 2015 e, neste ano, as cinco unidades totalizaram 682 artistas gravados e 1770 gravações dos mais diversos gêneros musicais. Os estilos musicais mais populares são gospel e funk.
As produções de videoclipes das Fábricas de Cultura podem ser conferidas no canal do YouTube “TV Fábricas de Cultura Zona Leste”, no link www.youtube.com/user/TvFabricas. Para mais informações, acesse o site www.fabricasdecultura.sp.gov.br ou as páginas do Facebook /fabricasdeculturazl e /fabricasdecultura.
Serviço – Estúdios de gravação gratuitos das Fábricas de Cultura da zona leste de São Paulo
Fábrica de Cultura Parque Belém
Endereço: Complexo do Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2231 (Portaria 1) / Rua Nelson Cruz nº 140 (Portaria 2)
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 2618-3447
Fábrica de Cultura de Vila Curuçá
Endereço: Rua Pedra Dourada, 65
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h00 às 21h00 e aos domingos das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 2016-3316
Fábrica de Cultura de Itaim Paulista
Endereço: Rua Estudantes da China, 500
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h00 às 21h00 e aos domingos das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 2025-1991
Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h00 às 21h00 e aos domingos das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 2556-3624
Fábrica de Cultura de Sapopemba
Endereço: Rua Augustin Luberti, 300
Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h00 às 21h00 e aos domingos das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 2012-5803
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508 (Portaria 1) / Av. Inajar de Souza, 7001 (Portaria 2)
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 20h00. Sábados e domingos de acordo com a programação.
Telefone: (11) 3859-2300
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n (Portaria 1) / Rua Algard, 82 (Portaria 2)
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 20h00. Sábados e domingos de acordo com a programação.
Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jaçanã
Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 (Portaria 1) / Rua Albuquerque de Almeida, 360 (Portaria 2)
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 20h00. Sábados e domingos de acordo com a programação.
Telefone: (11) 2249-8010
Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 20h00. Sábados e domingos de acordo com a programação.
Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575
Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h00 às 20h00. Sábados e domingos de acordo com a programação.
Telefone: (11) 2233-9270
Você pode gostar
-
Ovy Ayvu cria palco real para artistas autorais em São Paulo
-
Ecad e Secretaria da Cultura de SP firmam parceria sobre licenciamento musical no estado
-
Shure oferece treinamento para certificação em Dante
-
Audio Porto promove palestra e Master Class Premium com Geoff Emerick
-
Evento de baterias Yamaha no día 6/12
-
Church Tech Expo teve aumento no número de visitantes
Audio Profissional
Maroon 5 migra para monitoramento digital com Spectera
Publicado
9 horas agoon
24/02/2026
Uso do sistema Spectera em turnê sinaliza mudança do áudio sem fio analógico para fluxos totalmente digitais em estádios.
A turnê de 2025 do Maroon 5 marcou uma mudança tecnológica importante no monitoramento ao vivo. O engenheiro de monitores Dave Rupsch implementou o sistema Spectera, da Sennheiser, uma solução sem fio digital de banda larga voltada a substituir sistemas in-ear analógicos tradicionais.
A decisão foi motivada pela crescente saturação do espectro UHF e pela busca por um fluxo de áudio totalmente digital, do console até os artistas no palco.


Do analógico ao digital no monitoramento pessoal
Durante a turnê, o sistema demonstrou vantagens ao eliminar artefatos comuns da transmissão analógica, como ruídos e interferências, oferecendo maior clareza nas mixagens de retorno.
O que começou como um teste limitado acabou sendo adotado por toda a banda após os primeiros minutos de uso, com destaque para a melhora na definição sonora e na imagem estéreo percebida pelos músicos.
Mudanças no fluxo técnico de produção
Além do ganho de áudio, o sistema trouxe alterações práticas no setup. A utilização de cabos Cat5 para antenas substituiu o tradicional cabeamento BNC, simplificando montagem e logística em produções itinerantes.
A configuração incluiu múltiplas antenas distribuídas entre palco, áreas laterais e backstage, garantindo conexão estável mesmo com grande movimentação dos artistas.
Esse modelo multiponto ajuda a manter cobertura contínua em ambientes complexos como estádios, reduzindo riscos de falha de sinal.

Tendência em grandes turnês
O caso reforça uma tendência crescente no mercado de áudio ao vivo: a adoção de ecossistemas digitais integrados para monitoramento e transmissão sem fio.
Após a experiência com Maroon 5, o engenheiro responsável confirmou o uso da mesma tecnologia em futuras turnês de grande porte previstas para 2026.
A transmissão digital de banda larga começa a se consolidar como alternativa para produções que buscam maior estabilidade de RF, clareza sonora e eficiência operacional em shows de grande escala.
(Imagem principal de Ricky Garcia)
Foto 1: O engenheiro de monitor Dave Rupsch supervisionando a mixagem atrás do console durante a apresentação do Maroon 5 no Tokyo Dome em 2025. (Foto de Trelawny Rose).
Foto 2: O vocalista Adam Levine no palco com seu sistema de monitoramento corporal e fones de ouvido intra-auriculares Spectera durante a turnê Love Is Like do Maroon 5. (Foto de Ricky Garcia).
Foto 3: Os membros do Maroon 5, PJ Morton, James Valentine, Jesse Carmichael, Jacob Scesney e Sam Farrar, juntamente com músicos da turnê (da esquerda para a direita), recebem seus sistemas de monitoramento corporal e fones de ouvido intra-auriculares Spectera do gerente de turnê Shawn Tellez (terceiro da esquerda) – Foto de Travis Schneider.
Audio Profissional
Bose Experience Day 2026 acontece nesta terça-feira em São Paulo
Publicado
1 dia agoon
23/02/2026
Evento da Bose Professional, organizado pela ProOn Group Brasil, começa às 19h30 na Casa de Babette, na Barra Funda, com inscrições pelo Sympla.
O Bose Experience Day 2026 acontece nesta terça-feira (24 de fevereiro), a partir de 19h30, na Casa de Babette, na Barra Funda, em São Paulo. O encontro, organizado pela ProOn Group Brasil, tem como foco apresentar lançamentos da Bose Professional e promover demonstrações ao vivo de produtos para o mercado de áudio profissional.
A agenda interessa especialmente a profissionais que precisam avaliar soluções de sonorização e infraestrutura de áudio — como integradores, locadoras, equipes técnicas e gestores de espaços — porque permite ver produtos em operação e comparar aplicações antes de decisões de compra e especificação em projetos.
Segundo a organização, a programação inclui demonstrações ao vivo dos novos produtos da Bose Professional e um espaço para troca de contatos e experiências entre participantes.
As inscrições são feitas online e as vagas são limitadas.
O que esperar do Bose Experience Day 2026
- Demonstrações ao vivo de novos produtos da Bose Professional
- Apresentação de recursos e aplicações voltados ao áudio profissional
- Networking entre profissionais e empresas do setor
Evento: Bose Experience Day 2026
- Data: 24 de fevereiro de 2026 (terça-feira)
- Horário: início às 19h30
- Local: Casa de Babette
- Endereço: R. Anhanguera, 105 – Barra Funda, São Paulo – SP
- Inscrições pelo Sympla aqui
- Vagas: limitadas

Audio Profissional
AEA lança Learning Library, série educativa sobre técnicas reais de gravação
Publicado
1 dia agoon
23/02/2026
Projeto apresenta práticas de estúdio baseadas em sessões reais e voltadas a engenheiros de áudio.
A AEA anunciou a AEA Learning Library, nova série educacional em vídeo voltada a engenheiros de gravação, produtores e profissionais de áudio interessados em aprofundar técnicas de estúdio a partir de situações reais de gravação.
A série é apresentada por John Escobar, produtor, engenheiro e professor do Berklee College of Music, e explora como decisões técnicas surgem e evoluem durante uma sessão, influenciadas pela música, pelos músicos e pelo ambiente acústico.
Aprendizado baseado na prática de estúdio
Os primeiros episódios abordam situações comuns de gravação, especialmente em projetos de música acústica, artistas solo e pequenos conjuntos. Entre os temas tratados estão:
- Técnicas de microfonação mono e estéreo
- Posicionamento de microfones
- Controle de bleed e fase
- Uso de padrões polares e pontos nulos para equilíbrio sonoro
A proposta não é apresentar fórmulas fixas, mas mostrar como a escuta crítica orienta ajustes ao longo da sessão.
Cada episódio acompanha uma performance musical completa gravada em estúdio. Em seguida, Escobar analisa as escolhas feitas, compara resultados e ajusta o setup em tempo real, reproduzindo o fluxo natural do trabalho profissional.
Microfones ribbon no centro do processo
A fase inicial da série destaca o uso de microfones ribbon da AEA como ferramentas principais de gravação, mostrando aplicações em vocais, instrumentos acústicos e ensembles.
A abordagem busca demonstrar que esses microfones podem ser utilizados no dia a dia do estúdio, influenciando diretamente timbre, imagem estéreo e definição sonora.
Conteúdo técnico em espanhol para ampliar o acesso
A Learning Library foi produzida integralmente em espanhol, com foco em engenheiros e produtores da comunidade hispanohablante. A iniciativa responde à escassez de conteúdos técnicos aprofundados disponíveis fora do inglês.
Segundo Escobar, o objetivo é tornar o processo de decisão mais transparente e incentivar profissionais a confiarem mais na própria escuta: “A ideia era que os vídeos refletissem como a gravação realmente acontece: ouvir, reagir e ajustar conforme a sessão evolui”.
Os primeiros episódios da série já estão disponíveis no YouTube, direcionados tanto a estudantes quanto a profissionais que desejam aprimorar seu fluxo de trabalho em gravação.
Áudio
Maroon 5 migra para monitoramento digital com Spectera
Uso do sistema Spectera em turnê sinaliza mudança do áudio sem fio analógico para fluxos totalmente digitais em estádios. A...
Bose Experience Day 2026 acontece nesta terça-feira em São Paulo
Evento da Bose Professional, organizado pela ProOn Group Brasil, começa às 19h30 na Casa de Babette, na Barra Funda, com...
AEA lança Learning Library, série educativa sobre técnicas reais de gravação
Projeto apresenta práticas de estúdio baseadas em sessões reais e voltadas a engenheiros de áudio. A AEA anunciou a AEA...
Manutenção preventiva de sistemas de PA e line array
Checklist prático para integradores e técnicos prolongarem a vida útil e evitarem falhas em campo. Sistemas de PA e line...
d&b audiotechnik apresenta caixa compacta 42S para espaços exigentes
Novo modelo da Série xS combina tamanho reduzido, controle de dispersão e versatilidade de instalação. A d&b audiotechnik ampliou sua...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Artigos5 dias agoVibro Sensory Musical — quando a música também é sentida
-
Guitarra4 semanas agoBenson Instrumentos apresenta linha de guitarras Brave Series
-
Instrumentos Musicais4 semanas agoO uso do órgão Hammond no Brasil
-
Instrumentos Musicais3 semanas agoDo Brasil para o mundo: a Hernan Voyzuk Project Series entra no catálogo global da Bosphorus
-
Instrumentos Musicais2 semanas agoLinha Diamond Strinberg: o violão que conquistou o mercado, os palcos e os estúdios
-
Instrumentos Musicais4 semanas agoO “quiet tech” musical: como a tecnologia silenciosa está mudando a prática urbana
-
Instrumentos de Sopro2 semanas agoProShows entra no mercado de sopros com o lançamento da marca Windorf
-
Cabos4 semanas agoComo evitar a degradação de cabos, conectores e patchbays







