Varejo
As sete lojas da Carneiro Instrumentos Musicais
4 min de leitura
Sendo uma loja familiar, a Carneiro Instrumentos Musicais cresceu muito desde sua criação, tendo hoje várias sucursais e um amplo mix de produtos também disponível on-line

Fabrício C. Dias
A história da Carneiro Instrumentos Musicais é bastante curiosa. Em 1970 foi fundada pelos pais de Fabrício C. Dias, atual diretor comercial, a Perfumaria Carneiro, uma pequena loja na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que revendia produtos do segmento de perfumaria, artigos femininos etc.
Quando perceberam a evolução do setor de perfumaria para dentro dos supermercados, optaram por mudar de ramo. Foi assim que em 1988 passaram a trabalhar com instrumentos musicais.
Atualmente a família tem sete lojas, sendo seis físicas e um e-commerce, essa última ferramenta uma indiscutível exigência do mercado hoje. “A gente apenas participa de acordo com as regras atuais. O mundo mudou. Não existe mais varejo sem web”, disse Fabrício.
“O negócio on-line é minucioso, digo até perigoso. Para a operação ficar no azul, não posso considerar alguns custos, como armazenagem, por exemplo. Isso é absurdo! Qualquer custo que a gente inclua na planilha a operação vai para o vermelho. Alguns grandes players do comércio eletrônico no País divulgam constantemente prejuízo nas suas operações. O apelo pelo preço é muito forte e alguns fatores, como conforto em receber o produto em casa, ficam em segundo plano. Eu poderia afirmar ou até concordar que os ambientes se complementam se houvesse uma harmonia entre os preços, mas não é isso que acontece”, refletiu.

Lojas físicas
Com venda não só no próprio Estado, mas também em outros, a rede de lojas se encontra distribuída em diferentes cidades no Espírito Santo. A matriz fica no centro de Cachoeiro de Itapemirim, enquanto as outras estão em Campo Grande, Cariacica; no centro de Colatina; no Shopping Mestre Álvaro, em Serra; e duas em Vila Velha, uma no centro e outra em Praia da Costa.
O mix de produtos é bem parecido, com algumas ressalvas, trabalhando com as principais marcas do mercado. O estoque está dividido entre os grupos de instrumentos de cordas, percussão, teclas, arco, sopro, áudio e acessórios, sendo o violão sempre o produto mais vendido.

“Também temos marcas nacionais. Algumas delas são muito bem-aceitas entre os clientes”, contou o diretor comercial.
Mais serviços
Além da venda de instrumentos e equipamentos de áudio, a loja oferece alguns serviços básicos como troca de cordas, tarraxas e montagem de cabos, entre outros. Coisas simples que o cliente sempre necessita de última hora, mas quando o serviço é complexo, a equipe da loja indica parceiros, como luthiers e profissionais de áudio.
“Temos alguns fatores diferenciais, como o mix de produtos bem completo, equipe especializada com um turnover muito baixo e área física das lojas bem bacana, de extremo bom gosto. Alguns clientes se encantam com o design das lojas. Na loja de Serra temos uma sala de pianos encantadora”, detalhou Fabrício.
Também costuma fazer, em parceria com fornecedores, eventos como workshops e demos, além de usar o Facebook como “mais uma forma de se comunicar e levar informações ao cliente. Alguns preferem nos enviar mensagens pelo Facebook a entrar no 
Época de organização
Segundo Fabrício, o momento é de dúvidas com relação a crescer. As vendas são menores do que no exercício passado, porém o resultado é maior. “Talvez o melhor a fazer seja ficar quietinho por um tempo. Certamente continuaremos fazendo workshops e demos em 2017, pois fazem parte do nosso formato de negócio.”
Falando no comércio em geral, ele afirmou: “Tivemos uma queda de vendas dentro da média nacional do varejo. As empresas precisam se adaptar à nova realidade da economia. Quem mexeu sobreviveu. Não acredito que voltaremos aos números de 2010 a 2013 tão breve. Me preocupa também o fato de a oferta estar maior que a demanda. Oferecemos de uma forma geral mais produtos do que a capacidade atual do mercado em consumir. Sentimos isso no dia a dia das lojas. As consequências são óbvias”.
-
Audio Profissional3 semanas atrásBandBox chega ao Brasil e inaugura categoria de amp portátil inteligente com IA que trabalha sem internet
-
Audio Profissional4 semanas atrásQSC ganha canal focado em lojas com distribuição da Quick Easy no Brasil
-
Músico3 semanas atrásCena independente perde Michel Kuaker
-
Lojista3 semanas atrásA onda do “pro-am”: sua loja está preparada?
-
Audio Profissional3 semanas atrásRoland amplia linha móvel com GO:MIXER STUDIO
-
Music Business2 semanas atrásBe Music lança plataforma e amplia atuação no mercado fonográfico
-
Lojista4 semanas atrásTecnologia em instrumentos musicais cria novas oportunidades para o varejo
-
Lojista2 semanas atrásLojas: Aprenda a reduzir as devoluções por erro de especificação
