Audio Profissional
Produtos lançados no NAMM Show 2018
Publicado
8 anos agoon
Continuando com o relatório de novidades e tudo o que aconteceu na feira americana, apresentamos aqui alguns dos produtos lançados no começo do ano.

A empresa apresentou novos produtos em cada segmento do mercado em que trabalha com suas diversas marcas. Entre eles, encontramos o Maui P900 da LD Systems, um conceito de design de PA em coluna desenvolvido em colaboração com a Porsche Design Studio. Tendo recebido vários prêmios internacionais de design e produto (incluindo o German Design Award), esse sistema de PA combina tecnologia de ponta em um design icônico com materiais exclusivos. Também novo da LD é o Maui 5 GO, a versão alimentada a bateria do Maui 5, o premiado PA ultraportátil de coluna da marca; e o sistema de array para turnês Curv 500 TS, nova incorporação à série Curv 500, com quatro satélites.

A empresa mostrou os fones de ouvido profissionais para monitoração ATH-M50xBB, uma versão limitada azul e preta do popular ATH-M50x, que faz parte de sua linha de fones de ouvido da série M. O acessório possui fones extra-auriculares na cor azul-metálico e detalhes em preto, incluindo adornos, suportes para orelha e tiara característicos. Desde os drivers de grande abertura de 45 mm até os fones extra-auriculares com vedação acústica e estrutura resistente, os ATH-M50xBB proporcionam experiência de áudio para gravação, som ao vivo, transmissão, DJ e uso individual.

A Boss introduz o Katana-Artist, o carro-chefe da série de amplificadores de guitarra Katana. Pensado para atuações ao vivo, o combo de 100 W apresenta um design de caixa com controles frontais e um alto-falante Waza premium de 12”. Além dos controles de painel standard da linha, o amplificador inclui botões dedicados para funções de Cabinet Resonance e Air Feel introduzidas com a recente atualização Katana Version 2. Pode ser usado para todo tipo de música, de blues, jazz e country até os estilos de rock mais pesados.

Novos mixers estéreo portáteis T8S e T4S de oito e quatro canais, respectivamente. Sua construção é resistente e incluem uma cobertura magnética para proteger as conexões e controles. Também contam com uma abertura na parte inferior do chassi que os torna compatíveis com suportes de tamanho padrão e permite colocá-los sobre o palco. Ambos os modelos incluem “cenas” que abrangem desde um músico solista até ensambles acústicos, elétricos ou eletrônicos, inclusive com configuração para DJs.

A série de drivers AF foi criada para usar em line array, alto-falantes em coluna e aplicações de um alto-falante só. Conta com dois modelos iniciais de pouco peso: o AF3010 de 3” e o AF4010 de 4”, e foi lançada para complementar a série de drivers para line array AN. Ambos os modelos têm ímãs de neodímio e cones de papel revestidos (à prova d’água) em um chassi de aço prensado. A empresa também apresentou um som para adicionar aos arquivos de áudio da Impulse Responses. Trata-se do G12-50GL Lynchback IRs, em homenagem ao guitarrista de metal George Lynch. Este alto-falante de rock se une à linha de sons on-line IR que pode ser baixada do Celestion Plus.

Ampliando a linha Event de line arrays e sistemas graves, encontramos dois novos modelos amplificados: o line array Event-212A e o subwoofer Event 121-A. O Event-212A é um line array de três vias amplificado que usa dois alto-falantes DAS de 12” em uma configuração de banda dual em que cada alto-falante opera em uma gama de frequência específica. Já o Event-121A é um sistema de subwoofer amplificado com carga traseira e radiação direta.

Em 2016, a dBTechnologies lançou uma atualização completa da sua série carro-chefe de alto-falantes ativos de duas vias. Agora, o potencial da linha Opera cresce ainda mais com o Opera Unica, dois novos modelos (de 12” e 15”) apresentando módulo de amplificação Digipro G3 Classe D, dando até 1.800 W pico e woofers de neodímio. O que faz com que esta linha seja única é a capacidade de interconexão via o software de controle Aurora Net (disponível para download grátis no site da dBTechnologies), usando as portas RDNet integradas, permitindo uma personalização completa de EQ, delay, processamento e monitoração em tempo real do sistema de PA em uso.

Novo na linha de supertweeters da Eminence é o APT:30, um tweeter de buzina carregada que oferece reprodução de alta frequência a um valor acessível. Com 10 W AES, esta unidade compacta apresenta um ímã de ferrita, formador de bobina de voz de alumínio e diafragma de mylar. Com SPL na média de 93,4 dB e SPL máximo de 116,5 dB, foi criado para funcionar em espaços muito limitados, atendendo desde montagens graves pequenas até aplicações hi-fi caseiras.

Novo para 2018 é o captador Matrix Infinity Mic Blend, que agrega um microfone de condensador cardioide para um som mais realista e um novo módulo de controle de volume e tom e controles de mixagem. Também há novidades na linha Fishman Fluence Humbuckers, com o set de captadores Keith Merrow Signature, que apresenta uma imagem tradicional com características de tom que lhe dão a resposta de um captador passivo, mais a gama de frequência estendida e headroom de um captador ativo. Além disso, os humbuckers Fluence agora estão disponíveis como “Open Core” Classic Humbuckers.

Foi o debute da empresa inglesa fabricante de sistemas de som profissionais na feira americana. A Funktion-One tem se destacado no mercado de clubes noturnos nos Estados Unidos e, junto com isso, a introdução do sistema vertical line array Vero e os alto-falantes Evolution Touring têm marcado mais presença da marca em turnês, festivais e outros eventos ao vivo no país. O estande da Funktion-One se apresentou em conjunto com o distribuidor americano Sound Investment, e contou com um array Vero pendurado, um array Evo Touring pendurado, mais uma configuração sobre o chão que compreendia unidades F124 e Evo 6E. Outros produtos em exposição incluíam o sistema de estúdio/eventos pequenos SB210A e F81, um mixer FF4.2L, monitores DJ PSM318 e um sistema montado em poste com BR118 e F1201. A caixa de graves F124 teve seu lançamento mundial na expo, contando com uma combinação de tecnologia de buzina carregada e driver de 24”.

A linha The Ones contém três modelos de monitores coaxiais de três vias, disponíveis em três cores diferentes. O 8331 tem apenas 300 mm de altura com precisão de três vias em um pacote nearfield portátil, o 8341 é para quem procura mais extensão de graves e SPL mais alto, e o 8351 é o carro-chefe da série, que “redefine a monitoração de estúdio nearfield”, segundo palavras da empresa. Todos oferecem monitoração Ultimate Point Source e podem ser montados na horizontal ou na vertical usando uma base ajustável IsoPod para isolamento.

Pensados para trabalhar em conjunto com os mixers/gravadores PreSonus StudioLive Series III, os stage boxes NSB 16.8 (16 entradas micro/linha combo) e 8.8 (oito entradas micro/linha) fornecem sinais do palco até o console por cabo CAT5e ou CAT6 Ethernet. Entre os benefícios, isso elimina a necessidade de um snake pesado e custoso e a degradação de sinal relacionada com longas montagens de cabo. Os usuários podem controlar remotamente as entradas, preamps e potência fantasma da série NSB a partir de um console Series III interconectado ou do software de controle tátil PreSonus UC Surface grátis.

Entre as novidades, foram lançados dois elementos para a NX Series, o NX32-A e o NX45-A. Ambos incorporam 500+200 watts de RMS (real), Firphase, Direct Drive LF e ímã de neodímio de 1,4″ para HF. Também novos são a E Series de mesas de mixagem analógicas e o módulo line array HDL 30-A ativo de duas vias. Este último é um sistema para touring biamplificado compacto para eventos de tamanho médio a grande, tanto em interiores quanto em exteriores. Apresenta dois woofers de 10” e um driver de compressão de titânio de 4”. No comunicado de imprensa, a empresa contou que o HDL 30-A é o primeiro line array em uma caixa composta com fase de zero grau e resposta de amplitude ultralinear. O amplificador Classe D de 2.200 W embutido fornece SPL máximo de até 137 decibéis.

A Roland tem revitalizado a série KC de amplificadores para palco dedicada aos tecladistas. A linha está no mercado há mais de 20 anos e agora recebe seis novos modelos: KC-80 (50 W de potência, alto-falante de 10” e tweeter personalizado), KC-200 (100 W de potência, alto-falante de 12 e tweeter personalizado), KC-400 (150 W de potência , alto-falante de 12”, tweeter personalizado e capacidade de link estéreo), KC-600 (200 W de potência , alto-falante de 15”, tweeter personalizado e capacidade de link estéreo), KC-990 (320 W de potência estéreo [160 W x 2]), dois alto-falantes de 12”, dois tweeters personalizados, efeitos embutidos (reverb, chorus, tremolo, rotary), link estéreo e KC-220 (30 W de potência estéreo [15 W x 2]), dois alto-falantes de 6,5”, dois tweeters personalizados, efeitos chorus e reverb, suporte para operação a bateria).

Os monitores de estúdio amplificados MediaOne M50 são uma solução completa para todo tipo de aplicações multimídia e de desktop. Seja para ouvir música, produzir trilhas, ver vídeos ou para videogames, este par de monitores estéreo apresenta um amplificador interno, construção de madeira e componentes que trazem som balanceado para o espaço. Cada monitor MediaOne M50 tem um woofer de polipropileno de 5,25” para agudos, complementado por um tweeter com domo de seda de 3/4″ em uma guia de onda personalizada para graves. Adicionalmente, uma chave Bass Boost permite aos usuários melhorar os agudos.

O KSE1500 é um sistema de fones e amplificador eletrostático com isolamento de som e conversão digital a analógica (DAC) para uso em linha com reprodutores multimídia portáteis.
Inclui fones eletrostáticos de um só controlador combinado com um conversor USB digital a analógico (DAC) e conta com uma taxa de conversão de até 24 bits/96 kHz, equalizador paramétrico de quatro bandas personalizável com cinco ajustes standard e quatro definidos pelo usuário, capacidade de recarga e medidores do nível de entrada. É possível processar áudio digital de forma direta por micro-USB, áudio analógico por uma entrada de linha direta, ou ignorar tudo para conseguir um sinal analógico puro sem conversão.

A Yamaha anunciou adições na série DXS de subwoofers amplificados, com os DXS15mkII e DXS12mkII. Esses modelos novos oferecem um upgrade no seu funcionamento perante os anteriores DXS15 e DXS12, dando SPL máximo mais alto a partir de um amplificador mais potente, como também resposta de baixa frequência estendida. Ambos apresentam um amplificador Classe D de 1.020 W e um woofer de 15” ou 12”, agora contido em uma caixa de madeira laminada. O DXS15mkII pode dar SPL máximo de 135 dB e resposta LF estendida de até 40 Hz, enquanto o DXS12mkII pode produzir SPL de 134 dB e atingir até 42 Hz.
INSTRUMENTOS MUSICAIS

A Casio America introduziu sua mais recente linha de teclados digitais: a CT-X. Esses teclados portáteis apresentam AiX (Acoustic & Intelligent Multi-Expression), a fonte de som da próxima geração da Casio, oito vezes mais potente que os portáteis atuais da empresa. Entre as características dessa linha, encontramos 600 tons, 195 ritmos e um novo DSP de delay de sistema no CT-X700, enquanto o CT-X300 vem equipado com 800 tons, 235 ritmos, polifonia de 64 notas, edição de tom e um gravador de phrase com quatro pads. A série oferece chassi remodelado, além de sistemas de alto-falantes melhorados.

O afinador NS Micro Clip-Free apresenta uma tela colorida e metrônomo em uma carcaça que combina com a estética de qualquer instrumento. A montagem livre de clipe permite que se conecte diretamente à máquina de afinação do instrumento usando o orifício para parafusos existente (inclui parafusos), para que o afinador sempre esteja montado e visível só para o músico. O transdutor piezo embutido recolhe a vibração do instrumento no lugar do som. Pode ser montado na frente ou por trás do cravelhame. Nível de calibração de 410 a 480 Hz. Afina guitarras acústicas e elétricas, baixos, mandolins, banjos e outros instrumentos de corda.

Falando em amplificadores, a Fender lançou os modelos Hot Rod Deville 212 IV e Pro Junior IV. O primeiro é uma versão remodelada do original, atualizado com circuitos de pré-amplificador modificados, reverb com um som mais suave e estética atualizada. É um combo de 2×12” (Celestion) de 60 W. O segundo, de 15 W, contém um alto-falante P10R de 10” da Jensen e agrega um circuito de volume modificado e uma aparência de tweed clássica. É ideal para guitarristas que precisem de tom e resposta dinâmica sensível ao tato. Já no segmento de guitarras, a empresa apresentou uma versão de escala curta da Jaguar criada em 1962. É o modelo American Original ‘60s Jaguar, que vem com corpo em alder com acabamento laqueado, dois captadores Jaguar de bobina simples Pure Vintage ’62 e mais. Disponível em três cores.

A Kala oferece agora três modelos de ukuleles U•Bass: Wanderer, Passenger e Journeyman, que estarão disponíveis em breve. Feitos com madeira de mogno e acabamento satinado, vêm equipados com afinadores inoxidáveis pretos, cordas Aquila Thundergut e um pré-amplificador Kala UK-500B com EQ e afinador embutido. Os três estarão disponíveis como modelos com trastes. Também novo é o Striped Ebony U•Bass com uma cor marrom profunda e listras avermelhadas com acabamento satinado, ressaltando as incrustações em bordô. Vem com diapasão GraphTech TUSQ, afinadores Hipshot Ultralite e um pré-amplificador Shadow U•Bass NFX com EQ e afinador embutido. Estará disponível em modelos com e sem trastes com cordas Road Toad Pahoehoe.

Para os intérpretes interessados não só na música clássica, mas também em jazz, rock ou funk, o conforto de poder praticar e a possibilidade de levar o D1 a qualquer lugar é um aspecto-chave. O D1 é um piano compacto sem alto-falantes, ideal para praticar ou para tocar ao vivo, que oferece tudo de que precisam os pianistas e intérpretes de teclado de qualquer gênero musical. Esse modelo reproduz a sensação de toque de um piano de cauda, mas é extremamente portátil. É um teclado RH3 fabricado no Japão que traz 30 sons tanto de piano de cauda quanto de piano elétrico, saídas standard de linha e conectores de entrada/saída MIDI. Inclui estante de partituras e um pedal dedicado para vivo.

Pensada para os músicos acústicos, a Align Series integra ferramentas de processamento de estúdio, um pré-amplificador com equalização de formato de tom, reverberador acústico próprio da empresa e DI ativo. Esta série de pedais traz uma linha de controle que se complementa com a voz dos instrumentos acústicos. Há quatro modelos: Session (pedal acústico que apresenta saturação e compressão), Equalizer (pré-amplificador acústico com EQ de seis bandas e filtro notch antifeedback), Reverb (reverberador proprietário pensado especificamente para instrumentos acústicos) e Active DI (DI ativo discreto com funcionalidade amigável com pedaleiras).

A Magma da Argentina apresentou duas cordas: uma para baixo chamada Flat Black Nylon Tapewound — núcleo de aço redondo com envoltura externa de fita de náilon preto polido — e as Magma Transpositor para guitarra clássica, com as quais o instrumento pode soar como baixo, barítono, cello, requinto ou na tonalidade que o músico desejar. O processo encontrado nas primeiras proporciona uma superfície lisa e suave, eliminando o ruído produzido pelo uso e o deslizamento dos dedos, e dá um tom cálido e profundo. Ideal para baixos elétricos sem trastes e também para todo tipo de baixos com trastes e acústicos. Por outro lado, as Magma Transpositor para guitarra clássica permitem a interpretação de uma obra em uma tonalidade distinta à escrita sem necessidade de modificar a partitura, como se não se houvesse realizado transposição nenhuma. São oferecidas em diferentes afinações para guitarras com caixa acústica e vibrantes normais.

A empresa brasileira apresentou mais duas cores para os kits Fluence. Agora disponíveis em Blue Burst e Magma Vintage, essas baterias têm carcaças de freixo/bordo/tília com 7,2 mm de espessura, como usadas no resto da linha. Vêm com bumbo, snare, dois rack toms e dois toms de chão. O hardware inclui suportes para hi-hat, para snare, para prato reto, para prato boom e um pedal para bumbo simples.

A Pearl apresentou vários lançamentos nesta edição da expo, com novos kits, novos acessórios, novas baterias, novas cores e mais. Entre eles, encontramos a Session Series, que volta com uma atualização personalizada e a adição de tambores Session Studio Select com uma mistura clássica de carcaças: uma combinação de madeira de seis camadas delgada de 5,4 mm de bétula e mogno africano. As bordas estão a 60° e fornecem uma mistura de claridade pré-equalizada e calidez tonal, segundo palavras do fabricante. Três acabamentos estão disponíveis, incluindo dois em laqueado brilhante. A Decade Maple também ganhou duas novas configurações e a Roadshow recebeu uma nova cor (Charcoal Metallic). A linha de snares Modern Utility foi expandida com novos modelos em aço, apresentando carcaça de 1 mm. Os modelos de 14” vêm em profundidades de 5” e 6,5” e têm asas arqueadas CL e filtro snare SR700 para afinação precisa.

Criada para músicos que tocam metal e querem ter uma estética específica, esta série vem com muitas características, como captadores USA Apocalypse, trastes de aço inoxidável, raio composto para fácil tocabilidade, corpo de freixo leve e acabamento satinado manchado, além de opções Floyd Rose/Sustainiac e uma cor Rust Grey. São cinco modelos: C-1 Apocalypse, C-1 FR Apocalypse, C-1 FR S Apocalypse, C-7 Apocalypse e PT Apocalypse (foto).

A Yamaha apresentou a EAD-10 dentro de uma nova categoria EAD na Yamaha Drums. O sistema de bateria eletroacústico EAD10 transforma instantaneamente um kit de bateria acústica em um híbrido digital/eletrônico com sons de amostra e efeitos digitais de qualidade de estúdio. Permite reproduzir e gravar uma bateria acústica junto com os músicos favoritos na biblioteca musical do usuário ou de músicas dos amigos e compartilhá-las digitalmente. Com o aplicativo gratuito iOS App é possível gravar, editar e subir vídeos das atuações com a bateria no YouTube e em canais de redes sociais. É muito fácil gravar áudio no módulo, na unidade flash USB ou no computador e depois compartilhar o trabalho com amigos e colegas de banda.

Entre as seis bolsas para pratos lançadas, encontramos uma dedicada à vida em turnês com o resistente modelo Premium Backpack Cymbal de 24”, que apresenta cinco divisores para pratos graduados a fim de manter os pratos seguros e um novo bolso para hi-hat de 16” extensível. Para maior durabilidade, a bolsa inclui correias tipo mochila (que podem ser escondidas) de grau militar e um sistema de proteção de prato composto de borracha tanto por dentro como por fora.
Você pode gostar
-
Genelec UNIO é finalista no Prêmio TEC de 2026
-
Ovation revela novos modelos na NAMM Show 2025
-
Martin Guitar renova a Série Standard e apresenta novos modelos
-
NAMM Show 2025: Cort apresenta dois violões com tampo de cedro preto
-
NAMM Show 2025: Shure anuncia novos produtos
-
NAMM Show 2025: Peavey e Josh Homme apresentam amplificador Joshua Homme Decade Too
Audio Profissional
Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW
Publicado
4 dias agoon
04/12/2025
A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência zero, desenvolvida para engenheiros de pós-produção, broadcasters, técnicos de som ao vivo e criadores de conteúdo.
Reconhecida por seu papel histórico no som de Hollywood, a empresa traz para o ambiente das DAWs parte da tecnologia presente em suas consolas MPC, usadas em grandes produções cinematográficas.
Ao longo de mais de cinco décadas, a Harrison esteve por trás do som de franquias como Indiana Jones, Spider-Man, James Bond, Jurassic Park, Harry Potter, Bohemian Rhapsody e Ford v Ferrari. O novo plug-in busca aplicar esse padrão de processamento a tarefas cotidianas, como diálogos gravados em ambientes desafiadores, vozes com baixo nível de sinal ou registros comprometidos por ruído ambiente.
O DeNoiser oferece redução de ruído rápida e transparente, preservando o timbre original da voz sem introduzir artefatos perceptíveis. Para isso, incorpora cinco faixas de denoise, quatro modos de relação sinal-ruído (SNR) e seis controles multibanda, que permitem ajustes precisos por frequência. Sua tela de espectro dinâmico exibe em tempo real o sinal de entrada, a impressão do ruído e a redução aplicada.
O sistema opera com zero amostras de latência, o que facilita seu uso em transmissões ao vivo, fluxos acelerados de pós-produção ou setups híbridos de estúdio. Além disso, conta com presets projetados para problemas comuns de voz e diálogo, entregando soluções rápidas em projetos com prazos apertados.
Principais recursos
Processamento em tempo real com latência zero
Cinco faixas de redução e quatro modos SNR
Seis deslizadores multibanda para ajuste por frequência
Limpeza transparente, sem artefatos
Visualização em tempo real do espectro e da redução aplicada
Presets para problemas recorrentes de voz e diálogo
Audio Profissional
Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion
Publicado
5 dias agoon
03/12/2025
Uma atualização do CDX14-3030 com melhorias em linearidade, durabilidade e resposta em altas frequências
A Celestion anunciou o CDX14-3035, um driver de compressão de alta frequência com saída de 1,4 polegada e diafragma de titânio em peça única. O novo modelo, parte da linha CDX14, substitui o CDX14-3030 e traz melhorias voltadas a maior potência, sensibilidade otimizada e flexibilidade para aplicações de reforço sonoro.
O CDX14-3035 eleva a potência nominal para 120 W AES e a potência contínua para 240 W, superando os valores de seu antecessor. O driver também oferece 108 dB de sensibilidade e um ponto mínimo de crossover de 800 Hz (12 dB/oct), ampliando seu campo de aplicações em relação ao modelo anterior. Segundo a empresa, seu desempenho em altas frequências é equivalente ao do CDX14-3045 — versão com ímã de neodímio —, mas em um formato com ímã de ferrita pensado para instalações fixas e sistemas de grande porte, onde custo e robustez são fatores decisivos.

O projeto utiliza um diafragma e suspensão de titânio em peça única, com geometria revisada para melhorar a linearidade do movimento. Um anel de fixação em polímero de alta temperatura ajuda a reduzir a distorção, enquanto a bobina móvel edgewound de 3 polegadas (75 mm), feita de alumínio revestido de cobre, foi projetada para suportar maiores demandas térmicas e mecânicas. O driver opera com impedância nominal de 8 ohms e possui saída de 35 mm / 1,4 polegada.
No lançamento, Ken Weller, Marketing Manager da Celestion, destacou que o modelo “oferece o desempenho de alta frequência característico da marca em um conjunto com ferrita voltado a soluções economicamente viáveis”, ressaltando a combinação de 108 dB de sensibilidade e 240 W contínuos como fatores essenciais para aplicações que exigem confiabilidade e alto nível de pressão sonora.
Audio Profissional
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
Publicado
6 dias agoon
02/12/2025
Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço.
A Neumann anunciou o VIS – Virtual Immersive Studio, um aplicativo desenvolvido para o Apple Vision Pro que introduz uma abordagem tridimensional para a mixagem de áudio espacial. Com a ferramenta, a empresa inaugura uma nova etapa na produção imersiva ao permitir que criadores manipulem fontes sonoras como objetos visíveis em realidade aumentada.
O VIS substitui interfaces planas tradicionais por um ambiente 3D no qual é possível visualizar, mover e posicionar elementos sonoros por meio de gestos das mãos. A automação se torna uma ação física, e a mixagem passa a ter um caráter mais performático. Segundo a empresa, a intenção é permitir que o usuário “toque” o som e o molde de forma natural.
A aplicação se integra diretamente ao Logic Pro no Mac. Após o emparelhamento, o VIS aparece como um dispositivo dentro do software e pode ser exibido em uma tela virtual ajustável no Vision Pro. A baixa latência do sistema pass-through possibilita interagir com o equipamento físico do estúdio enquanto se trabalha em um espaço de mixagem virtual.
O VIS suporta monitoramento tanto por alto-falantes quanto por fones. Para fluxos móveis ou setups sem monitores físicos, inclui o RIME, plug-in proprietário da Neumann que processa áudio espacial em até 7.1.4. Combinado ao rastreamento avançado de cabeça do Vision Pro, o sistema oferece uma percepção espacial consistente, útil tanto em estúdios profissionais quanto em ambientes remotos.
Desenvolvido com base nas tecnologias AMBEO, o VIS incorpora algoritmos de acústica virtual projetados para criar uma sensação mais realista do espaço sonoro. Essa infraestrutura técnica torna a experiência imersiva mais precisa e acessível, reduzindo a complexidade comum dos fluxos de trabalho em áudio 3D.
Principais recursos
- Ambiente visual 3D para mixagens espaciais no Apple Vision Pro
- Posicionamento de fontes sonoras por gestos
- Integração completa com o Logic Pro no Mac
- Visualização geral de todos os objetos de áudio
- Rastreamento de cabeça com 3 graus de liberdade
- Compatibilidade com monitoramento por alto-falantes ou fones via RIME
Com o VIS, a Neumann incorpora a computação espacial ao fluxo profissional de mixagem e oferece um sistema que combina hardware, software e gestos em um único ambiente. A empresa destaca que a tecnologia faz parte de uma estratégia mais ampla para impulsionar o uso de áudio imersivo e apoiar a evolução dos formatos tridimensionais.
Veja mais neste vídeo.
Áudio
Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW
A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência...
Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion
Uma atualização do CDX14-3030 com melhorias em linearidade, durabilidade e resposta em altas frequências A Celestion anunciou o CDX14-3035, um...
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço. A Neumann anunciou o VIS...
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
Reorganização estratégica busca fortalecer presença regional e ampliar foco no cliente. A Electro-Voice confirmou uma importante mudança organizacional na América...
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista7 dias ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Lojista4 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Instrumentos Musicais2 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade3 dias ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Distribuição3 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Baterias acústicas mais vendidas em 2025
-
Music Business4 semanas ago
ECAD: O que você precisa saber
-
Audio Profissional4 semanas ago
Argentina: Funktion-One chega ao país com evento histórico com Richie Hawtin










