Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

NAMM 2021: Martin Guitar lançou violão ecológico

Durante o evento virtual da NAMM, a Martin apresentou o 00L Earth, o primeiro violão com certificado FSC e sem plástico.

A ideia do novo violão partiu do artista Robert Goetzl quando viu na TV o movimento de um milhão de estudantes em 125 países participando de uma greve e pedindo ações dos líderes políticos contra as mudanças climáticas.

Robert procurou a origem desse movimento, que começou em 2018, com o discurso de uma adolescente chamada Greta Thunberg na Suécia protestando no parlamento local, e foi inspirado por suas palavras para criar um instrumento de apoio a essa ideia.

A ideia foi se desenvolvendo lentamente e foi assim que ele pegou o tampo de um violão da Martin e pintou o planeta Terra com aquarela. Com esse modelo, foi até a base da Martin Guitar em Nazareth (EUA) e compartilhou sua ideia com o presidente e CEO da empresa Chris Martin, que também compartilha uma profunda paixão pelo combate às mudanças climáticas e pela preservação da Terra para gerações futuras. 

Juntos começaram a trabalhar no que deu como resultado o violão Martin 00L Earth, o primeiro violão 100% com certificado FSC e 100% livre de plástico.

O desenho final contou com a imagem da Terra com estrelas e uma bela luz no horizonte. Quando Goetzl estava finalizando a arte, o designer-chefe de instrumentos da Martin, Tim Teel, e o ex-líder da equipe da Martin Green, Chris Thomas, começaram a trabalhar na construção do modelo. Eles decidiram usar a estrutura da série Martin 17 e, em seguida, colaboraram com outros colegas da empresa para selecionar e fornecer apenas materiais 100% com certificados FSC, livres de todos os plásticos artificiais. Até a bolsa de transporte foi especialmente feita de cânhamo, um material de rápido crescimento e altamente sustentável, outra inovação da empresa.

A Martin optou por não usar plástico com este modelo porque o plástico descartável está destruindo ecossistemas inteiros e contribui muito para o aquecimento global. O mundo precisa urgentemente reduzir o plástico descartável, e a Martin espera que este violão seja mais um veículo para espalhar a mensagem.

O instrumento custa US$ 2.249 e com as vendas a Martin Guitar fará uma doação para a Rainforest Alliance. 

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart