Audio Profissional
Cameo e LD Systems participam da instalação imersiva Lumina
Lumina Catedral de Toledo é uma experiência cultural noturna sensorial onde os visitantes mergulharão em uma produção de 50 minutos a partir de dezembro, com efeitos de iluminação e áudio das marcas Cameo e LD Systems.
Lumina acontecerá dentro da “jóia gótica da Espanha”, a Catedral Primada de Toledo. Os principais componentes são o mapeamento de vídeo de elementos artísticos e arquitetônicos em grande escala, som surround preciso e um design de iluminação que faz com que a arquitetura da catedral pareça ainda mais impressionante.
Alfonso López Rivera, diretor do projeto Lumina e gerente da empresa Meraki Cultura Audiovisual, revela nesta entrevista os desafios da montagem audiovisual e por que decidiram optar pelas luzes Cameo e pelos sistemas de áudio LD Systems.
O que é Lumina e como surgiu a ideia deste projeto?
Alfonso López Rivera: Lumina Catedral de Toledo é uma experiência noturna multimídia e cultural única no mundo. A ideia da Lumina surgiu da vontade de criar uma iniciativa inovadora que aliasse a mais avançada tecnologia à cultura, história, arte, tradição e espiritualidade. Com este projeto pretendemos preencher uma lacuna na programação cultural e noturna da cidade de Toledo e oferecer a possibilidade de desfrutar da Catedral Primada da Espanha, monumento declarado Bem de Interesse Cultural, de uma forma totalmente nova e respeitosa com sua conservação.
Quais são as tarefas que a Meraki Cultura Audiovisual desempenha e quais são as suas como diretor do projeto?
Alfonso López Rivera: Na Meraki Cultura Audiovisual desenhamos e desenvolvemos o projeto desde o início, depois o implementamos e, atualmente, somos responsáveis pela sua manutenção. Nossa equipe humana é multidisciplinar e composta por 29 especialistas que incluem historiadores, roteiristas profissionais, engenheiros audiovisuais, técnicos de videomapping e especialistas em comunicação, entre outros. Esta equipe também tem trabalhado em estreita colaboração com arquitetos, conservadores e o Capítulo da Catedral para criar uma experiência cultural noturna que respeite o monumento e o templo onde está inserido, bem como dar um salto qualitativo e quantitativo a nível técnico e gerar uma iniciativa que impressione e emocione os visitantes através de uma viagem sensorial única.
O meu trabalho como diretor do projeto consistiu em coordenar e supervisionar todos os aspectos técnicos, artísticos, culturais, pessoais e financeiros, ou seja, desde a criação da equipe multidisciplinar de especialistas até à procura, seleção, aquisição e instalação da tecnologia audiovisual implementada, sempre com absoluto respeito pelo monumento e pela sua adaptação às necessidades do roteiro e direção artística.


Quais foram os maiores desafios da realização do ponto de vista da tecnologia de eventos?
Alfonso López Rivera: Realizar uma instalação tão complexa num lugar tão emblemático coloca muitos desafios a todos os envolvidos. Se eu tivesse que destacar um aspecto, provavelmente seria a integração da tecnologia de iluminação e sua sincronização com os demais meios audiovisuais da Lumina.
Tentamos ocultar ao máximo todos os projetores para direcionar o olhar do espectador para a própria experiência. Quanto ao som, foi também um desafio especial, devido às grandes dimensões da Catedral de Toledo.
Por que você escolheu as luzes Cameo para o projeto Lumina?
Alfonso López Rivera: Ao selecionar as luzes, olhámos desde o início características muito específicas. Por um lado, o tamanho, o peso e o funcionamento silencioso. Também era importante que os movimentos e trajetórias fossem precisos e lineares, já que os detalhes da arquitetura da catedral são repetidamente acentuados por movimentos extremamente lentos de pan, tilt e fade. Com o moving Spot Profile OPUS SP5 FC e o wash EVOS W3 conseguimos dar ao público as sensações exatas que procurávamos. O ZENIT W600-D também desempenhou uma tarefa especial, pois foi utilizado para iluminar pelo exterior dois dos mais belos vitrais da catedral.
O que inclinou a balança a favor dos sistemas LD Systems CURV 500?
Alfonso López Rivera: Precisávamos de caixas compactas que pudessem cobrir as enormes dimensões da Catedral de Toledo e, ao mesmo tempo, proporcionar alta inteligibilidade de fala. Como o CURV 500 é um sistema modular, conseguimos adaptá-lo perfeitamente às necessidades do local.
Por questões de orçamento, no início da produção tivemos que utilizar algumas caixas da instalação anterior. Serão gradualmente substituídas pelos sistemas CURV 500, que oferecem um som mais preciso, transparente e natural.


-
Music Business2 out 2026Música com IA e direitos autorais: o que conferir antes de usar o Suno
-
mercado5 out 2026A música volta a ser objeto: o que o mercado pode aprender com a retomada do físico
-
Mesa de Som9 out 2026DiGiCo Quantum6³⁸ combina alta capacidade e workflow familiar para grandes produções
-
Audio Profissional1 out 2026Áudio sobre IP: quando deixa de ser tecnologia e se transforma em requisito comercial
-
Audio Profissional6 out 2026TiMax leva áudio espacial ao Sambódromo no Carnaval do Rio 2026
-
Music China7 out 2026Music China 2026 reunirá mais de 1.600 expositores com foco em negócios e tecnologia
-
Music Business2 out 2026Direitos autorais de música: Santa Catarina reforça cobrança
-
Music Business1 out 2026Fraude no streaming: Michael Smith admite culpa; acusação pede prisão