Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

O que é supressão de feedback e como ela pode ajudar no seu desempenho

Squuueeeeeeaaaccchh! Você sabe em um instante: aquele grito penetrante de derreter os ouvidos saindo da caixa de som. É um feedback, que pode interferir sua performance – de diversas maneiras.

O feedback, o grito agudo gerado quando um loop de sinal é construído entre a entrada de áudio de um sistema de som (aqui, um microfone) e a saída amplificada (caixa de som), pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar. Os perigos do feedback estão sempre ao seu redor: principais culpados incluem cantores usando microfones, apresentadores com microfones sem fio vagando por zonas de perigo no palco, posicionamento incorreto dos monitores de chão e até mesmo flutuações na temperatura e umidade do ar. O feedback não é apenas um ruído irritante; pode causar danos irreparáveis às suas caixas de som — e aos seus ouvidos.

Uma realimentação é criada quando o som é capturado por um microfone, amplificado, reproduzido através de uma caixa de som, captado novamente pelo microfone e depois reamplificado em uma realimentação continua gerando um som uivante e estridente.

Existem muitas maneiras de reduzir o potencial de feedback, incluindo a introdução de noise gates, controlar frequências problemáticas no equalizador, redução de ganho, mudar para um microfone mais direcional ou simplesmente posicionar seu microfone para mais perto da fonte de som ou para fora do eixo de uma caixa de som. Para maximizar o volume antes do feedback, os engenheiros de som “testam” o sistema de P.A. elevando metodicamente os níveis de volume do sistema até que ocorra o feedback, equalizando as frequências problemáticas e repetindo o processo até que o sistema seja otimizado.

O feedback pode ocorrer em qualquer frequência e geralmente é causado por uma confluência de fatores. Se você não é um engenheiro de áudio profissional, é fácil encontrar-se a procura de uma solução por meio de intermináveis processos de tentativa e erro – ou pior ainda, deixando seu show ao acaso. Felizmente, há uma rede de segurança. Supressão automática de feedback e, para maior controle, Advanced Feedback Suppression™ (AFS), um algoritmo patenteado dbx está disponível em vários produtos dbx, que usam filtros e algoritmos sofisticados para eliminar as suposições do gerenciamento de feedback.

A Supressão Automática de Feedback funciona assim: O algoritmo monitora o áudio de entrada em busca de sinais de feedback; quando detecta o comportamento de feedback, ele coloca um filtro de atenuação estreita em cada frequência que realimenta, reduzindo o ganho dessa frequência. Filtros ultra precisos de 1/80 de oitava esculpem frequências ofensivas com precisão exata, preservando o máximo possível do espectro natural da frequência, o que, por sua vez, preserva a qualidade geral do som. Esse processo leva apenas milissegundos e é concluído antes que o ouvido humano possa detectar qualquer coisa errada.

A supressão automática de feedback é fácil de usar: basta definir o nível de supressão desejada e ela funciona automaticamente. Escolha seu nível de controle, pressionamento o botão Automatic Feedback Suppression, um recurso disponível em produtos da série JBL IRX até as funções avançadas (AFS®) em processadores como o processador dbx AFS2 Advanced Feedback Suppression e DriveRack PA2, que permitem você optar rpor um assistente de configuração ou se aprofundar no controle de parâmetros mais preciso, seja tocando seu sistema ou protegendo seu sistema durante o show.

A tecnologia de supressão automática de feedback torna o gerenciamento de feedback rápido e fácil. Com um pouco de prática e verificações de som completas, você será um profissional em interromper o feedback em suas faixas, para que possa manter o foco onde ele pertence: no seu desempenho.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart